Fuja da armadilha. Eu, porém, irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo o escândalo da cruz está aniquilado. Gálatas 5:11
Queridos. Duas observações pessoais concluem esse versículo. O que Paulo quer dizer com dizer: "Se eu ainda estou pregando a circuncisão"? Isso não se refere aos seus dias de pré-cristão, pois não haveria sentido para as críticas nesse caso.
Paulo liga sua pregação a momentos em que ele foi perseguido como cristão. Mas acredita que alguém fez essas críticas tendo em vista a sua oposição na questão da circuncisão. Alguns estão acusando Paulo de ter pregado a prática da circuncisão no início de seu ministério. A explicação mais provável é que as palavras de Paulo são uma resposta a uma acusação de que ele pregou a circuncisão quando lhe convinha.
É uma acusação infundada ou improvável que poderia ter se
originado no fato de que Paulo havia incentivado Timóteo a ser circuncidado.
A "ofensa da cruz" é um conceito importante em Paulo. No grego significa "armadilha", ou "temperatura". Paulo o usa no sentido daquilo que é tão ofensivo para a mente que desperta oposição feroz.
Paulo vincula a circuncisão ao crime da cruz. Para Ele as festas, circuncisão, cerimônias, observâncias legais ou qualquer coisa que simbolize a religiosidade exterior fazem parte de um sistema que busca alcançar a salvação através do mérito.
Em oposição a isso, a cruz anuncia a ruína completa do homem em pecado, e que nada pode fazer para se salvar e, proclama a necessidade radical do homem da graça de Deus. O homem natural não entende esse ensino e, de fato, o odeia, porque afasta qualquer pretensão de conquista espiritual pois é um presente do Espírito de Deus", e o que já foi uma armadilha se tornou seu maior galardão e glória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário