segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Cuidados com os dentes

Cuidados com os dentes:

CUIDADOS COM OS DENTES[1] – “E cessarem os moedores, por já serem poucos”. Todos precisam saber que os dentes não caem por conta do envelhecimento.

Cessar os moedores representa a diminuição da arcada dentária criando dificuldade no mastigar. Embora a população idosa seja a que apresenta a maior proporção de tecidos moles que alinhado a outros fatores como a piorreia, levam os dentes a caírem. Não se pode absolutizar que a perda dos dentes seja um mau da velhice.

A ciência odontológica não associa a perda dos dentes ao envelhecimento, mas no dia a dia os consultórios odontológicos são frequentados por pessoas idosas em busca de uma melhor dentição. Segundo estudo da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, 64% da faixa entre 65 e 74 anos da população paulista é desdentada. Para muitos idosos da classe pobre a extração do dente é a “melhor solução”, pois elimina dois problemas: a dor presente e futuros gastos com tratamento. Em sua maioria os dentes caem não é só por conta da idade, mas por falta de conservação ou doenças crônicas, como diabete, que possibilitam o surgimento de doenças periodontais, a partir da inflamação das gengivas levando à perda dos dentes. Lembre-se não há idade para cuidar dos moedores.

(Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges.)

 


Renuncias e vida cristã

72 anos da SAF Tejipió


ACONTECEU – No sábado, dia 10 de setembro, a Secretaria Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil, esteve representada pelo Secretário Nacional, o Rev. Pinho Borges, no Culto de Ação e Graças, promovido pela Sociedade Auxiliadora Feminina da Igreja Presbiteriana de Tejipió em Recife/PE, em agradecimento à Deus pelos 72 anos de organização.

As comemorações aconteceram, nos dias 10 e 11 de setembro é foi o ministrante da Palavra do Senhor, o Rev. Alfredo Oliveira, pastor da Igreja Presbiteriana Memorial de Piedade em Jaboatão dos Guararapes/PE.

Na ocasião o Rev. Pinho Borges, saudou a SAF aniversariante, em nome do Supremo do Concílio da IPB, na qualidade de Secretário Nacional.


Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS