RIO GRANDE DO NORTE - JUSTIÇA DETERMINA QUE PLANO DE SAÚDE RESTITUA CLIENTE
A Unimed-Rio foi condenada a pagar a quantia de R$ 26.955,00 ao Hospital do Coração para que o hospital libere dois cheques pré-datados que o autor da ação teve que pagar porque o plano de saúde não custeou o material utilizado no procedimento cirúrgico da autora da ação. O juiz da 1ª Vara Cível de Natal, José Conrado Filho, determinou ainda que seja paga multa de mil reais, por dia de desobediência.
A paciente alega que é vinculada ao plano coletivo da Unimed-Rio e que lhe resta assegurado atendimento em todo território nacional através das Cooperativas Médicas integrantes do sistema nacional Unimed, o qual vincula a Unimed Natal. Mas, de acordo com os autos do processo, ela passou a sofrer fortes dores nas pernas, inclusive com dificuldade de locomoção, o que gerou cirurgia no joelho direito no ano de 2000 e, em período atual foi identificado que a prótese então colocada reclamava indispensável revisão, pois presente "grave soltura dos componentes femural e tibial".
Porém, o material indicado para a revisão da prótese é indispensável ao sucesso do procedimento e, ainda que mais oneroso, outro não seria capaz de substituí-lo satisfatoriamente. Foram apresentados diversos laudos médicos confirmando essa necessidade. E que mesmo comunicando o fato ao plano de saúde, não receberam resposta favorável ao que pretendiam.
Processo nº: 0124115-44.2012.8.20.0001 - Extraído de: Poder Judiciário do Rio Grande do Norte
GOIÁS - SEMANA ESTADUAL DE ESPORTE PARA A PESSOA IDOSA
AMAZONAS - IDOSOS FAZEM CADASTRO PARA VAGAS ESPECIAIS DE ESTACIONAMENTO
GOIÁS - SEMANA ESTADUAL DE ESPORTE PARA A PESSOA IDOSA
O projeto de lei nº 2.710 encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia, caso seja aprovado, visa instituir em todo o Estado de Goiás a Semana Estadual de Esporte para a Pessoa Idosa, na primeira semana de outubro de cada ano. Como define o projeto, a data se dá por ressonância com o Dia Internacional do Idoso, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e comemorado no dia 1º de outubro. Ainda, a semana estadual servirá para motivar órgãos públicos e privados a promover e divulgar eventos esportivos que valorizem a pessoa idosa, além de estimular a socialização, a promoção da cidadania e a qualidade de vida do idoso. Esse projeto visa proporcionar situações nas quais o idoso pode lidar melhor com as transformações que ocorrem com o passar dos anos, defendeu o parlamentar. Extraído de: Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
AMAZONAS - IDOSOS FAZEM CADASTRO PARA VAGAS ESPECIAIS DE ESTACIONAMENTO
Servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e visitantes da instituição tiveram a oportunidade de fazer, esta semana, a inscrição para obter a Credencial de Estacionamento em Vagas Especiais de Idosos e Pessoas com Deficiência.
A ação foi desenvolvida em parceria com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (ManausTrans), que montou um stand itinerante na sede do TJAM, localizado na avenida André Araújo, Aleixo.
Nos dois dias de atendimento foram cadastrados 80 idosos e nove portadores de deficiência. Para se inscrever, o idoso apresentava a sua Identidade e, no caso do deficiente, o laudo médico. A coordenadora do projeto do Credenciamento do ManausTrans, Wanda Rodrigues do Carmo, afirmou que a parceria é importante para assegurar o direito às vagas especiais. Segundo Wanda, muitas pessoas ainda desconhecem a legislação que determina um percentual mínimo para vagas especiais nos órgão públicos e estabelecimentos comerciais.
De acordo com a Prefeitura de Manaus (PMM), a Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, em seu artigo 41, estabelece a obrigatoriedade de se destinar 5% das vagas em estacionamento regulamentado de uso público para serem utilizadas exclusivamente por idosos. Já a Lei Federal nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, determina normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção e, em seu art. 7º, reserva 2 % (dois por cento) das vagas para veículos que transportem pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção. O Cartão de Estacionamento para Vaga Especial é o instrumento legal que dá direito às pessoas com mobilidade reduzida -idosos e pessoas com deficiência (temporária ou permanente) -a utilizar as vagas.
Qualquer empresa ou órgão público pode solicitar o atendimento itinerante do ManausTrans, por meio do telefone 3212-9012. Nos dias 18 e 19 deste mês, o stand vai estar no Fórum Desembargador Mário Verçosa, localizado no bairro Nossa Senhora Aparecida, Zona Sul de Manaus, no horário de 8h às
Outras informações sobre o cadastramento para o uso de vaga especial podem ser obtidas por meio do telefone 0800-092-1199.
Autor: Divisão de Divulgação/TJAM - Extraído de: Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas
GOIÁS - PROJETO QUE OBRIGA A EXIBIÇÃO DOS DIREITOS DOS IDOSOS
Extraído de: Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
Nenhum comentário:
Postar um comentário