quarta-feira, 14 de setembro de 2011

CURITIBA: Bairros mais seguros com ajuda de idosos.

Participação das pessoas idosas nos Conselhos de Segurança tem ajudado a policia em Curitiba, no Paraná à prevenir e combater a violência. Os Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGS) nos bairros de Curitiba tem recebido cada vez mais apoio das pessoas idosas. Com tempo livre, em virtude da aposentadoria aliado a vontade de colaborar e experiência, os idosos estão sendo requisitados para ajudar a comunidade a enfrentar a violência provocada pela ausência de módulos policiais.
No CONSEG do Jardim das Américas, tem atualmente, quase toda a diretoria é formada por pessoas idosas, são cinco membros com mais de 60 anos e dois com 57 e todos são voluntários. “Se não houver comprometimento, as coisas não acontecem. O trabalho não tem remuneração e toma tempo”, diz um dos conselheiros.
A coordenadora estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança do Paraná, Michelle Lourenço Cabral, destaca a disponibilidade de tempo como um bom motivo para que os idosos tomem a frente em tais atividades. Além de outros fatores como: prática a experiência adquirida, conhecimento da região por morar mais tempo no bairro.
Segundo a voluntária Arlinda Messias dos Santos, de 75 anos, a importância dada pelo idoso à instituição familiar é um “algo a mais” que ajuda os demais membros, mais jovens ou na meia idade, a enxergar a importância de um trabalho integrado. Quero mostrar que ainda é possível fazer muita coisa. Ela, recomenda a participação nos CONSEGS como uma forma de perder a sensação de vulnerabilidade que impede a muitos idosos de terem uma vida social. “ O medo de ser assaltado, só se perde quando se luta por mais segurança”, diz.


PRÓXIMO WORKSHOP - CUIABÁ

Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS