segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Unção com óleo

Queridos.

Algumas correntes evangélicas costumam utilizar nos dias o óleo para ungir as pessoas e coisas com o propósito de receberem uma bênção de Deus. Na Bíblia existem mais 600 referências sobre o uso do óleo.

Hoje se fala muito em óleo ungido. No imaginário do crente ele é um símbolo da fé em Deus com capacidade de purificar e santificar as coisas. O óleo em si, não é uma substância "mágica", mas não podemos negar que para certas pessoas é uma ferramenta com poder.

No Velho Testamento encontramos várias formas de uso do óleo e no geral tinham a finalidade de separar para os cuidados de Deus. No Salmo 92,10 - Porém tu exaltas o meu poder como o do boi selvagem; derramas sobre mim o óleo fresco.

No Antigo Testamento, os sacerdotes, após a unção eram considerados santos, e dedicado ao serviço do Senhor (Êxodo 30.30; 29.7; levítico 8.12).

No Cristianismo, somos “sacerdócio real” (1 Pe 2.9), porque temos a unção espiritual.

Os reis também eram urgidos. Óleo era derramado sobre eles, na consagração para o cargo real, como servo de Deus. Como exemplo Saul, Davi, Salomão entre outros. Esta é uma unção de autoridade.

Profetas também foram urgidos.

Elias ungiu Eliseu como seu sucessor (1 Rs 19.16).

A unção dos enfermos: Os leprosos deveriam ser ungidos ministrando sobre suas vidas o perdão a cura (Levítico 14.13-18).

Assim com a água do batismo não lava os pecados o azeite da unção não cura, o que cura é a fé no Nome de Jesus.

No passado bíblico cidades foram ungidas, a bacia do propiciatório etc., isso significava que estavam separadas para Deus.

O óleo também era sinal de hospitalidade. Sl.23:5 - unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.

Jesus reclamando da falta de hospitalidade de Simão disse “Lc.7:46. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meus pés”.

Queridos.

Unção significa ‘ato ou efeito de ungir’.  Contudo, unção não é o óleo em si e sim a manifestação do poder de Deus através do Espírito Santo que nos unge. A unção espiritual é a capacitação dada por Deus para cumprimento de uma missão dentro de propósitos divinos.

De forma empírica podemos dizer que Unção é poder.

Nenhum comentário:

Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS