sexta-feira, 25 de março de 2022

Origem do bem

Texto: “Não erreis, meus amados irmãos. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. (Tg 1:16,17)

Queridos. É comum as pessoas quando erram dizer que foi a vontade de Deus. Atribuir a Deus o intento maligno de tentar as pessoas é erro. Por isso, Tiago alerta para não sermos enganados nesta questão. Ele, está dizendo com outras palavras que não aceita esta idéia, embora tenha sido ensinada nas sinagogas, porém todo bem vem de Deus, mas todo mal vem da depravação humana.

Tiago mostra tinha uma preocupação com os irmãos em Cristo, por isso não os repreendiam para não os ferir, mas os exortavam para que fossem ajudados; haviam caído em alguns erros doutrinários e práticos, mas ele acreditava na genuinidade da fé deles.

As colocações de Tiago quanto ao....

DOM - Tiago enfatiza que o dom vem de Deus, ele é o autor de todo bem-estar quer seja físico ou espiritual. Vem como graça espontânea, não sendo algo merecido pelo homem. Esta graça culmina em Cristo, o Redentor do Povo Eleito.

BOA - Em Deus as coisas são boas, são beneficentes, curativas e abençoadas. É o contraste dos resultados deprimentes do pecado e da concupiscência que são produtos da natureza decaída dos homens. Os dons são bons para essa vida e para a vida futura porque a vida eterna é o maior deles.

PERFEITO - É algo sem defeito, é totalmente agradável, sem mistura. Na perfeição de Deus não há lugar para idéias maléficas. Este versículo faz o contraste entre a fonte do bem e a do mau; segundo Tiago uma é Deus e a outra é a concupiscência humana.

É LÁ DO ALTO - Em lugar de: “é lá de Deus” Tiago evitou usar o nome Deus. É o mesmo de Reino dos céus em lugar de Reino de Deus, usado por Mateus.

PAI DAS LUZES - Significa Criador. Pai no sentido de criador, gerador. É uma expressão relacionada com os astros celestes (Rm. 1:20). Em seu poder Ele é capaz de tudo para nosso desenvolvimento espiritual e bem-estar geral. Ele criou os corpos celestes (Sl. 136:7 e Jr.4:23). O fato de ter criados os luminares, faz-nos lembrar que Ele está interessado em iluminar os homens não só materialmente, mas espiritualmente também.

EM QUEM NÃO PODE HAVER VARIAÇÃO - Não pode haver mudança. Embora os corpos celestes mudem de lugar em Deus não há mudanças, pois sendo fonte do bem não pode produzir o mal.

SOMBRAS - Não há em Deus qualquer indício de duplicidade e muito menos de praticar o bem e o mal. O sol reflete os seus raios e projeta sombras, que vai mudando de acordo com a posição do sol. Em Deus não há essa variação de bem, mal, bem, mal, bem (Ml.3:6).

Queridos a lição que aprendemos deste ensino de Tiago é a mutabilidade da natureza e a imutabilidade dos propósitos de Deus.

22 de abril – Homenagem: Descobrimento do Brasil

22 de abril – Homenagem: Descobrimento do Brasil : Nas terras de vastidão sem fim, O sol brilha sobre o verde sem igual, Terra de encantos m...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS