quinta-feira, 31 de março de 2022

Campos prontos

João. 4:35-38: Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.

O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, destarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro. Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro. Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.


Queridos. Para uma melhor compreensão deste texto é necessário que tenhamos conhecimento do contexto no qual ele foi escrito. Quando falamos do contexto devemos buscar algumas informações de relevância cultural que ajudará a entender melhor o que Jesus quis dizer.

Jesus estava em Samaria e o que Ele viu no campo era o seu desejo que o mundo fosse assim para com Deus.

A expressão: “vocês costumam dizer: daqui a quatro meses começam a colheita”, é um provérbio popular.

Os judeus dividiam o ano agrícola em seis partes e cada divisão reuniam dois meses: Era da semeadura, do inverno, da primavera, da colheita, do verão e do calor.

O que Jesus estava dizendo era: Vocês, samaritanos tem um dito popular que diz: Quando plantar a semente, deve esperar quatro meses para depois colher.” Ele estava em Sicar, província samaritana, conhecida até hoje pela qualidade do trigo que produz. Poder produzir trigo era uma dádiva de Deus, pois as terras da Palestina não ofereciam condições para tal.

Jesus disse: olhai os campos prontos para ceifa, demorou quatro meses para crescer, porém em Samaria há uma colheita para ser feita agora.

Jesus apresentava um contraste com a natureza. Na colheita comum tem que se esperar quatro meses, já em Samaria a Palavra foi semeada e a ceifa já estava pronta.

Jesus também pode ter usado uma figura de linguagem. Ao ver uma grande multidão o seguindo, certamente vestida de branco, cor muito comum na época, comparou a multidão com os campos prontos para a ceifa.

Da forma como Jesus falou podemos deduzir que algo incrível tinha acontecido. O semeador e o colhedor podiam se sentirem felizes ao mesmo tempo. Porque os frutos surgiam imediatamente a semeadura.

Para os judeus o período da semeadura era um momento mais difícil. Já o momento de colher era o mais feliz.

Leiamos o Salmo 126:5-6. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão.

Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.

Nestas palavras há algo escondido e que nos é revelado em Amos 9:13 - Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que o que lavra segue logo ao que ceifa, e o que pisa as uvas, ao que lança a semente; os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão.

Os judeus sonhavam com a idade de ouro, o dia em que Deus reinaria soberanamente.

O que Jesus está dizendo é: A idade de ouro chegou; o tempo de Deus está aqui. Não há mais razão para esperar. O campo está pronto, vai e colhe.

No verso 37, há outro provérbio que diz: Um semeia e outro colhe. E Jesus faz duas aplicações dele.

Primeira - Mandaria os discípulos colher onde não haviam plantado. Isso é. Estava plantando, pois em sua cruz estava semeada a semente do amor e do poder Deus e que chegaria o dia em que eles saíram pela terra para colher o que Ele semeou com sua vida e com sua morte.

Segunda – Que os discípulos semeariam, mas outros é quem haveriam de colher. É como estivesse dizendo que a Igreja Cristã enviaria muitos, mas que jamais veriam a colheita. Ou talvez estivesse dizendo vocês vão trabalhar, mas não vereis o resultado de vosso trabalho. Não temas, não te desanimes porque a semeadura não será em vão, pois outros colherão por você.

Nesta passagem bíblica, Jesus deixa dois recados para nós.

Primeiro - Um recado de oportunidade. Há momento em que os homens estão sensíveis a Deus. E neste momento que a Igreja deve aproveitar para evangelizar (colher). Nunca deixe passar uma oportunidade em que você possa falar de Jesus.

Segundo - Um recado de desafio. Muitos crentes estão destinados a semear e nunca colher. Qualquer que seja o seu ministério, ele não terá êxito, se não for pela graça de Deus.

Não se importe com a colheita, plante, semeie porque tudo que fazemos para Cristo é um sucesso, embora não o presenciemos no momento.

Se não vemos os frutos de nossas obras outros verãos, lembre-se disso porque na vida cristã não há lugar para desespero, por não alcança o resultado.

Faça, produza e deixe que Deus realizará a obra.


quarta-feira, 30 de março de 2022

Bênçãos de Deus

Queridos. No texto do profeta Isaias 26,1-9, destacamos 5 bênçãos provenientes da confiança que temos em Deus. Quando falamos em bênçãos logo pensamos em algo recebido de Deus. Algo que vem a nós através da vontade de Deus.          

1 - Benção da Libertação - O profeta vê o povo de Judá, livre do cativeiro babilônico, por isso o povo está alegre (v.1). O povo canta por gratidão e com força. O que importa é exaltar a Deus Salvador e protetor.

O Deus que guia o povo para a justiça e a verdade, que levará o homem a cidade forte, a Jerusalém espiritual e eterna, onde está sendo formada uma grande nação, o novo Israel de Deus. Aonde a justiça não vem de nós mas de Cristo. (Rm.6:23-23).

2 - Benção da Paz - (v.3) O profeta vê o povo em paz, sem desespero da escravidão porque muita paz tem os que amam a tua lei e para eles não há tropeço. Paz, porque a nossa mente confia em Deus. “Tu conservarás em paz perfeita a mente que se firma em ti”. A palavra mente ou propósito vem da palavra hebraica YEÇER que significa: formar, moldar, imprimir. Ela aparece na parábola do oleiro em Jeremias 18:1-10. Que nos mostrar que Deus tem o direito de moldar as nações, os povos e as pessoas e quando estamos voltados para a sua vontade, somos recebedores da eterna paz com Deus.

3 - Benção da vida Estável -(v. 4-6) O profeta vê o povo com vida estável, sentado na Rocha eterna, esperando, no Deus que derruba os opressores (v.6) e são levados a pisar fortemente no chão que lhe fora dado. Deus se revela a quem tem Cristo como Salvador (v.4) A rocha eterna é o alicerce de nossa confiança e esperança. Em Jesus temos vida estável, segura etc.

4 - Benção da Justiça e Retidão - v.7 - Quando temos Jesus a nossa vida tem caminhos planos, nos planos de Deus. As barreiras não são impecilhos, as dificuldades não se tornam desculpas porque a nossa fé está em Deus e permanecendo nos caminhos de Deus suas promessas recebemos. (Sl.101:6)

5 - Benção da Esperança - V.8,9 - A esperança no contexto geral é a expectativa. Para nós cristãos a esperança é Cristo que está entre nós na pessoa do Espirito Santo. A) A esperança na graça redentora de Cristo. B) O objeto da esperança é anterior a qualquer ação do homem. C) ela produz frutos morais da alegre confiança em Deus. D) Foi gerada por Deus nos antigos e nós.

Queridos - Sl.146:5-7. Devemos caminhar confiante em Deus na certeza de que sem ele nada podemos fazer hoje nem amanhã.


terça-feira, 29 de março de 2022

Praticando a Palavra

Tiago. 1:21-24. 

V.21 - Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.

Despojando é igual a rejeitado. É o ato usado de retirar a roupa. Espiritualmente significa LIVRAR-SE dos empecilhos da vida espiritual.

Impurezas. Assim como a roupa fica suja, o caráter humano é manchado pelo pecado. Roupa suja tem mau cheiro, por isso devemos nos livrar das impurezas.

Acúmulo de maldade. É excesso de iniquidade; o pecador cobre-se de maldade.

Acolhei com... de que maneira? Eliminando a malícia e acolhendo a palavra.

Aqui temos uma metáfora agrícola a palavra implantada. Deus enxerta sua palavra em nossas almas. A planta lança raízes e se propaga e ao se espalhar cativa o ser por inteiro de maneira que a alma é transformada.

Implantada ou enxertada. Quando Cristo se apossa de nosso ser, forma em nós uma nova modalidade  de vida (Fl.1,21), a minha vida não é mais nossa(Gl.2:20).                   

V.22 - Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Praticante da Palavra - Praticar a Palavra edifica no crente um alicerce que jamais será abalado, porque se trata da ação do Espírito de Cristo em nós, tornando todas as virtudes que possuímos em fruto do espírito. “Pôr em prática tudo que é ordenado”.

Ouvintes - Não é só ouvir, mas obedecer a Palavra, tornando-nos privilegiados.

Enganando-vos a vós mesmo - Devemos conhecer a Bíblia, mas temos que aplicar a sua mensagem a vida diária. Aqueles que ouvem a Palavra, mas não prática é porque está cheio de si e desconhece a dedicação a Cristo que cada um devemos ter.

v.23 - Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural;

Rosto natural - Esta ideia está ligada com aqueles que passam diante do espelho rapidamente, apenas olha-se. Quem não pratica a Palavra de Deus e como quem passa rapidamente pelo espelho.

Contemplar - Aqui é a ideia de olhar sem muita importância, não faz grande casos das coisas.

Espelho - Na época não era polido como hoje e assim não mostrava os defeitos nas os outros viam os seus defeitos

         

v.24 - pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.

Esquecer - Metaforicamente se refere a quem trata a religião cristã como dever social, curiosidade ou obrigação, ou crer em um credo pensando que é suficiente.

O homem que se viu no espelho, esquece o que viu e ignora a necessidade do crescimento espiritual. Professa, crer na inspiração das Escrituras e na validade da missão salvadora de Cristo, mas não leva a sério estas realidades.

 

 


domingo, 27 de março de 2022

SNPI em Balneário das Conchas.


SNPI em Balneário das Conchas.

ACONTECEU – O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana ministrou a Palavra do Senhor, no Culto Vespertino da Igreja Presbiteriana do Brasil em Balneário das Conchas, em São Pedro da Aldeia que é pastoreada pelo Rev . Silas de Lima.

Após a ministração as pessoas idosas presentes receberam o Kit Repapi. Agradecemos ao Presb, Simas e ao Rev. Silas por oportunizar esse momento.

Perdão dos pecados

Texto: Is. 44:22 “desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados como as nuvens; torna-te para mim, porque eu ti remi”.

Queridos. Falamos muito em perdão, mas muitas vezes não compreendemos o real significado desta palavra.

Na Bíblia, há sete palavras que significam PERDÃO. São três no hebraico e quatro no grego.

As três palavras hebraicas são kipper/COBRIR, sãlah /PERDOAR e nãsã/CARREGAR, REMOVER. NÃSÃ é usada para o perdão divino e humano, já kipper e sãlah são usadas para o perdão divino.

Como chega até nós o perdão de Deus? Por que Deus nos perdoou?

Estas e outras perguntas podem serem feitas sobre a temática do perdão de Deus. Uma coisa é certa nosso perdão não aconteceu porque somos bons, mas por conta da solidariedade de Deus para conosco, por conta de Jesus.

E como, isso aconteceu?

Nossas Transgressões são perdoadas - Sl.32:1 - “Bem-aventurados aqueles cujas transgressões é perdoada, cujo pecado é coberto”.

Transgressão é pecado, é ir além do limite fixado por Deus. É rebelar-se contra sua autoridade, é viver fora de seus propósitos. O salmista David, chama este perdão de KIPPER= COBERTURA. O crente e coberto pela justiça de Cristo na expiação, tornando-se justo, por isso recebe o perdão de Deus

Por sua misericórdia, Deus afasta de nós as transgressões, diz o salmista no Sl. 103:17 - “Quanto está longe o oriente e o ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões”. A grandeza da misericórdia de Deus é a razão da remissão dos nossos pecados.

Esta misericórdia ultrapassa os cálculos humanos, vai muito além dos nossos entendimentos. Como entender o justo morrer pelo pecador?

Jesus morreu com o propósito de remover os nossos pecados. O pintor conhece muito bem a finalidade do removedor, mas como leigos sabemos que o removedor tem a finalidade de limpar algo manchado.

O homem foi manchado pelo pecado e nada pode fazer para voltar ao estado original. Só o sangue derramado na cruz pode removeu nossos pecados.

No texto do Salmo 103, a ideia de remover é a de afastar de perto, levar para bem longe onde não haja possibilidade de sofrer influência. Quando temos Jesus como salvador, ele nos afasta para bem longe das transgressões e nos coloca bem perto de Deus.

Nossas transgressões terminam - Is. 44:22 “desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados como as nuvens; torna-te para mim, porque eu ti remi”.

Assim como a neve se desfaz com o calor do sol; o sol da graça divina acaba por completo as nossas transgressões.

Nas regiões frias da terra quando chega o verão, o gelo começa a derreter e a paisagem começa a mudar. Quando Jesus está em nós acontece o mesmo, a nossa visão da vida é outra; as montanhas de gelo (as dificuldades) começam a se desfazer e em pouco tempo não existe mais, porque não aguentam o calor do sol, em nós acontece o mesmo. Jesus, destruiu a nossa condenação.

Queridos. Quando o homem é alcançado pelo Espírito Santo, é porque ele foi atingido pela infinita misericórdia de Deus, através do sacrifico vicário de Jesus. Ele recebe o perdão, e é salvo da condenação eterna.

 

 


sábado, 26 de março de 2022

Ministério 60+

ACONTECEU – O 2° Encontro do Ministério 60+, aconteceu no sábado, 26 de março de 2022, nas instalações da IPB do Jd. Monte Alegre, em Taboão da Serra em São Paulo. A Secretária da Pessoa Idosa da Igreja é a irmã Fátima Pereira. O grupo objetiva é fazer encontros mensais com os irmãos com mais de 60 anos. Deus abençoe os irmão.meu ip

Ministério 60+

PORTAL IDOSONEWS - SECRETARIA NACIONAL DA PESSOA IDOSA DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL


ACONTECEU – Aconteceu no sábado, 26 de março de 2022, o Workshop Envelhecimento Consciente, promovido pela Secretaria Presbiterial da Pessoa Idosa do Presbitério Costa do Sol, no Estado do Rio de Janeiro, sob a coordenação do Presb. Francisco Simas, Secretário Presbiterial. 
O evento aconteceu nas instalações da 1ª Igreja Presbiteriana em São Pedro da Aldeia, localizada no bairro de São João, e é pastoreada pelo Rev. Gutierres Gripp. 
O Workshop começou as 9horas com o Credenciamento e uma Café da Manhã. Às 09h30min teve inícios as Oficinas temáticas. A Oficina 1. A Bíblia e o Envelhecimento (Rev. Pinho Borges, com Pastores) e a Oficina 2. Direito da Pessoa Idosa (Enfermeiro Wallas Batista/Prefeitura de S. Pedro da Aldeia) que também aferiu a pressão dos participantes. 
Às 12horas os trabalhos foram suspensos para o almoço. Retornando às 14 horas, com as oficinas 3 e 4. Envelhecer Feliz e a Necessidade do Cuidador de Pessoas Idosas, ambas ministradas pelo Rev. Pinho Borges. 
O evento foi encerrado as 17h30min. 

Construindo o templo

Texto: 1Cr.29:1-5  - Disse mais o rei Davi a toda a congregação: Salomão, meu filho, o único a quem Deus escolheu, é ainda moço e inexperiente, e esta obra é grande; porque o palácio não é para homens, mas para o Senhor Deus.

Eu, pois, com todas as minhas forças já preparei para a casa de meu Deus ouro para as obras de ouro, prata para as de prata, bronze para as de bronze, ferro para as de ferro ... Quem, pois, está disposto, hoje, a trazer ofertas liberalmente ao Senhor?

Davi havia construído para si um palácio majestoso e estava inconformado com Deus morando numa tenda. Não, que Deus precisasse de uma casa feita por mãos humanas, mas um lugar para guardar dignamente os elementos que simbolizavam a Shekinar (presença de Deus).

Conversando com o profeta Natam, diz: “Não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras, enquanto não achar lugar para o Senhor, uma morada para o Poderoso de Jacó”.

David sentia o desejo ardente de construir o templo, mas foi avisado que não teria a honra de inaugurá-lo, pois a Salomão coube a honra de construi-lo.

Diante deste fato David não ficou enciumado ou revoltado, iniciou os preparativos para a construção do Templo (1ª Cr.29:1-5).

O objetivo era construir um templo para Deus e não para os homens. Fazer uma obra grandiosa, para o único e verdadeiro Deus, o Deus Criador.

Não havia ordem de economizar espaço, tempo ou recurso, pois a simbólica “Casa de Deus” tinha que ser a melhor.

David se prepara para o trabalho como relata p verso 2, e o plano de construção devia se cumprir da seguinte maneira que está relatado no verso 3, e todos davam generosamente porque amavam a “Casa de Deus”.

Quais lições podemos colher do texto básico?

Queridos. Hoje estamos enfrentando uma situação semelhante a de David, estamos construindo uma casa para Deus, simbólica, e precisamos ter o mesmo espírito de contribuição do passado, se quisermos fazer o melhor para Ele.

Sabemos e fazemos dentro de nossas possibilidades o melhor para nós, mas precisamos está consciente de Deus merece também o melhor.

Que o Senhor te abençoe.


sexta-feira, 25 de março de 2022

Origem do bem

Texto: “Não erreis, meus amados irmãos. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. (Tg 1:16,17)

Queridos. É comum as pessoas quando erram dizer que foi a vontade de Deus. Atribuir a Deus o intento maligno de tentar as pessoas é erro. Por isso, Tiago alerta para não sermos enganados nesta questão. Ele, está dizendo com outras palavras que não aceita esta idéia, embora tenha sido ensinada nas sinagogas, porém todo bem vem de Deus, mas todo mal vem da depravação humana.

Tiago mostra tinha uma preocupação com os irmãos em Cristo, por isso não os repreendiam para não os ferir, mas os exortavam para que fossem ajudados; haviam caído em alguns erros doutrinários e práticos, mas ele acreditava na genuinidade da fé deles.

As colocações de Tiago quanto ao....

DOM - Tiago enfatiza que o dom vem de Deus, ele é o autor de todo bem-estar quer seja físico ou espiritual. Vem como graça espontânea, não sendo algo merecido pelo homem. Esta graça culmina em Cristo, o Redentor do Povo Eleito.

BOA - Em Deus as coisas são boas, são beneficentes, curativas e abençoadas. É o contraste dos resultados deprimentes do pecado e da concupiscência que são produtos da natureza decaída dos homens. Os dons são bons para essa vida e para a vida futura porque a vida eterna é o maior deles.

PERFEITO - É algo sem defeito, é totalmente agradável, sem mistura. Na perfeição de Deus não há lugar para idéias maléficas. Este versículo faz o contraste entre a fonte do bem e a do mau; segundo Tiago uma é Deus e a outra é a concupiscência humana.

É LÁ DO ALTO - Em lugar de: “é lá de Deus” Tiago evitou usar o nome Deus. É o mesmo de Reino dos céus em lugar de Reino de Deus, usado por Mateus.

PAI DAS LUZES - Significa Criador. Pai no sentido de criador, gerador. É uma expressão relacionada com os astros celestes (Rm. 1:20). Em seu poder Ele é capaz de tudo para nosso desenvolvimento espiritual e bem-estar geral. Ele criou os corpos celestes (Sl. 136:7 e Jr.4:23). O fato de ter criados os luminares, faz-nos lembrar que Ele está interessado em iluminar os homens não só materialmente, mas espiritualmente também.

EM QUEM NÃO PODE HAVER VARIAÇÃO - Não pode haver mudança. Embora os corpos celestes mudem de lugar em Deus não há mudanças, pois sendo fonte do bem não pode produzir o mal.

SOMBRAS - Não há em Deus qualquer indício de duplicidade e muito menos de praticar o bem e o mal. O sol reflete os seus raios e projeta sombras, que vai mudando de acordo com a posição do sol. Em Deus não há essa variação de bem, mal, bem, mal, bem (Ml.3:6).

Queridos a lição que aprendemos deste ensino de Tiago é a mutabilidade da natureza e a imutabilidade dos propósitos de Deus.

quinta-feira, 24 de março de 2022

SNPI no SPN

SNPI no SPN

ACONTECEU – O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil, participou no dia 24 de março de 2022, do 1º Encontro de Liderança Regionais e Ex-alunos do Seminário Presbiteriano do norte (SPN), em Recife/PE. O evento aconteceu nas instalações do SPN e contou com a participação presencial do Rev. Roberto Brasileiro (Presidente do SC/IPB) e do Rev. Valdeci da Silva Santos (Sec. Nacional de Apoio Pastoral/IPB). e de forma virtual do Rev Francisco Leonardo Schalkwijk. Aos participantes foram oferecido um Coffee Break, almoço e janta.

Novo Nascimento

Novo Nascimento  - Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. (Tiago 1:18)

Queridos. Com a expressão das boas dadivas divinas, Tiago fala do fato de ter Deus nos gerados pela palavra da verdade, sendo isso uma “determinação espontânea e gratuita de Deus”.

Podemos perguntar, que nascimento é este? Que tipo de geração é esta?

Citaremos alguns pensamentos:

·      Pode ser o nascimento da humanidade, através da soberana ordem da Palavra de Deus.

·      Pode ser o nascimento de Israel, o povo de Deus. (Dt.32:18).

·      Pode ser o nascimento dos cristãos por meio da Palavra do Evangelho.

                   Com relação nascimento dos cristãos por meio da Palavra do Evangelho, podemos dizer o seguinte:

1.  Primícias - Este termo é usado para os cristãos (2Ts.2:13/Ap.14:4). A idéia do cristão ser primícias de uma criação redimida encontra seu correspondente em Rm.8:19-23.

2.  O verbo GERAR (v.18) forma um contraste com o V.15. Favorecendo a idéia da vida espiritual em comparação com a morte espiritual.

3.  Palavra Verdade - refere-se ao Evangelho (2 Co.6:7/ Ef.1:13/Cl.1:5).

Podemos deduzir no escrito de Tiago que o Novo Nascimento é a boa coisa que Deus nos concede. Este Novo Nascimento é motivado pela soberana determinação de Deus, cujo querer é invariável e o instrumento pelo qual Deus realiza este nascimento espiritual é a Palavra da Verdade; o propósito deste nascimento é que os cristãos permaneçam como sinais (primícias) do plano redentor de Deus.

Queridos. Os Ensinamentos do versículo em tela é que vida precisa de renovação. É mister um Novo Nascimento.

Que este Novo Nascimento gera as primícias, que implica na obra redentora de Jesus. E que esta renovação vem exclusivamente da parte de Deus, embora o homem tenha responsabilidade com ela.

Aprendemos que a transmissão da vida vem de Deus, pois Ele nos dá de sua própria vida (Jo.5:25-26). Que a regeneração é um ato da vontade divina, bem como um presente de amor (Jo.3:16).

Aprendemos que o meio usado no processo de regenerar é a Palavra. A mensagem do Evangelho é sempre usada pelo Espírito Santo para conduzir o homem a presença de Deus, pois não possuímos meios mágicos para transmitir graça; o Espírito Santo é quem opera usando a Palavra da Verdade.

Como cristão devemos depositar nossa confiança em Jesus, aquele pelo qual nós nascemos outra vez. Um novo nascimento não no aspecto físico, mas de forma espiritual.


quarta-feira, 23 de março de 2022

Projeto isenta idoso 75+ de tributo no Empréstimo Consignado


Projeto isenta idoso 75+ de tributo no Empréstimo Consignado

REPRODUÇÂO – “Projeto isenta aposentado com mais de 75 anos de tributo no empréstimo consignado. O Projeto de Lei 495/22 isenta os aposentados e pensionistas com mais de 75 anos do Imposto sobre Obrigações Financeiras (IOF). O texto em análise na Câmara dos Deputados altera o Decreto-Lei 1.783/80, que trata da tributação em operações de crédito, câmbio e seguro e, ainda, títulos e valores mobiliários.

O IOF é um tributo federal. No caso de empréstimo, financiamento e crédito rotativo do cartão, atualmente a alíquota é de 0,38%, limitada a um máximo de 3%; na aquisição de cédulas de moedas estrangeiras ou nas compras no exterior por meio de cartão de crédito, de 6,38%; nos seguros, pode chegar a até 25%.

“A desoneração do IOF, especialmente nos empréstimos consignados, aliviará o custo da contratação e da renegociação de dívidas bancárias, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos idosos e para o reequilíbrio financeiro das famílias”, disse o autor da proposta, deputado Cleber Verde (Republicanos-MA).

Tramitação – O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Ralph Machado/Edição – Natalia Doederlein/ Fonte: Agência Câmara de Notícias

Morte e Ressurreição

    

Texto: Rm.5:8-9 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

Queridos - Há uma lenda Polinésia a respeito do coco. O coco é a atividade principal das ilhas; é quem sustenta a vida econômica local, por isso, ele é de vital para os polinésios.

Sem o coco talvez esse povo apenas subsistisse, por isso trata o ciclo do coco como algo milagroso.

O coco seca, morre para depois surgir o coqueiro. É preciso morrer para viver.

No texto lido a palavra prova, significar: “por junto, comprovar, apresentar”. Podemos afirmar segundo o texto que Deus prova o Seu amor para conosco como também comprova a qualidade de Seu amor.

Foi isso que Deus fez em Cristo. Deu seu filho para morreu pelos homens e continua a comprovar a cada um de nós o seu amor por múltiplas facetas:

 Errando o caminho - Somos pecadores. Temos errado o alvo, vivemos imerso no orgulho da vida e foi nesta condição que Deus nos amou. Não pelo que somos, mas por causa daquilo que ele poderia nos transformar. O amor de Deus é comprovado pelo fato de ter se estendido aos pecadores, a ponto de Cristo morrer por nós. Morrer por um injusto, morreu por um inimigo. Mas a Graça soberana de Deus se eleva acima do pecado e ama sem motivo algum.

Somos salvos por Cristo - Isso não acontece porque imitamos sua vida, ou mediante as boas obras, nem por mérito humano. O versículo nos mostra que a partir da morte de Cristo, o homem foi salvação, e poderá dizer: “não mais eu que vivo, mas Cristo vive em mim”.

Somos reconciliados por Cristo - A reconciliação é um ato de Deus, Ele toma a iniciativa, é ele que levará a sua obra até o final.

O objeto da reconciliação é o homem, por conta do pecado o homem tornou-se alienado, provocou as desordens no universo material e moral.

Na Reconciliação, Deus mostra seu amor para conosco, esta demonstração vem através da morte de Cristo; Cristo é o agente da Paz entre Deus e os homens. Paulo escrevendo aos Corintos 1:20: “E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue de sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus”.

O meio da reconciliação, é a morte de Cristo, o grande ato de misericórdia de Deus para os homens. Paulo mostra em 2ª Co que a reconciliação é algo alicerçado na morte de Cristo. Jesus cumpre a justiça de Deus para que os não se percam

Queridos. Cristo morreu para nos reconciliar com Deus. Rm 5:10 - Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.  Inimigos = pecadores.

Deus entrega o seu filho para propiciação de nossos pecados e o pecado perece na presença de Deus.

Cristo dá a sua vida para que possamos recuperar a nossa vida diante de Deus, fazendo desaparece os nossos pecados, pois  “Jo.15:13 - Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”.

Você quer que Jesus seja seu amigo? Então o Aceite como Senhor de Sua vida. Amém.


terça-feira, 22 de março de 2022

Fugindo do mau

                

Texto: Tiago 1:14-15...Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

Queridos. A pessoa que enfrenta adversidade não deve tentar se desculpar pelo fracasso em resistir à tentação culpando a Deus, porque a tentação vem da própria cobiça.

O que é cobiçar? É desejar, ambicionar, é ser ganancioso.

É bom saber que nem sempre a cobiça é negativa (Lc.22:15 - E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta Páscoa, antes que padeça) e Fl.1:23 (Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor).

A cobiça só é negativa quando é carnal, egoísta e ilícita, porque cobiça não é só paixão carnal.

Tentado e engodado. Tentado tem o sentido de alguma coisa que arrasta pela força. Já engodado sugere a atração exercida pela isca; a cobiça é como um anzol com sua isca, que primeiro atrai e depois arrasta. Se não oferecemos resistência a atração superficial, certamente seremos fisgados.

Tiago não nega a ação do tentador, mas acentua a responsabilidade individual pelo pecado. Bengel diz: “até mesmo as sugestões do demônio não representam perigo, antes que elas se tornem nossas”.

A concupiscência em si mesmo não é pecado. Concupiscência significa desejo ardente de bens materiais; ela só é pecado quando por um ato da vontade própria cedemos a sua atração, é neste ponto que surge o pecado.

Usando a figura do nascimento e do amadurecimento, Tiago, escreve que a concupiscência é a mãe que dar à luz ao pecado (filho) e este filho atingido a maturidade gera a morte.

Ele também trata a cobiça como uma mulher sedutora que tenta enganar o crente, levando-o a uma união adultera e que provoca a morte referenciando-a com o papel desempenhado pela “mulher adultera” descrito em Pv.5:9 (Para que não dês a outrem a tua honra, e não entregues a cruéis os teus anos de vida); pois ela os seus convidados a profundezas do inferno como diz Pv.9:18 (Mas não sabem que ali estão os mortos; os seus convidados estão nas profundezas do inferno).

Queridos. Lembrem-se das palavras de Tiago: “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”.


segunda-feira, 21 de março de 2022

100 anos da SAF Boa Vista.


.ACONTECEU – O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil, participou no domingo, 20 de março das comemorações dos 100 anos da Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF Boa Vista) da Igreja Presbiteriana da Boa Vista, em Recife/PE, que é pastoreada pelo Rev. Lucio Mauro.
 As comemorações se iniciaram no horário da Escola Dominical, sob a coordenação da Sra. Vilma Fonseca, presidente da SAF Boa Vista. Para a ministração foi especialmente convidada a Sra Ana Maria Prado, Presidente da Confederação Nacional de SAFs da Igreja Presbiteriana, que falou sobre o Que é SAF?. 
Na ocasião foram homenageadas as ex-presidentes que receberam um Marco Comemorativo dos 100 da SAF. Estiveram presentes as comemorações representantes de várias SAFs da Federação Centro de Pernambuco, além de Ana Prado, estiveram presentes as Sras. Herundina Barros (Presidente da Federação Centro), Cleudenira Borges (Sec. Presbiterial de SAFS do PCPE). 
Após a Escola Dominical aconteceu o Culto de Ação e Graças, com a ministração da Palavra do Senhor, pelo pastor da Igreja, Rev. Lucio Mauro. Além dos cânticos congregacionais, o Coral, da Igreja, Dr. Orlando de Vasconcelos louvou o Senhor com hinos. 
Finalizando o evento o Rev. Pinho Borges, parabenizou a SAF Centenária, na qualidade de Secretário Nacional, orou e impetrou a Benção Apostólica. 
No Salão anexo estava exposto a visitação documentos e objetos da SAF Boa Vista, os presentes puderam assinar o Livro de Presença e receberam uma unidade do Bolo de Aniversário.

Cuidado com o falar


Texto: Tiago: 1:19 - Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.

 Queridos. Uma leitura mais acurada deste versículo descobre-se que estava havendo contendas na Igreja e nos parece que era provocadas pelo egoísmo de alguns crentes.

As vezes nós escondemos nosso mau temperamento atrás de afirmações como: Estamos defendendo os direitos da Igreja ou “temos trabalhado demais e os outros ainda nos provocam.

Amados tudo isso é obra da carne devido à falta de crescimento espiritual.

Queridos, estejam prontos para ouvir, ao invés de exibirem um mal temperamento, forçando sua vontade sobre os outros. O crente deve estar pronto para ouvir o ponto de vista dos outros (Rm.12:16 - Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmo).

O amor cristão exige que cuidemos dos outros como cuidamos de nós mesmos. Quem segue esta regra não explode em ira.

Queridos, seja tardio para falar. Esta expressão está relacionada com a frase anterior. Esta é uma recomendação antiga: “sê pronto para ouvir e dá resposta com profunda consideração. Faz muito e fales pouco”.

“Até o esperto quando cala é tido por sábio e o que cerra os lábios por entendidos” (Pv.17:28).

Queridos. A Bíblia diz que a ira é dos tolos. Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos. (Ec 7:9); o apostolo Paulo diz que a ira é obra da carne (Gl.5:20) e é uma característica dos insensatos porque a ira do insensato se conhece no mesmo dia. (Pv.12:16).

A ira torna a pessoa soberba e zombadora e a leva a tratar as outras com indignação em toda a sua crueldade (Gn.49;7). Além de fazer pronunciar palavras pesadas, ela á maliciosa e alimenta a contenda.

Uma pessoa irada não é sábia. Os homens escarnecedores alvoroçam a cidade, mas os sábios desviam a ira.

Queridos. O caminho para se livrar da ira são as nossas orações, segundo 1Tm.2:8, “Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda”.


domingo, 20 de março de 2022

Ser mulher

Sermão ministrado pelo Rev. Pinho Borges, no Dia Internacional da Mulher, em março de 2022, na Igreja Presbiteriana de Tejipió em Recife/PE.

sábado, 19 de março de 2022

O que é o sábado

Gn:2:2 – “E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito”.

No hebraico sábado/Shabat significa: descanso, cessação, repouso ou interrupção. é o sétimo dia da semana dedicado ao descanso do trabalho.

Costuma-se dizer que Deus trabalhou seis dias e descansou no sétimo, mas não é isso que o texto de Gênesis 2,2. O texto diz que Deus terminou a sua obra no sétimo dia;

Em Gn. 2:2, não diz que Deus não trabalhou neste dia; O texto mostra que Ele trabalhou neste dia e encerrando a tarefa descansou (simbolicamente como todos os mortais).

Na Bíblia encontramos o sábado como representação...

Da Criação (trabalho x descanso). Gn.2:3,

Da Liberdade. Quando da saída do Egito - Dt.5:15. porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o Senhor, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado.

Como todos os demais preceitos da Lei Cerimonial Judaica o sábado era um Peso (Cl.2:16-17 - Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir).

O nosso descanso, segundo Mateus é Cristo (Mt.11:28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.)

Da Aliança, isto era o que representava o sábado para Israel (Ez.20:12. Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica).

O profeta Isaias logo no início do livro escreve que Deus abominou o sábado (Is.1:13 - Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene).

E o profeta Oseias revela que Deus previu o fim do sábado (Os. 2:11). “Farei cessar todo o seu gozo, as suas Festas de Lua Nova, os seus sábados e todas as suas solenidades”.

O escritor de Hebreus faça que surgiria um outro dia (Hb.4:7).Deus, após muitos anos, por meio de Davi, estabelece um novo dia, um hoje, ao pronunciar as palavras mencionadas: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações”.

Queridos, o termo: Sunday/dia do sol/domingo, está mais para Jesus (Lc.1:78 - Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente/Jesus),

O termo Satunday/dia de Saturno/sábado.

O importante não é nome do dia nas o período de repouso que os homens devem ter. Ele só deve trabalhar sete dias por ficaria igual a Deus.


sexta-feira, 18 de março de 2022

Vivendo o amor de Jesus


Vivendo o Amor de Jesus – Quando vocês me obedecem, estão vivendo no Meu amor, tanto como Eu obedeço ao Meu Pai e vivo no Seu amor. João 15:10.

 Queridos. Deuteronômio vinte e oito fala sobre as bênçãos de ser obediente, esta palavra foi proferida ao povo de Israel. Se o povo obedecesse a Deus seriam exaltados entre as nações e a benção de Deus acompanharia todas as áreas da vida daquele povo.

As bênçãos decorrentes da obediência começam com atentarmos a voz de Deus.

É comum o pai e a mãe elogiarem os filhos. Esse tipo de comportamento dos pais ajuda na formação do caráter do filho e fortalece a relação de confiança entre ambos e evita que o filho realize ações reprováveis.

Quando há uma boa relação de confiança Pais e filhos não gostaria de magoar um ao outro. E isso produz uma resistência em fazer algo errado; não por conta da igreja, ou da escola, mas do amor que os pais implantam no coração do filho.

Esse é o tipo de relacionamento que devemos ter com Jesus.

Era isso que Ele falava quando disse: "Quando vocês Me obedecem, estão vivendo no Meu amor, tanto como Eu obedeço ao Meu Pai e vivo no Seu amor."

Jesus vivia no amor do Pai por conta do relacionamento de amor com Ele.

Jesus deseja que tenhamos esse tipo de relacionamento com Ele.

"Quero que obedeçam a Mim", diz Ele, "porque estão vivendo no Meu amor."

Ele deseja mudar nossa natureza, para que ela ame e obedeça.

Jesus nos lembra: "Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos." Jo 14:15. A natureza do amor é agir como uma pessoa que é amada.

Jesus estava falando por experiência própria. Sua vida obediente resultava de um relacionamento de amor do Filho com Seu Pai.

É um grande alívio saber que a nossa vida cristã hoje não gira em torno de se esforçar para obedecer a uma extensa lista de regras, mas de buscar conhecer melhor a Jesus, amá-Lo mais, ter Seu amor "derramado em nosso coração" (Rom. 5:5), e então viver esse amor em nossa vida.


quinta-feira, 17 de março de 2022

Quem acionará o alarme?


Na MINHA OPINIÃO de hoje vamos tratar do Projeto Lei (PL. 43/22), do deputado Alexandre Frota que “Dispõe sobre a obrigatoriedade dos condomínios residenciais disponibilizarem por apartamento, um sistema eletrônico, via interfone ou aparelho similar, um botão de alarme para acionar a portaria do prédio, em casos de ocorrência de violência doméstica contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos ou pessoas com deficiência”.

O deputado propoente defende que a colocação do dispositivo vai inibir o agressor de praticar atitudes violentas prevenindo os abusos

A proposta chegou à Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), no dia 10 de fevereiro de 2022, e será analisada, em caráter conclusivo, pela CSSF e depois pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Isso me fez lembrar a fabula dos Ratos e o Gato. Quem vai colocar o sininho no pescoço do Gato?

O problema é saber quem vai tacar o dedinho no botão de alarme?

O idoso que vai continuar vivendo no mesmo ambiente do agressor?

O vizinho que prefere viver o seu quadrado e nem pensa que será a próxima vítima?

O síndico do condomínio que não quer se envolver em conflitos familiares?

Disparado o alarme na portaria o que fará o porteiro, que certamente não vai querer ser chamado de “dedo duro”?

A situação é mais complexa do que pensamos.

Seria muito bom que a sociedade fosse uma perfeita irmandade a ponto tomar para si a segurança coletiva, como pensa o autor do PL 43/22.

Eu não sou tão romântico, mas vou acompanhar esse PL, embora a MINHA OPINIÃO, será mais um PL que não alcançará os seus objetivos.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


SNPI em Vila Baronesa/Osasco

SNPI em Vila Baronesa/Osasco
ACONTECEU – O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil, ministrou a Palavra do Senhor, no domingo, 13 de março, para a Igreja Presbiteriana Vila Baronesa, em Osasco/SP. 
Na ocasião o Rev. Pinho ministrou sobre ” Jesus a única esperança”. 
Registramos aqui agradecimento ao Rev. Antônio Reis pela oportunidade de ministrar e ao Presb Josmar pelo convite. E Rogamos a Deus profusas benção para a Igreja. 
Agradecemos aos Sínodos de São Paulo e Leste Paulistanos pelas realizações dos eventos realizados no período de 11 a 13 de março nas regiões conciliares.meu ip




Pronto para a guerra

PRONTO PARA A GUERRA?

Bendito seja o Senhor, rocha minha, que me adestra as mãos para a batalha e os dedos, para a guerra. Sal. 144:1.

 

Queridos

Guerra é um confronto sujeito a interesses da disputa entre dois ou mais grupos, ou nações utilizando-se do poderio de armas para aniquilar o suposto inimigo.

A vida é uma guerra, e cada dia, uma batalha.

O Cristianismo não deve fazer de você uma pessoa mística, inerte e conformista. Ficar inerte no rincão da vida esperando as bênçãos divinas não expressa o autêntico sentido da fé. A fé não deve nos impor passividade.

Quando Deus chega à sua vida, Ele prepara as suas “mãos para a batalha e os seus dedos, para a guerra”.

No verso em tela o salmista expressa o equilíbrio de uma vida centrada em Cristo.

A primeira coisa que ele faz é louvar o nome do Senhor e reconhecer que Deus a guerra pertence ao Senhor.

Nas nossas lutas diárias devemos estar firmados na Rocha eterna. Quando a casa é construída sobre a rocha ele é inabalável.

Na guerra do dia a dia devemos fazer como Davi. Ele gasta tempo em reconhecer a grandeza de Deus, e coloca seus planos nas mãos da “Rocha eterna”, pois saber que não fracassara quando Deus é o fundamento.

Depois de reconhecer que não está sozinho, ele está pronto a lutar; lutar sem Deus é loucura; assim como confiar em Deus sem lutar é tolice.

Outra coisa a vida é uma sucessão de vitórias. Cada pequena vitória é parte da grande vitória; cada dia é uma batalha diferente.

A vitória hoje não é garantia de vitória amanhã; o sucesso de “quase” toda a vida, não garante o sucesso da vida toda.

Queridos. Fracassar no último momento é jogar por terra todas as vitórias do passado.

Napoleão Bonaparte ganhou quase todas as batalhas e perdeu a guerra porque foi derrotado na batalha de Waterloo.

O salmista olha para a Rocha eterna antes de sair para a guerra; Rocha eterna é sinônimo de permanência, por isso que Jesus é a Rocha dos séculos.

Um certo jovem envolvido com filosofias orientais, perguntou. “Que base tenho para acreditar em Jesus?

E recebeu como resposta: “Que base científica tem para acreditar na astrologia, numerologia, cristais, pirâmides ou na energia interior?”

Antiquadas são as coisas que passam com o tempo. A Bíblia é antiga, mas sempre atual. “Permanece para sempre.”

Querido.

Que opção você tem hoje para vencer as intrigas e arapucas de um mundo desleal?

Davi fez a opção certa e foi vitorioso. Diga como ele: “Bendito seja o Senhor, rocha minha, que me adestra as mãos para a batalha e os dedos, para a guerra”.

 


Gengibre: Tesouro Medicinal e Nutricional

O gengibre, conhecido popularmente como mangarataia, é uma erva de origem asiática que atravessou os séculos como um dos vegetais mais versá...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS