domingo, 5 de fevereiro de 2023

Gálatas 6. 16 - As marcas de Jesus


 As marcas de Jesus. Gálatas. 6, 17-18. E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus.

Queridos. Neste versículo, o apostolo Paulo faz uma declaração de paz e misericórdia sobre os gálatas e israelitas, conforme está no salmo cento e vinte e cinco, versículo cinco “paz haverá sobre Israel”. Assim como no salmo cento e vinte e oito, versículo cinco lemos ‘paz sobre Israel’.

Na declaração de Paulo podemos destacar três pontos:

Primeiro. a paz e clemência de Deus são determinadas a quem aceitam a este evangelho;

Segundo. Quem acredita no Evangelho tem o dever de continuar acreditando.

Terceiro. Só os que acreditam em Deus formam o verdadeiro Israel.

O andar conforme a regra, é andar de acordo com o evangelho, mas há quem defende que a regra é o cânon da Escritura, e que também se aplica a doutrina Cristã.

O evangelho do Senhor Jesus é o único real promotor de paz e canal da clemência de Deus. Enquanto a Igreja não viver na regra não haverá paz ou clemência de Deus. 

No versículo dezessete Paulo disse “Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus”.

Estas palavras de Paulo é um pedido para que ninguém o moleste com os problemas da Igrejas dos Gálatas. Parece que ele estava jogando a toalha por conta de tanto sofrimento. Que seria melhor que as igrejas tivessem vida própria e assumissem os próprios sofrimentos resistindo os ensinos legalistas e que suporte as perseguições. 

    As "marcas de Jesus" se referem às cicatrizes e sequelas oriundas das perseguições. Estas marcas revelaram a sua relação com Cristo, na época as "marcas" revelavam a propriedade. São marcas genuínas no corpo e na alma, diferente da marca ritualizada da circuncisão, que os legalistas queriam impor aos Gálatas.   

Versículo dezoito. Com essas palavras: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém.  Paulo termina a carta aos Gálatas como ele tinha começado, amparado pela maravilhosa graça de Deus.

Queridos. O desejo de Paulo para os Gálatas é que com a graça Deus eles suportem as dificuldades. O desejo é que a graça de Deus seja percebida e que qualquer marca exterior recebida, não tivesse como objetivo impressionar, mas fosse resultado natural de verdadeiro cristianismo.


Nenhum comentário:

IPB Jardim São Paulo Celebra 42 Anos de História e Fé

ACONTECEU - Nos dias 23 e 24 de novembro de 2024, a Igreja Presbiteriana de Jardim São Paulo, em Recife, Pernambuco, comemorou com alegria e...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS