sexta-feira, 30 de setembro de 2022

A apostasia pessoal


A APOSTASIA PESSOAL - Hb 3.12 “Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mal e infiel, para se apartar do Deus vivo”.

Queridos. O termo ‘apostasia”, no grego é definido como algo decaído, rebelde, retirada daquilo que estava ligado. Como verbo é traduzido por “apartar”.

Apostatar significa cortar o relacionamento salvífico com Cristo, ou apartar-se da união vital com Ele e da verdadeira fé nEle.

É interessante que a apostasia atinge aqueles que já tiveram um experimento com Cristo; não apenas a negação da fé e doutrinas bíblicas.

A apostasia envolver dois aspectos distintos: (a) a apostasia teológica, que é a rejeição dos ensinos de Cristo e dos apóstolos; e (b) a apostasia moral, que leva o crente se apartar de Cristo e voltar a ser escravo do pecado e da imoralidade.

Queridos. A Bíblia adverte quanto à possibilidade da apostasia, e do risco de se apartar da união com Cristo.

O propósito divino desse trecho bíblico sobre apostasia é mostrar que ela pode ser é uma realidade possível em nossa vida terrena.

Um exemplo de apostasia é o período do anticristo, que segundo a Bíblia, acontecerá dentro da igreja cristã nos últimos dias.

A apostasia começa com a falta de fé nas verdades bíblicas, o que leva a pessoa a priorizar mais as realidades do mundo do que as realidades do reino de Deus.

Isso provoca o afastamento da presença de Deus, por se deixar enganar pelo pecado, fazendo-o algo cultural; já não se ama a retidão, nem se odeia a iniquidade.

O coração endurece rejeitando a repreensão do Espírito Santo, e pior profanando seu templo: o corpo.

Sem freio, a apostasia leva a pessoa a um ponto que não há retrocesso. Porque a experiência com Cristo, foi endurecida, e o coração não mais atender à voz do Espírito Santo; a pessoa continua pecando e recusa o arrependimento.

Ao chegar ao ponto obscuro da fé só há uma salvaguarda aceitar as orientações do Espírito: pois hoje, ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.

Lembre-se. A apostasia é um perigo pois além de elimina a fé, leva ao afastamento de Deus. Pois torna o coração enganoso ao ponto de se pensar que é crente verdadeiro enganado a si mesmo.

Paulo exorta ao salvos a examinar as Escrituras e permanecer na fé. Lembrando. Quem, se preocupa com a vida espiritual e busca o arrependimento mostra claras evidências de que não infectado pela apostasia.


Nenhum comentário:

União e Celebração na REPAPI Nossa Primavera.

União e Celebração na REPAPI Nossa Primavera. : União e Celebração: REPAPI Nossa Primavera da IPB Sucupira, fortalece laços em encontro fam...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS