segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Perigo de cair da Graça

O perigo de cair da graça  - Gl 5: 2-12

Queridos. Ao compreender o capítulo 5 de gálatas, o leitor está apto a pensar sobre a seção ética da carta, mas é importante, que até a vida ética deve começar reconhecendo os fundamentos das relações de Deus com os homens que é a fé através da graça e não do legalismo.

"Você deseja levar uma vida santa?" "Então comece com os princípios da fé e evite o legalismo". A santidade nunca virá como resultado da adesão a regulamentos feitos pelo homem.

Nos versículos de 2 a 12, há duas coisas a considerar. Primeiro. Os gálatas estão prestes a cair no legalismo, pensando que é algo melhor. Segundo. A referência àqueles que ensinam essas falsas doutrinas.

A preocupação de Paulo era se os gálatas se permitissem serem circuncidados, o sacrifício de Jesus Cristo não servira de nada.

A circuncisão é uma forma particular de legalismo; um problema nos dias de Paulo, e o argumento é, Escolher Cristo e rejeitar a circuncisão. Em outras palavras. Se os gálatas escolhessem o legalismo seriam diminuídos perante Deus.

Isso explica por que Paulo condena a prática da circuncisão pelos gálatas. Não é a circuncisão da carne que é importante; Paulo havia circuncidado Timoteo, mas ele declara que "nem a circuncisão nem a incircumcisão têm nenhum valor".

Paulo condena a teologia da circuncisão que torna as obras necessárias para a salvação e busca estabelecer conformidade com alguns padrões externos de comportamento como uma marca de espiritualidade.

O tempo do verbo "ser circuncidado" é no presente passivo, dando o Sentido: "Se você deve se deixar circular". Isso implica claramente, claramente que os gálatas ainda não haviam dado esse passo, mas estavam apenas considerando a possibilidade.

Paulo não estava em nenhum sentido condenando os cristãos judeus que sempre foram circuncidados. Seu conselho a tal é dado em 1 Coríntios 7: 17-20.

Se um homem que foi circuncidado se torna cristão, ele deve permanecer circuncidado, não procurando mudar seu status. Se ele não estiver circunculado, ele deve permanecer incircuncidado.

O ponto, mais uma vez, é que formas particulares de legalismo não são elas mesmas as questões importantes. A questão são obras contra a graça, ou, espírito versus carne.

A preocupação de Paulo era que nada mudasse a percepção dessa doutrina central da fé cristã.


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