sexta-feira, 13 de julho de 2012

GRIPE A PROVOCA CORRIDA POR VACINA NO PAÍS

O medo da Gripe A está causando correria em busca da vacina em todo país. Nas cidades do interior do Sul do Brasil filas têm se formado em busca da imunização. Segundo o Ministério da Saúde, já são 69 mortes na região sul. 
O governo federal promoveu uma vacinação restrita para gestantes e idosos. Com o avanço da gripe não há vacina para todos e os municípios estão definindo seus critérios de prioridade. 

O que é influenza? É uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação são as pneumonias. 

Resfriado e influenza (gripe) são a mesma coisa? Não. O resfriado geralmente é mais brando que a gripe e pode durar de 2 a 4 dias. 

Existem outras doenças que podem ser confundidas com a influenza? Sim, além do resfriado comum, a rinite alérgica é uma das doenças que mais se confundem com a gripe. 

Qual o agente causador da influenza humana? Um vírus. São conhecidos 3 tipos de vírus da influenza: A, B e C. Esses vírus são altamente transmissíveis e podem sofrer mutações (transformações em sua estrutura genética), sendo que o tipo A é mais mutável que o B e este mais mutável que o tipo C. Os tipos A e B causam maior morbidade (doença) e mortalidade (mortes) que o tipo C. Geralmente as epidemias e pandemias (epidemia em vários países) estão associadas ao vírus do tipo A. O tipo C não tem importância clínica nem epidemiológica. 

Como a influenza humana é transmitida?  Pode ser transmitida: 
- de forma direta:, através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar, ou tossir; ou 
- de forma indireta: por meio das mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carrear o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos. 
A transmissão direta inter-humana (ou seja, de pessoa-a-pessoa). 

Transmissibilidade? O período que uma pessoa pode transmitir a doença (transmissibilidade) é de 2 dias antes até 5 dias após o início dos sintomas. 

Quais são os sintomas da influenza humana?  Os primeiros sintomas costumam aparecer cerca de 24 horas depois do contágio, e podem ser:  febre geralmente (>38ºC);  dor de cabeça; dor nos músculos; calafrios; prostração (fraqueza); tosse seca; dor de garganta; espirros e coriza.
Podem apresentar ainda pele quente e úmida, olhos hiperemiados (avermelhados) e lacrimejantes. As crianças podem apresentar também febre mais alta, aumento de linfonodos cervicais (gânglios no pescoço), diarreia e vômitos.

CUIDADOS: lavar as mãos com água e sabão principalmente após tossir, espirar ou usar banheiro, e antes de comer e tocar a boca e os olhos.

Cientistas descobrem mutação genética que protege do Alzheimer


A descoberta poderá dar origem a novos tratamentos para a doença. Pesquisadores identificaram uma mutação genética que oferece uma proteção contra o Mal de Alzheimer, o que poderia dar origem a novos tratamentos, indica um estudo publicado nesta quinta-feira (12).
Segundo a pesquisa, publicada na revista científica britânica "Nature", a análise do genoma de 1.795 islandeses evidenciou uma mutação do precursor da proteína beta-amiloide (APP), habitualmente associada ao desenvolvimento do mal de Alzheimer, em uma pessoa a cada 100.
A mutação, que é ainda menos frequente na América do Norte, onde apenas uma em cada 10 mil pessoas a apresenta, traduz-se em uma redução de quase 40% na produção da proteína beta-amiloide, característica da doença.
Comparando as pessoas com mais de 85 anos portadoras de Alzheimer às que não têm a doença, o pesquisador Kari Stefansson, da empresa deCODE Genetics, e seus colegas mostraram o efeito "protetor" da mutação no segundo grupo, menos afetado pelo declive cognitivo ligado à idade.
Até agora, as mutações do gene APP estavam relacionadas a formas precoces e familiares da doença, mas não às mais tardias, muito mais usuais, assinala a revista.
"Esta mutação poderia, potencialmente, representar um objetivo para encontrar tratamentos e prevenir o mal de Alzheimer", assinala a "Nature" no resumo do trabalho.
A doença neurodegenerativa, sem cura, costuma surgir após os 60 anos, e afeta 5% da população nessa faixa etária, frequência que alcança os 25% entre os indivíduos com mais de 90 anos.
Entre os autores do estudo está um pesquisador que trabalha para a empresa americana Genentech.

Publicado em 12/07/2012, às 15h43/AFP

Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS