ESPERANÇA DE MUDANÇAS - Gênesis
25:19-34.
Hoje vamos colocar Jacó no centro da nossa reflexão por duas razões. A primeira. Ele é uma mistura fascinante, tinha o coração tanto no lucro quanto em Deus e essa dualidade o levou a uma crise existencial. Seu nome lembra: “aquele que segura no calcanhar”; ou seja, que derruba alguém a fim de conseguir o que se quer. Jacó viveu de acordo com o seu nome; era aproveitador, explorador, desonesto, manipulador e trapaceiro.
A segunda. Sua história faz parte da história de uma “Família Problemática”, com características que normalmente passa de geração a geração. O que vemos nessa história é a graça de Deus demonstrada a essa família imperfeita; a graça de Deus lidando com as relações problemáticas dessas pessoas. E a graça de Deus triunfa no final da vida de Jacó, bem como na vida de José e seus irmãos.
Quero
ampliar o conceito de família neste contexto e quando falarmos de família vamos
pensar tanto na família sanguínea quanto na família cristã: a Igreja.
Se você hoje se sente que é, como muitos, uma vítima dos relacionamentos familiares problemáticos e desfeitos, há muito para encorajá-lo na história de JACÓ.
inicialmente vamos pensar na arvore genealógica de Jacó. Quando uma mãe, como no caso de JACÓ, considera um de seus filhos como o favorito, fazendo com que ele sinta que “mamãe me ama mais que meus irmãos”, essa afeição adversa se internaliza, e ao se tornar adulta, a criança ainda reterá o sentimento de ser melhor que os outros. E então o objetivo na vida será sempre estar na frente, de sobrepujar os outros, fazê-los cair. Ou seja: “vou conseguir fazer isso, não importando quem for atingido no processo”. Essa foi a herança de JACÓ vinda de sua mãe Rebeca!
O texto nos informa que ESAÚ seu irmão gêmeo era o preferido de Isaque o seu pai, mas Rebeca era uma pessoa muito mais forte que Isaque. JACÓ roubou a benção de ESAÚ. E isso foi algo que sua mãe o ajudou a fazer. “ser mais espertos que ESAÚ”. ESAÚ guardou rancor contra JACÓ. Labão também não tinha escrúpulos e jogou sujo com JACÓ. Casou-o com LIA, a filha mais velha, mas ele queria se casar com Raquel.
Deus
promoveu mudança na vida de Jacó e fará mudanças em sua vida também, mas é
preciso busca-lo de todo coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário