terça-feira, 1 de novembro de 2022

Perigo do fermento


Perigo do fermento  

Queridos. O texto de Gálatas 5:8-10, trata do falso ensino. No V 8, ele escreveu:  Esta persuasão não vem daquele que vos chamou. O que deve ser dito sobre o falso ensino e falsos professores?

Em três declarações sucintas, Paulo traça a origem, os resultados e o fim de tal doutrina. Qual é a origem deste ensino? Paulo diz que "suas origens não estão naquele que chama você". Aquele que chamou os Gálatas é Deus, mas Paulo não diz que a origem do falso ensino é de Satanás, embora isso seja obvio. O ponto chave é que a doutrina da salvação pelas obras não é de Deus, mas tem origem daquele que é hostil à graça de Deus.

No V 9, lemos: Um pouco de fermento leveda toda a massa. Paulo está se referindo dos resultados desse ensino que se espalha, e isso é um perigo. Ele, está citando um provérbio; mas não o identifica como sendo de Jesus. A questão é o ensino falso, reage como fermento, cresce e afeta tudo o que toca. Portanto, por si só isso justificaria o alerta de Paulo ao estado que encontrava as igrejas da Galácia.

No V 10, Ele escreve: Confio de vós, no Senhor, que nenhuma outra coisa sentireis; mas aquele que vos inquieta, seja ele quem for, sofrerá a condenação. Queridos. A natureza do mal é se espalhar, mas não significa que Deus permitirá que o mal triunfe.

Ao concluir sua análise da situação, Paulo se mostra otimista; que os gálatas retornarão à doutrina certa e que o falso professor, quem quer que seja ou, por mais importante que pareça ser, sofrerá o julgamento de Deus.


Nenhum comentário:

IPB Jardim São Paulo Celebra 42 Anos de História e Fé

ACONTECEU - Nos dias 23 e 24 de novembro de 2024, a Igreja Presbiteriana de Jardim São Paulo, em Recife, Pernambuco, comemorou com alegria e...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS