TITULO: Que tipo de ramos és? TEXTO: João 15:5-6
Queridos. Em nossos dias ainda há pessoas que não viram uma videira, pé de uva ou viram em fotografias ou filmes. No texto em tela Jesus faz uma relação entre Ele e o Povo de Israel.
No AT as referências que tratam Israel como uma
videira, isto ocorre por conta do aspecto físico de um cacho de uva; elas têm a
mesma forma e a mesma finalidade que é alimentar; o vinho era elemento básico
na sustentação da vida.
Isaías diz: “A vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel”. Jeremias, falando por Deus diz: “Ti plantei vinha escolhida”. Oseias diz: “Israel é uma frondosa vinha”. Desta forma a videira si transformou no símbolo do povo de Israel, ao ponto dos Macabeus usarem a vinha como símbolo nas moedas e nos escudos e no templo havia uma grande vinha de ouro na entrada do Santíssimo.
A videira era o Povo de Israel, mas este povo,
falhou na produção do fruto desejado; por isso Jesus, tomou o lugar dele, e se
compara como a Videira verdadeira, real e genuína.
No VT a videira sempre vem acompanhada de ações negativas. Em Isaias a videira havia se transformado em selvagem. Em Oseias a videira estava vazia. No NT Jesus diz ser a videira verdadeira.
Queridos. A forma para mantemos intima comunhão com Deus é através da videira verdadeira: Jesus. Podemos citar 03 tipos de ramos; qual deles és?
O ramo que nada produz? - Simbolizado por Judas Iscariotes. Traiu a Jesus, era avarento. (Mt.26:14-15). Hipócrita (Jo.12:5-6). Desonesto (Jo.12:16).
O ramo que produz sem disciplina? - Simbolizado por Pedro. Impulsivo, pois quis andar sobre as águas como Jesus. Contraditório: “Nunca lavarás os meus pés”. Tímido e despreocupado; dormia enquanto Jesus, sofria as agonias no Getsemani. Precipitado: Puxou a espada e feriu o servo do Sumo Sacerdote. Associação Más. Juntou-se aos guardas no braseiro e negou e blasfemou dizendo: “não conheço este homem”.
O ramo que produz muitos frutos - Simbolizado por André. Que ao ter contato com a videira verdadeira tornou-se como uma arvore plantada junto ao ribeiro e produz a cem, a mil. Quem estar em Cristo produz muitos frutos porque morreu para a vida antiga: se o grão não morreu não produz muitos frutos.
Querido. Que tipo de ramo és? Lembre-se. Permanecer em Jesus significar permanecer em Deus. O Segredo do ramo é estar em contato permanente com a videira. No texto observamos que o ramo produz frutos por ter comunhão com Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário