O perigo de cair da graça - Gl 5: 2-12
Queridos. Ao compreender o capítulo 5 de gálatas, o leitor está apto a pensar sobre a seção ética da carta, mas é importante, que até a vida ética deve começar reconhecendo os fundamentos das relações de Deus com os homens que é a fé através da graça e não do legalismo.
"Você deseja levar uma vida santa?" "Então
comece com os princípios da fé e evite o legalismo". A santidade nunca
virá como resultado da adesão a regulamentos feitos pelo homem.
Nos versículos de 2 a 12, há duas coisas a considerar. Primeiro. Os gálatas estão prestes a cair no legalismo, pensando que é algo melhor. Segundo. A referência àqueles que ensinam essas falsas doutrinas.
A preocupação de Paulo era se os gálatas se permitissem serem
circuncidados, o sacrifício de Jesus Cristo não servira de nada.
A circuncisão é uma forma particular de legalismo; um
problema nos dias de Paulo, e o argumento é, Escolher Cristo e rejeitar a circuncisão.
Em outras palavras. Se os gálatas escolhessem o legalismo seriam diminuídos perante
Deus.
Isso explica por que Paulo condena a prática da circuncisão
pelos gálatas. Não é a circuncisão da carne que é importante; Paulo havia
circuncidado Timoteo, mas ele declara que "nem a circuncisão nem a
incircumcisão têm nenhum valor".
Paulo condena a teologia da circuncisão que torna as obras
necessárias para a salvação e busca estabelecer conformidade com alguns padrões
externos de comportamento como uma marca de espiritualidade.
O tempo do verbo "ser circuncidado" é no presente
passivo, dando o Sentido: "Se você deve se deixar circular". Isso
implica claramente, claramente que os gálatas ainda não haviam dado esse passo,
mas estavam apenas considerando a possibilidade.
Paulo não estava em nenhum sentido condenando os cristãos judeus
que sempre foram circuncidados. Seu conselho a tal é dado em 1 Coríntios 7:
17-20.
Se um homem que foi circuncidado se torna cristão, ele deve
permanecer circuncidado, não procurando mudar seu status. Se ele não estiver
circunculado, ele deve permanecer incircuncidado.
O ponto, mais uma vez, é que formas particulares de
legalismo não são elas mesmas as questões importantes. A questão são obras
contra a graça, ou, espírito versus carne.
A preocupação de Paulo era que nada mudasse a percepção
dessa doutrina central da fé cristã.
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