terça-feira, 13 de setembro de 2022

Cuidado com a visão

Cuidado com a visão

CUIDADO COM A VISÃO [1] – “E se escurecerem os que olham pelas janelas”. Todos precisam saber que a perda da visão não é consequência do envelhecimento. 

No texto, as janelas representam os olhos que começam a perder a visibilidade tornando-se cada vez mais turva, motivada pela degeneração da íris, do aparecimento da catarata, do glaucoma, da diabete, da degeneração macular, do descolamento de retina etc. Mas, nem todo idoso perde a visão. Moisés tinha “a idade de cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escureceram os olhos, nem se lhe abateu o vigor”; embora outros personagens bíblicos como o patriarca Isaque e o profeta Aias perderam a visão ao envelhecer diferentemente de Moisés. Segundo a literatura médica duas doenças são as que mais criam problemas relacionados à visão; a degeneração macular que está relacionada com o envelhecimento do corpo e pode ocorrer em qualquer pessoa embora seja mais frequente em pessoas com mais de sessenta anos; e a retinopatia diabética que se não tratada leva à cegueira. 

Estima-se que 5% dos diabéticos terão problema com a visão se não controlarem a doença. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)[2] estima que no planeta 180 milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência visual; no Brasil a estimativa é de 4 milhões de deficientes visuais. Preocupadas com estes números alarmantes, a OMS em meu ip conjunto com a IAPB (International Agency for Prevention of Blindness) criaram o “Plano Visão 2020: o direito de ver” que prever erradicar as causas de cegueira em nível mundial em 16 anos. Segundo o Dr. Miguel Padilha [3] as causas mais comuns de cegueira no Brasil são defeitos refrativos, catarata, glaucoma, retinopatia diabética e trauma ocular; ele também alerta para outra doença ocular que começa a exigir atenção a partir dos 70 anos: a Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI). 

O Oftalmologista ainda informa que “70 a 80% da cegueira provocada por aquelas alterações pode ser prevenida ou curada. Após os 60 anos a catarata surge como a maior causa de baixa de visão. Graças aos modernos recursos cirúrgicos hoje disponíveis, as chances de recuperação visual plena após uma cirurgia bem conduzida se aproximam dos 100%”. 

Cuidar dos olhos é cuidar do corpo e independe da idade, por isso trate bem dos seus olhos para que no envelhecimento você possa conseguir colocar a linha numa agulha de costurar. 

(Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges.)

[1] Eclesiastes 12,2. – “Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir às nuvens depois da chuva”. 

[2] http://sboportal.org.br/sbo/scripts/ap/destaques/3.asp 

[3] O Dr. Miguel Ângelo Padilha é Membro da Comissão de Prevenção da Cegueira do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Nenhum comentário:

Café com a Repapi Heróis da Fé

ACONTECEU - Café com a Repapi Heróis da Fé reúne participantes para momentos de comunhão e reflexão em Recife. Na quinta-feira, 21 de novemb...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS