sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Autoatendimento. Presença de um funcionário


Autoatendimento. Presença de um funcionário
REPRODUÇÃO – “O Projeto de Lei 4341/21 torna obrigatória a presença de um funcionário, além do autoatendimento, nos estabelecimentos públicos e privados que atendam a população. 
Autoatendimento, segundo o texto, é o atendimento em que o usuário do serviço realiza o serviço de maneira autônoma, sem o auxílio de terceiros. 
Autor da proposta em análise na Câmara, o deputado Nereu Crispim (PSL-RS) argumenta que o projeto protege o consumidor, principalmente os idosos, garantindo que sempre haja ao menos um atendente para auxiliar os clientes. “Clientes e usuários, idosos principalmente, encontram dificuldades como ler e entender o conteúdo das telas dos locais de autoatendimento, assim como em outras ferramentas disponíveis pelos estabelecimentos, fazendo com que necessitem da presença de um funcionário para auxiliá-los”, afirma. “Ademais, sentem-se inseguros tanto na forma de utilizarem os canais de autoatendimento quanto nos resultados efetivos de suas operações”, completa. 
Caso aprovada, a lei entrará em vigor 180 dias após sua publicação. Tramitação –  A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Reportagem – Lara Haje/Edição – Natalia Doederlein/Fonte: Agência Câmara de Notícias

Pobres e Ricos


Pobres e Ricos
Texto: Tg.1:9-11: O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade, e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva. Porque o sol se levanta com seu ardente calor, e a erva seca, e a sua flor cai, e desaparece a formosura do seu aspecto; assim também se murchará o rico em seus caminhos.

Queridos. No v.9, Tiago fala da pobreza como a maior das provações. O termo “irmão” aqui mostra a condição de humildade, aponta para os cristãos de pouca condição financeira.

Nesta época houve uma grande fome (At.11:28-29) e os cristãos, por serem cristãos, sofreram muito mais por não se misturar nos atos imorais. Pela fé pertencemos ao reino celestial, “pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo (Fp.3:20). A dignidade inclui a alegria do status espiritual e a esperança de participar do reino. É nessa combinação do status atual com a herança futura que Tiago destaca a dignidade (Tg.2:5). Dignidade é a qualidade moral; consciência do próprio valor; honra.

No v.10, Tiago trata de ricos e pobres. Que não devemos olhar para a realidade física, material, mas devemos olhar na direção dos valores espirituais interiores. O contraste entre “pobre” e “ricos” se desenvolveu no Antigo Testamento. Pobre era igual a aflito e humilde e rico era igual a opressão etc.

No Cântico de Maria, Deus exalta o pobre e julga o rico como lemos em Lc 1,52-53 - Derruba do seu trono os poderosos e exalta os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos”.

Estes elementos da tradição encontramos em Tiago. Destacamos aqui 4 pontos:

1 - Deus tem cuidado especiais com os pobres, oprimidos e rejeitados (Sl.68:5 e Dt.10:18).

2 - O povo de Deus deve cuidar dos pobres. (Am.2:6-7).

3 - Identifica o pobre como piedoso, justo (SL.10; 37:17-18; Is.29:19).

4 - Os ricos são identificados como perversos.

Verifica-se que o próprio Jesus influenciou a Tiago nesse assunto (Tg.2-5/Lc.6:20b).  Relembra os profetas (Tg. 5,1-6). Não condena os ricos por serem ricos, mas pelo que fazem. Devemos nos lembrar que a única base de confiança tanto para pobres ou para ricos está em Jesus.

V.11 – Em Isaías 40:6-7 lemos: “Uma voz diz: Clama; e alguém pergunta: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do Senhor”. Na verdade, o povo é erva;

Isaías 40:6,7 A palavra Passará do versículo 10, significa, uma ação repentina da natureza. Como uma flor murchando debaixo do calor do sol ARDENTE como no deserto (Os.13:15). Esta comparação com a planta é resumida no v.11. MUCHAR significa morrer. Caminhos não tem significado de vida, mas de jornada.

Repapi Feliz Idade em Ação

Repapi Feliz Idade promove evento para idosos na Igreja Presbiteriana de Vila Industrial. No dia 22 de março de 2025, a Repapi Feliz Idade d...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS