quarta-feira, 22 de março de 2023

Três coisas que precisamos ter

Três coisas que o crente precisa ter.

Texto: 1 Co.13.13 - Mas agora permanecem estas três: a , a esperança, o amor; porém a maior destas é o amor.

Queridos. Há três coisas que precisamos conhecer: a Bíblia, Deus, e o homem. Há três coisas em que precisamos crer: a existência do pecado, em Jesus Cristo, a na vida eterna. Há três coisas que precisamos ter: fé, esperança e amor.

1- O que é a fé? - Hebreus 11, diz que a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela Palavra de Deus. Mas, sem fé é impossível agradar a Deus.

Para nós, filhos de Deus, a Fé inclui:

- Conhecimento da Palavra de Deus;

- Aceitação das suas afirmações como verdades eternas;

- e, apropriação das suas promessas.

Para entendermos a palavra de Deus não precisamos de lógica, nem de inteligência, precisamos é de fé.

2) Como nasce a fé? Não podemos ter fé, só porque queremos, ou fazemos esforço para tê-la.  A Fé é uma dádiva de Deus para aqueles que acreditam e aceitaram o projeto de vida oferecido por Jesus. Lembre-se. O homem não recebe coisa alguma, se lhe não for dada do céu.

3) Como podemos receber o dom da fé?  Através da leitura diária da Palavra de Deus, da meditação e aplicação na vida das verdades reveladas.

A FÉ nos leva a crer.

a)   Que a Bíblia é a Palavra de Deus. Completa, infalível, inspirada e única;

b)   Que Jesus Cristo é o Deus eterno. É com essa fé, que devemos viver o nosso dia a dia.

c)   Que é impossível agradar a Deus, desde que constantemente o busquemos.  

2 – ESPERANÇA - A palavra esperança tem, aqui, os seguintes sentidos:

1) Esperança no cumprimento das verdades da Bíblia.

2) Esperança na graça, na misericórdia e no plano de Deus para a nossa vida.

3) Esperança que os bens e as bençãos que Deus reservou para nós um dia serão entregues. Mesmo durante os sofrimentos, e as dificuldades.

Esta esperança é uma expressão da nossa fé. O mundo não compreende a nossa esperança, porque não crer, e não têm fé. A nossa esperança é diferente, pois é baseada na fé.

 Em que temos esperança?

1 - Em que temos esperança? Na vontade de Deus - Deus tem um propósito para cada um de nós, e a Sua vontade será cumprida, pois ela é completa, absoluta e boa.

Então, o que é a vontade de Deus? É aquilo que Deus planeja, deseja, determina ou sente prazer que aconteça na nossa vida. Tudo o que vem de Deus é bom.

2 - Em que temos esperança? Na justiça de Deus - Deus não concorda com o pecado, com a ilegalidade ou com a parcialidade. Por isso que esperamos na retidão e justiça de Deus, no Seu julgamento justo e imparcial.

3 - Em que temos esperança? No amor de Deus - Se esperássemos só na vontade de Deus e na Sua justiça de Deus, a nossa relação com Ele não poderia ser considerada relação pai/filho.

Sabemos que Deus é amor. O seu amor é puro. Ele ama a todos por igual. Não ama mais a uns do que a outros. Ele ama constantemente.

Quais os resultados da esperança? - adquirimos 3 qualidades essenciais para a nossa vida cristã.

  • 1ª. Paciência - Quando esperamos na vontade de Deus, dando tempo a que ela seja realizada na nossa vida, Deus nos dá paciência para suportarmos tudo; para termos uma vida cheia de sucesso. A paciência é a virtude mais necessária que precisamos ter.
  • 2ª Humildade - Esperando na justiça de Deus, nos tornamos humildes, no sentido mais profundo da palavra. A humildade está relacionada com o reconhecimento da autoridade de Deus.
  • 3ª Certeza - Ao esperarmos no amor de Deus, recebemos a certeza do Seu amor. Recebemos o perdão dos pecados, estabilidade na vida, paz de espírito. Nada poderá destruir tal segurança ou certeza.

 

3 - AMOR - A fé e a esperança são completadas pelo amor. O texto de 1ª Co. 13, é chamado de o capítulo do amor.

Os três primeiros versículos indicam claramente a que se assemelha a vida espiritual sem amor. Se eu:

- Falasse as línguas dos homens e dos anjos...

- Tivesse o dom de profetizar e conhecer todos os mistérios e toda a ciência.

- Tivesse tamanha fé ao ponto de transportar montes;

- Distribuísse todos os meus bens entre os pobres, e entregasse o meu próprio corpo para ser queimado.

Não são todas estas boas qualidades que desejamos ter como cristão? Tais qualidades que além de boas, são nobres e corajosas, dignas de um cristão.

Mas... a condição é ter amor:

a) Pois, é possível praticar o que está escrito nos 3 primeiros versículos do capítulo 13, sem ser conduzido pelo amor. O sentido do dever, e da responsabilidade pode nos levar a atuar dessa maneira.

A fé que consegue mover montanhas pode ser uma fé fria, sem amor.

b) Então o que acontece se não tiver amor? Serei como o metal que soa, ou como o sino que tine. Nada serei. Nada disso me aproveitará.

O Aspecto Prático do Amor

a) O amor esforça-se em compreender os outros - A compreensão é a chave para a solução de todas as barreiras, e dificuldades de contacto entre as pessoas.

b) O amor cria em si uma atitude de perdão - O amor de Cristo é perdoador. Temos, agora, a responsabilidade de perdoar aos outros. Quem pode dizer que ama, se não perdoa?

Como pode perdoar se não ama?

Mais do que perdoar, precisamos de ter um coração humilde ao conceder o perdão.

c) O amor nos leva a ser um ajudador – Por essa razão Jesus lavou os pés dos discípulos. Para nos dar o exemplo de servir. Falar de amor não é suficiente, temos de agir, servindo uns aos outros.

Queridos. Quero concluir dizendo que há Três coisas que precisamos ter: fé, esperança e amor; porém a maior destas é o amor.

 

 

 


JOÃO 3.16 – Jônathas Braga


JOÃO 3.16 – Jônathas Braga: JOÃO 3.16 Por que Deus amou o mundo não entendo. Os homens são tão maus e tão perversos Que sua iniquidade é um mal tremendo E longe do Senhor vivem dispersos. Porém sei que este amor de tal maneira Aos homens fez sentir o seu poder Que deu ao Unigênito a primeira E mais preciosa dádiva a saber. E Jesus sofreu …

Marcação de assento em voos poderá ser gratuita.


Marcação de assento em voos poderá ser gratuita.: REPRODUÇÃO – “Projeto concede marcação de assento gratuita em voos para idosos, gestantes e pessoas com deficiência, Lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos também serão beneficiados, caso proposta seja aprovada. O Projeto de Lei 707/23, obriga as companhias aéreas a disponibilizar marcação de assento gratuito nos voos nacionais, a partir de 72 horas …

Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS