Ceia do Senhor: Estado de graça.
Texto: 1o.Co.11:28 – “Porque eu recebi do Senhor o que
também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o
pão; e,
tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós;
fazei isto em memória de mim.
Por semelhante modo, depois de haver
ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu
sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.
Porque, todas as vezes que comerdes este
pão e beberdes o cálice, anunciais
a morte do Senhor, até que ele venha. Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do
Senhor, indignamente, será réu do
corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim,
coma do pão, e beba do cálice”
Utilizado:
Caçote/Uchoa.10.97 – Tejipió: 01.05.2022
Considerações
– Qual
o significado da ceia? Na época de Jesus, a ceia era a
Última refeição do dia, geralmente é rápida e feita depois do jantar ou antes
de deitar para dormir.
Qual o propósito da
Santa Ceia do Senhor? A Ceia do Senhor é a lembrança do o sacrifício que
Jesus fez na cruz, por nós, nos oferecendo a vida eterna: "Porque todas as
vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice anunciais a morte do Senhor,
até que ele venha”.
A
Ceia do Senhor como meio de graça. Não é o pão ou vinho que se tornam
eficazes; eles só são eficazes pela operação do Espírito de Deus nos corações
dos eleitos, mediante fé, como diz o Breve Catecismo de Westminster.
Introdução - Não há no Novo
Testamento outra passagem que desperte tanto interesse como esta. Ela nos dá o
aval para o mais sagrado ato de adoração da Igreja que é o sacramento da Ceia
do Senhor.
Esta carta foi escrita antes dos Evangelhos,
por isso o texto de Corintos é o primeiro relato que temos a respeito da ceia.
O Sacramento da Ceia do Senhor pode ter diversos
significados para as pessoas, mas para ser beneficiado por ele não necessitamos
de compreende-lo; assim, como para ser beneficiado pelo pão não precisamos
conhecer a química de sua fabricação.
Quando Jesus pegou o pão e disse: isto é meu
corpo. Não pode ser o seu corpo físico porque ele estava vivo; numa reflexão
mais profunda, podemos refletir que não só representa o corpo mas algo mais.
O vinho representa um novo pacto. Havia um pacto
velho; uma velha relação entre Deus e o homem que estava baseada na lei.
Por meio dessa relação Deus escolheu o seu povo,
mas para que o povo pudesse ser beneficiado desta relação devia cumprir a Lei
de Deus. Isto é, a continuidade do pacto dependia do cumprimento da lei.
Com Jesus a realidade é outra não dependemos da Lei, mas do amor.
Não precisamos
ter habilidade para guardar a lei, mas da graça livre do amor de Deus que é
oferecida aos homens
Em Cristo não precisamos ter temor do Juiz.
Precisamos do amor do Pai.
No velho pacto, por não cumprir a lei o homem
temia a Deus, assim como um criminoso, em tese, teme ao juiz. No novo pacto o
homem se aproxima de Deus como o filho se aproxima do pai.
Indignamente - O texto fala sobre comer e beber deste pão e
vinho indignamente.
O
que significa isto? O que é indigno? É não saber discernir o corpo do Senhor.
Isso pode significar duas coisas.
1)
Aquele que come sem saber o significado dos símbolos sagrados ou não percebe o
glorioso significado do amor de Deus neles revelado.
2)
Aquele que não reconhece que a igreja representa “o corpo de Cristo”.
Pecadores - Nesta época Paulo
havia reprovado aqueles que estavam provocando divisões dentro da igreja.
Pode
ser que Paulo, esteja dizendo que o que “come
indignamente” seja aquele que não se tenha dado conta de que a igreja é o
corpo de Cristo e que nela não deve haver divisões.
Em
outras palavras, Paulo está dizendo que as desgraças que caíram sobre a Igreja
de Corintos é fruto do não discernimento do ‘outro’ como corpo de Cristo mas que estas desgraças não vêm para
destruir, mas para disciplinar e assim fazer seguir pelo caminho correto.
Conclusão - A frase que proíbe
que o homem coma e beba indignamente não deixa de fora o pecador que se arrepende;
se a mesa de Cristo fosse só para pessoas perfeitas ninguém participava dela.
Queridos
lembrem-se.
Para
o homem que ama a Deus e ao seu próximo o caminho está sempre aberto e sendo
sua vida vermelha como a escarlata ou preta como a escuridão, Jesus a tornará
branca como a neve e luminosa como o sol do meio dia.
Faça
agora um exame de consciência e em posição de contrição confesse seus pecados a
Deus, depositando-os sobre o substituto, que é Jesus; aquele que nos tornou TeKnia
(criança) diante de Deus e participe da Ceia do Senhor neste instante.
Lembre-se
você não precisa da Lei para chegar a presença de Deus porque é o amor que Ele
tem para conosco que nos fez participantes do grande banquete espiritual. Amém
O
objetivo final da Ceia não é expressar a dor e sofrimento que trouxe a morte,
mas sim o romper com todas as estruturas da opressão que roubou a paz e
desumanizou as pessoas.
É
a celebração da vitória, da graça do amor em Cristo Jesus.
Por
isso, afirmamos que a Ceia do Senhor é muito mais símbolo, ela descreve uma
realidade que pode ser experimentada pela fé.
É
algo que penetra no coração humano e traz profunda satisfação que nos faz viver
e gostar da vida como um dom de Deus. “Porque quantas são as promessas de Deus,
tantas têm nele o sim; porquanto também por Ele é o amém para glória de Deus,
por nosso intermédio”. II Coríntios 1: 20.
Nenhum comentário:
Postar um comentário