terça-feira, 29 de março de 2022

Praticando a Palavra

Tiago. 1:21-24. 

V.21 - Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.

Despojando é igual a rejeitado. É o ato usado de retirar a roupa. Espiritualmente significa LIVRAR-SE dos empecilhos da vida espiritual.

Impurezas. Assim como a roupa fica suja, o caráter humano é manchado pelo pecado. Roupa suja tem mau cheiro, por isso devemos nos livrar das impurezas.

Acúmulo de maldade. É excesso de iniquidade; o pecador cobre-se de maldade.

Acolhei com... de que maneira? Eliminando a malícia e acolhendo a palavra.

Aqui temos uma metáfora agrícola a palavra implantada. Deus enxerta sua palavra em nossas almas. A planta lança raízes e se propaga e ao se espalhar cativa o ser por inteiro de maneira que a alma é transformada.

Implantada ou enxertada. Quando Cristo se apossa de nosso ser, forma em nós uma nova modalidade  de vida (Fl.1,21), a minha vida não é mais nossa(Gl.2:20).                   

V.22 - Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Praticante da Palavra - Praticar a Palavra edifica no crente um alicerce que jamais será abalado, porque se trata da ação do Espírito de Cristo em nós, tornando todas as virtudes que possuímos em fruto do espírito. “Pôr em prática tudo que é ordenado”.

Ouvintes - Não é só ouvir, mas obedecer a Palavra, tornando-nos privilegiados.

Enganando-vos a vós mesmo - Devemos conhecer a Bíblia, mas temos que aplicar a sua mensagem a vida diária. Aqueles que ouvem a Palavra, mas não prática é porque está cheio de si e desconhece a dedicação a Cristo que cada um devemos ter.

v.23 - Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural;

Rosto natural - Esta ideia está ligada com aqueles que passam diante do espelho rapidamente, apenas olha-se. Quem não pratica a Palavra de Deus e como quem passa rapidamente pelo espelho.

Contemplar - Aqui é a ideia de olhar sem muita importância, não faz grande casos das coisas.

Espelho - Na época não era polido como hoje e assim não mostrava os defeitos nas os outros viam os seus defeitos

         

v.24 - pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.

Esquecer - Metaforicamente se refere a quem trata a religião cristã como dever social, curiosidade ou obrigação, ou crer em um credo pensando que é suficiente.

O homem que se viu no espelho, esquece o que viu e ignora a necessidade do crescimento espiritual. Professa, crer na inspiração das Escrituras e na validade da missão salvadora de Cristo, mas não leva a sério estas realidades.

 

 


SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração

SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração : ACONTECEU – O Rev. Pinho Borges participou das Comemorações dos 26 Anos do Jardim de...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS