quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Nem circuncisão...

Nem circuncisão, nem incircuncisão - Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor. Gl 5:6

Queridos. O apostolo Paulo agora apresenta a essência do evangelho, numa declaração completa do princípio da justificação pela fé. Até este ponto, Paulo está falando apenas para os Gálatas, ele os alertou sobre o que pareciam estar fazendo.

Paulo que desde o começo da carta usava o pronome da segunda pessoa do singular agora, muda o pronome muda para a primeira pessoa do plural "nós" que é colocado de modo enfático.

É como se Paulo estivesse dizendo: "nós, cristãos, não escolhemos o legalismo; esperamos na fé através do Espírito a plena realização da justiça de Deus". Cada palavra neste versículo é importante, exceto as palavras não teológicas.

Depois de "nós", a proeminência no texto grego, está em "através do Espírito". É um lembrete da graça eletiva de Deus na salvação.

Em seguida, vem a frase "pela fé". Essa é a palavra-chave e contrasta com a carne, como está reportado nos capítulos 3 e 4 aos Gálatas.

A circuncisão é da carne, já a fé precisa de uma abordagem totalmente diferente, pois o cristão "espera ansiosamente" pela plena realização de sua salvação. Ele não trabalha para isso, apenas espera por ela em Cristo Jesus.

No contexto, a justiça pela qual esperamos, não se refere a essa justiça imputada, não é uma justiça qualquer, mas a justiça alicerçada com a fé na morte de Cristo.

Para essa justiça real, o crente deve crescer e estar perfeitamente conformado na glória. É com a esperança naquilo que, embora certo, ainda não foi totalmente realizado. Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.


Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS