domingo, 16 de janeiro de 2022

Uso do vinho

Título: uso do vinho

Creio que muitos de vocês já foram indagados sobre se é pecado beber vinho.

No Velho Testamento há registros do uso do vinho nas celebrações no dia a dia da vida do povo hebreu.

No Novo Testamento a palavra vinho aparece cerca de 140 vezes, dentre as quais se destacam duas ocasiões significativas. A transformação da água em vinho no casamento em Caná e na instituição da Ceia do Senhor, nos momentos finais de sua vida em Jerusalém.

Mas, há cristãos que advogam que o vinho na Bíblia é o suco de uva, tentando escondê-lo ou por considerá-lo pecado.

O líquido da uva só é suco, se após espremido for bebido imediatamente porque a alteração química começa em menos de 10 minutos; como registra Genesis 40:11. “O copo de Faraó estava na minha mão; tomei as uvas, e as espremi no copo de Faraó, e o dei na própria mão de Faraó”.

Na Bíblia o vinho recebe diversas funções:

Em Genesis 27,28 é sinal de sinal de bênção – “Deus te dê do orvalho do céu, e da exuberância da terra, e fartura de trigo e de vinho”.

Em Números 28:7, o vinho é derramando sobre altar como libação – “A libação será de um quarto de hin (equivalente a seis litros) para cada cordeiro; é no santuário que farás ao Senhor a libação de vinho fermentado.

Em Isaias o vinho é Alimento. (Is.55:1). Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.

O vinho, produz alegria conforme o texto do Sl.104:15 - O vinho, que alegra o coração do homem, o azeite, que lhe dá brilho ao rosto, e o alimento, que lhe sustém as forças.

O vinho é uma faca de dois gumes; é usado de forma positiva, mas pode se transformar em algo negativo.

No Salmo 104,15 e em Pv 31:5 há recomendação para que não se bebam, a ponto de se esquecer da lei, e perverter o direito de todos os aflitos.

O evangelho de Mateus, registra que João, não bebia, mas com Jesus era diferente. (Mt 11,18-19). Em carta a Timóteo, Paulo fala do vinho como remédio. (1Tm.5:23). Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades.

O prudente é quem bebe não deve criticar quem não bebe e vice-versa.

Que Deus nos livre do vicio do vinho e assim estaremos livre de contendas.

 


Nenhum comentário:

Encontro da Pessoa Idosa em Simão Dias em Sergipe

Encontro da Pessoa Idosa em Simão Dias em Sergipe : ACONTECEU – O Encontro da Pessoa Idosa na Igreja Presbiteriana de Simão Dias: Refletindo...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS