sábado, 25 de fevereiro de 2012

WORKSHOP EM PATROCÍNIO-MG

Cidade de Patrocínio, ao fundo a Serra do Cruzeiro
Patrocínio é uma cidade de Minas Gerais que tem uma população de 82.471 habitantes, dos quais 8.606 são idosos, sendo que 6 tem mais de 100 anos de idade. O município é  o principal centro econômico da microrregião, do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, e está localizado a 405 km de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais. 
Patrocínio tem uma extensão territorial é de 2.866,559 km², com altitude máxima de 1.258 metros, e está a 972 metros acima do nível do mar,
Patrocínio tornou-se é o maior produtor de café do Brasil. O clima no município é frio em julho e quente em fevereiro; com clima ameno durante os outros meses do ano. 
Curiosidade:No município existe uma cratera com 16 km de diâmetro que apresenta características que indicam um impacto de asteroide, mas não há estudos geológicos que confirmem esta possibilidade.


O Workshop de Patrocínio, aconteceu na Igreja Presbiteriana de Patrocínio, que é pastoreada pelo Rev. Cleverson Gilvan e teve a coordenação da fisioterapeuta Ana Rabelo. No município há cinco igrejas presbiterianas (4 na sede e 1 na região rural).


Participaram do evento irmãos das Igrejas Presbiterianas de Patrocínio, Getsêmani, Esmeril, Estrela do Sul, Patos de Minas, Coromandel, Morada Nova, Central de Vazante e Uberlândia. 

A participação no evento foi de 43% de pessoas entre 20/39,  29% com idade entre 40/60 anos, 27% com idade entre 60/69 e 1% com mais de 80 anos.
Revs: Demenval, Antonio e Cleverson

Contamos com a presença do Rev. Demerval Alves (Sec. Sinodal da Terceira Idade do Sínodo Triângulo Mineiro) e do Rev. Antonio Marques (Sec. Presbiterial da Terceira Idade do Presbitério Leste do Alto Paranaíba), Cleverson Gilvan (Sec. Presbiterial da Terceira Idade do Presbitério Alto Paranaíba).

  
Os trabalhos do Workshop teve início às 19h30min da sexta feira(24) com o Rev. Pinho Borges, Secretário Geral da Terceira Idade, apresentando a Palestra Magna do Workshop: 'Construindo a Rede Presbiteriana de Apoio à Pessoa Idosa'. Após o evento foi servido um lanche aos participantes.


Júnia e Sandra - Palestrantes
No sábado (26), os trabalhos começaram às 9h da manhã com a Oficina 'A Bíblia e o Envelhecimento', com o Rev. Pinho Borges. Após o intervalo a psicóloga Sandra apresentou a dinâmica: 'Construindo um mundo feliz'. No horário da tarde Aconteceu as oficinas " Relacionamento entre Jovens e Idosos" com o Sec. Geral e a oficina prática 'Musicalidade na Terceira Idade' com a palestrante Júnia. Foram distribuídos para os participantes exemplares do Estatuto do Idoso, Cartilha: REPAPI e CD-Legislação. 

No domingo (26), pela manhã, o Workshop é encerrado com a oficina: 'Envelhecimento: diga não aos mitos e preconceitos'. Que foi ministrada em classe única no horário da escola dominical quando também foi distribuído exemplares do Estatuto do Idoso e da cartilha REPAPI.  
Usando da palavra no momento final o Sec.Sinodal, Rev Demerval comentou o evento: "A Secretaria Geral do Trabalho da Terceira Idade foi a criação mais perfeita da Igreja Presbiteriana do Brasil no século XX, pois veio fechar uma grande lacuna no desenvolvimento da igreja local, pois os  idosos precisam de algo mais do que ficarem sentados nos bancos".
A passagem do Secretário Geral por Patrocínio terminou no domingo à noite com a ministração da palavra no Culto Vespertino da Igreja Presbiteriana do Bairro Constantino, que é pastoreada pelo Rev. Roberto Brasileiro.
O Secretário Geral, Rev. Pinho Borges agradece a acolhida dos irmãos de Patrocínio; a hospitalidade e hospedagem do Rev. Cleverson e Ana Rabelo; a fraternidade da família Brasileiro, através dos Pbs. Silas e Carlos Brasileiro. 
Você sabia que o Pb. Cilas Brasileiro (Dep. Federal/2003) foi o relator do Estatuto do Idoso?





Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS