quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Viver como filhos da luz

Queridos. 

Um dos temas centrais da primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses trata da segunda vinda do Senhor Jesus.

No Novo Testamento a volta de Jesus ou o “dia do Senhor” é uma convicção de fé.

As dúvidas referiam-se a quando e como se daria esse acontecimento.

Paulo procura orientar a comunidade cristã de Tessalônica, pondo ênfase como deveria ser o comportamento dos crentes durante neste tempo de espera.

Quanto à época da volta de Jesus, não deve haver especulação por parte dos cristãos pois ela acontecerá de surpresa.

O próprio Jesus havia prevenido seus discípulos: “Tende os rins cingidos e as lâmpadas acesas... Felizes os servos que o Senhor, à sua chegada, encontrar vigilantes... Vós também estai preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que não pensais” (Lc. 12,35-40).

A expressão “dia do Senhor” refere-se à intervenção especial de Deus na história humana, normalmente com o objetivo de estabelecer um julgamento.

Para Paulo, ter consciência da volta inesperada do Senhor é de extrema importância, pois determina a maneira correta de viver a fim de, assim, não temer o julgamento divino.

Todo momento é decisivo. Portanto, é necessário agir como o vigilante que não sabe a hora em que o ladrão vai chegar. Não podemos dormir!

Tessalônica era uma cidade portuária, capital da província da Macedônia, com grande fluxo de gente provinda de várias partes do mundo.

 O ambiente social favorecia a oferta de variadas propostas prazerosas que davam a sensação de “paz e segurança”.

Viver acordados ou vigilantes significa ter o cuidado para não “dopar-se” com o modo de ser dos que querem “aproveitar o tempo” para a satisfação dos seus desejos egoístas; é vencer a insensibilidade e a indiferença diante das necessidades do próximo; é viver na sobriedade, na simplicidade e na transparência; enfim, é acolher Jesus Cristo, Luz que brilha nas trevas e Verdade que nos liberta de todo tipo de escravidão...

 


Nenhum comentário:

União e Celebração na REPAPI Nossa Primavera.

União e Celebração na REPAPI Nossa Primavera. : União e Celebração: REPAPI Nossa Primavera da IPB Sucupira, fortalece laços em encontro fam...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS