quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Criação de Conselhos Municipais do Idoso é recomendada em PE.


Criação de Conselhos Municipais do Idoso é recomendada em PE.

Restaurando o Altar

Como Está o Teu Altar - Texto Bíblico: 1Reis 18.30-39 (FAZER LEITURA ALTERNADA)

Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do Senhor, que estava em ruínas.

Tomou doze pedras, segundo o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual viera a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome.

Com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois, fez um rego em redor do altar tão grande como para semear duas medidas de sementes.

Então, armou a lenha, dividiu o novilho em pedaços, pô-lo sobre a lenha e disse: Enchei de água quatro cântaros e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. Disse ainda: Fazei-o segunda vez; e o fizeram. Disse mais: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez.

De maneira que a água corria ao redor do altar; ele encheu também de água o rego.
No devido tempo, para se apresentar a oferta de manjares, aproximou-se o profeta Elias e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas.

Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, Senhor, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles.

Então, caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego.

O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!

Elias e os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal:

Elias convida o povo a tomar uma decisão. (1Rs 18.21 - Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu).

Ele desafia o povo a uma prova de fogo. (1Rs 18:22-24 - Então, disse Elias ao povo: Só eu fiquei dos profetas do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens. Deem-nos, pois, dois novilhos; escolham eles para si um dos novilhos e, dividindo-o em pedaços, o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo; eu prepararei o outro novilho, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo. Então, invocai o nome de vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por fogo esse é que é Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra).

 O que Elias fez: A primeira atitude de Elias foi RESTAURAR o altar. (v.30 Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do Senhor, que estava em ruínas). Á momento em nossa vida que precisamos consertá-la. Analise seu altar/vida. Como ele está? Quebrado, derrubado, destruído. Restaure.

Edificou o altar. (v.32 - Com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois, fez um rego em redor do altar tão grande como para semear duas medidas de sementes.). Compromisso. Com está teu compromisso com Deus?

Pós a lenha sobre o altar. (v.33 - Então, armou a lenha, dividiu o novilho em pedaços, pô-lo sobre a lenha). É hora de acender e o combustível foi a oração.

Precisamos manter o fogo do Espírito em nossa vida acesso e a lenha para isso é a ORAÇÃO. “O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã” (Lv 6.12,13).

– “Sem lenha, o fogo se apagará…” (Pv 26.20ª).

Ofereceu à vítima sobre o altar. (v.33 - Então, armou a lenha, dividiu o novilho em pedaços, pô-lo sobre a lenha). Sacrifício. Qual é a tua oferta? A Bíblia diz: “… ninguém aparecerá vazio perante mim.” (Êx 23.15).

Exemplos de sacrifícios:

1- Abraão ofereceu seu único filho em holocausto. (Gn 22.1-14).

2- Davi ofereceu sacrifício de valor. (2Sm 24.24).

3- A mulher pecadora levou um vaso de alabastro com unguento. (Lc 7.37,38).

4- A viúva pobre ofereceu tudo o que tinha. (Lc 21.1-4).

Jesus disse aos seus discípulos: “… Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo (sacrifício próprio), tome sobre si a sua cruz e siga-me.” (Mt 16.24).

Paulo adverte: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Hb 12.1).

Pós água sobre o altar. (vv.34,35 - e disse: Enchei de água quatro cântaros e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. Disse ainda: Fazei-o segunda vez; e o fizeram. Disse mais: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez.
De maneira que a água corria ao redor do altar; ele encheu também de água o rego
).

Purificação. A água ao redor do altar evitaria qualquer tipo de contaminação ou corrupção do sacrifício.

“Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.” (1Ts 4.7). “Portanto escrito está: sedes santos, porque eu sou santo.” (1Pe 1.16).

Quais são os meios de purificação? Destacamos apenas três.

1- A palavra de Deus. (Sl 119.9,11; Jo 15.3; Ef 5.26).

2- O sangue de Cristo. (1Jo 1.7; Hb 9.22).

3- A glória de Deus. (Êx 29.43).

6- Orou ao Senhor. (vv.36-38 - Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, Senhor, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles.

Então, caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego.

O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!). Confiança.

– “… a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tg 5.16c).

– “… tudo é possível ao que crê.” (Mc 9.23).

– “… se tiverdes fé… nada vos será impossível…” (Mt 17.20).

– “… se creres verás a glória de Deus.” (Jo 11.40).

Queridos, é preciso em Cristo, restaurar o nosso altar constantemente, se assim não procedermos será impossível ver a glória de Deus. Amém


Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS