terça-feira, 8 de março de 2022

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher 

Texto: Gn. 1,27: “Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher “(VTLH)

A história social criou o conceito de que o homem deve ser o provedor. E para muitas mulheres isso é machismo em alto grau. Ao longo dos anos o pensamento conservador colocou a mulher como inferior ao homem.

Um exemplo disso era que no passado os reis podias ter quantas mulheres quisesse. Pensamento desta natureza levou Moises a pensar como seria a nova sociedade hebraica pós êxodo.

O 4º mandamento coloca o homem e a mulher na mesma posição porque as diferenças físicas e naturais não são para separar homem e mulher, mas para complemento da vontade de Deus que é a preservação da raça humana.

O texto de Genesis 1,27 revela a igualdade diante de Deus e diante dos homens; onde um pode aperfeiçoar o outro através do amor; ou um pode ser instrumento de salvação para o outro.

Nos 400 anos de cativeiro no Egito, o povo hebreu, colocou em prática a dominação da mulher; o famoso quem manda em casa é o homem.

Na pirâmide familiar estava o pai, a mãe, os filhos e as filhas.

Genesis 2,18 diz “Depois o Senhor disse: Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade”.

Mas no Genesis 3,16 Deus já tinha dito para a mulher: Vou aumentar o seu sofrimento na gravidez, e com muita dor você dará à luz filhos. Apesar disso, você terá desejo de estar com o seu marido, e ele a dominará”.

Entre estes dois versículos os homens fizeram opção pelo segundo apesar de outros versículos exaltarem a mulher.

Como a Bíblia não esconde nada ela mostra as atitudes servis e direitos limitados das mulheres; nem eram contadas com registra Mateus 14,21 – “Os que comeram foram mais ou menos cinco mil homens, sem contar as mulheres e as crianças.”

Quando Deus entregou o 4º mandamento não fora só para combater o pecado, mas apresentar a igualdade da mulher no lar e na sociedade.

É verdade que no princípio o homem ficou com a chefia da família, mas com o passar dos anos a esposa passou a reconhecê-lo como seu senhor. Além de mantenedor é ele que educa os filhos homens; que controla a liberdade das filhas e cuida da vida das crianças.

Nesta visão do papel do homem cabe a mulher apenas a função de mãe.

Ainda hoje a posição da mulher nas culturas sociais é de desigualdade; os salários são desiguais; há dificuldades na área educacional; participação mínima na vida pública etc.

Chega-se ao extremo de transformar a mulher em objeto de consumo e de exploração. Na pirâmide familiar a mulher é maltratada, humilhada e morta, reproduzindo ainda hoje a mentalidade do Faraó.

Até pouco tempo era obrigada a perder o sobrenome, como perda da própria identidade, para assumir a identidade do marido.

Pior é que o índice maior de desrespeito a mulher não é fora de casa, mas no ambiente do lar; desrespeito este que é fruto de uma submissão imposta pelo homem ao longo dos anos colocando-a em grau de inferioridade.

É importante hoje, Dia Internacional da Mulher, que possamos refletir sobre o papel e a função que Deus e não o homem deu a mulher.

A Bíblia ensina que a mulher deve buscar os seus os seus direitos, como fizeram as filhas de Zelofeade (Nm.27,1-8)

Numa sociedade ocidental tão machista é bom lembrar o que a Bíblia ensina aos homens a respeito das mulheres (1º Pe 3, 7), Amor (Ef 5,25), Consideração (Gn 2, 23 e Mt 19, 5), e Fidelidade (Pv 5,19).

No dia Internacional da Mulher é bom refletir sobre o papel da mulher no lar, na igreja, no trabalho e na sociedade.

Mulheres. Lembrem-se.

Foste criada para ser companheira, ajudadora e não escrava do homem.

Cristo lhes tornou Igreja; sem distinção de sexo, isto é, vários membros de um único corpo.


A Vitória da Vida na Celebração da Páscoa

Celebremos a maior verdade da nossa fé: a Páscoa, a vitória definitiva da vida sobre a morte. A celebração da Páscoa é o coração da nossa fé...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS