sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Autoatendimento. Presença de um funcionário


Autoatendimento. Presença de um funcionário
REPRODUÇÃO – “O Projeto de Lei 4341/21 torna obrigatória a presença de um funcionário, além do autoatendimento, nos estabelecimentos públicos e privados que atendam a população. 
Autoatendimento, segundo o texto, é o atendimento em que o usuário do serviço realiza o serviço de maneira autônoma, sem o auxílio de terceiros. 
Autor da proposta em análise na Câmara, o deputado Nereu Crispim (PSL-RS) argumenta que o projeto protege o consumidor, principalmente os idosos, garantindo que sempre haja ao menos um atendente para auxiliar os clientes. “Clientes e usuários, idosos principalmente, encontram dificuldades como ler e entender o conteúdo das telas dos locais de autoatendimento, assim como em outras ferramentas disponíveis pelos estabelecimentos, fazendo com que necessitem da presença de um funcionário para auxiliá-los”, afirma. “Ademais, sentem-se inseguros tanto na forma de utilizarem os canais de autoatendimento quanto nos resultados efetivos de suas operações”, completa. 
Caso aprovada, a lei entrará em vigor 180 dias após sua publicação. Tramitação –  A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Reportagem – Lara Haje/Edição – Natalia Doederlein/Fonte: Agência Câmara de Notícias

Pobres e Ricos


Pobres e Ricos
Texto: Tg.1:9-11: O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade, e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva. Porque o sol se levanta com seu ardente calor, e a erva seca, e a sua flor cai, e desaparece a formosura do seu aspecto; assim também se murchará o rico em seus caminhos.

Queridos. No v.9, Tiago fala da pobreza como a maior das provações. O termo “irmão” aqui mostra a condição de humildade, aponta para os cristãos de pouca condição financeira.

Nesta época houve uma grande fome (At.11:28-29) e os cristãos, por serem cristãos, sofreram muito mais por não se misturar nos atos imorais. Pela fé pertencemos ao reino celestial, “pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo (Fp.3:20). A dignidade inclui a alegria do status espiritual e a esperança de participar do reino. É nessa combinação do status atual com a herança futura que Tiago destaca a dignidade (Tg.2:5). Dignidade é a qualidade moral; consciência do próprio valor; honra.

No v.10, Tiago trata de ricos e pobres. Que não devemos olhar para a realidade física, material, mas devemos olhar na direção dos valores espirituais interiores. O contraste entre “pobre” e “ricos” se desenvolveu no Antigo Testamento. Pobre era igual a aflito e humilde e rico era igual a opressão etc.

No Cântico de Maria, Deus exalta o pobre e julga o rico como lemos em Lc 1,52-53 - Derruba do seu trono os poderosos e exalta os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos”.

Estes elementos da tradição encontramos em Tiago. Destacamos aqui 4 pontos:

1 - Deus tem cuidado especiais com os pobres, oprimidos e rejeitados (Sl.68:5 e Dt.10:18).

2 - O povo de Deus deve cuidar dos pobres. (Am.2:6-7).

3 - Identifica o pobre como piedoso, justo (SL.10; 37:17-18; Is.29:19).

4 - Os ricos são identificados como perversos.

Verifica-se que o próprio Jesus influenciou a Tiago nesse assunto (Tg.2-5/Lc.6:20b).  Relembra os profetas (Tg. 5,1-6). Não condena os ricos por serem ricos, mas pelo que fazem. Devemos nos lembrar que a única base de confiança tanto para pobres ou para ricos está em Jesus.

V.11 – Em Isaías 40:6-7 lemos: “Uma voz diz: Clama; e alguém pergunta: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do Senhor”. Na verdade, o povo é erva;

Isaías 40:6,7 A palavra Passará do versículo 10, significa, uma ação repentina da natureza. Como uma flor murchando debaixo do calor do sol ARDENTE como no deserto (Os.13:15). Esta comparação com a planta é resumida no v.11. MUCHAR significa morrer. Caminhos não tem significado de vida, mas de jornada.

Boletos. Cuidados com os vencimentos

Esta matéria aborda uma importante questão sobre o vencimento de boletos em dias que coincidem com finais de semana ou feriados. Ela explica...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS