segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

João não era Elias

JOÃO era ELIAS?

Queridos.

Certa ocasião alguém me perguntou se João era Elias. Respondi que não, e que essa teoria é espírita. E expliquei, que a falta de conhecimento bíblico tem levado algumas pessoas a creem que João era a encarnação de ELIAS.

O nome de Elias é um composto das palavras EL (Deus), e IAS (YHVH), que é a raiz para as palavras anunciador, mensageiro, comunicador. Logo podemos dizer que ELIAS, significa o Comunicador de Deus, o Mensageiro de Deus etc.

Dentre os profetas de Israel, Elias foi o mais respeitado. O seu trabalho de anunciar as verdades de Deus, foi tido como algo sucessivo no meio do povo O nome Elias era empregado como título para aqueles que traziam a verdadeira mensagem de YHVH; Assim como houve vários homens que receberam o título de Faraó, Herodes, Cesar. 

Alguns foram chamados de ELIAS, porque apresentavam as mesmas características. O texto de 2º Rs.2,11, revela que Elias ia “andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho”.

O texto aniquila a possibilidade de João ser a reencarnação de Elias, pois ele não morreu, mas arrebatado por Deus. A Bíblia revela que Deus vai enviar Elias a terra na função de TESTEMUNHA como relata o texto de Ap.11.

Em Cristo devemos ter as mesmas características de ELIAS, ser testemunhas, para anunciar o Evangelho, o amor de Deus. No texto de João 1,13-17, entende-se que o nascer no espírito de Elias, significa, nascer com as mesmas características dele.

Em 2º Rs.2, 15. Revela que Eliseu continuou com as mesmas características de Elias; Jesus foi comparado com Elias no relato de Mt.16,13-14.

O Evangelho revela que João, preparou o caminho para o Messias (a função de Elias). João foi comparado com o profeta Elias, isto era costume na cultura judaica, assim como Jesus foi chamado de FILHO DE DAVI. João não foi a encarnação de Elias, mas o Elias de Deus: o mensageiro.


SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração

SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração : ACONTECEU – O Rev. Pinho Borges participou das Comemorações dos 26 Anos do Jardim de...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS