domingo, 3 de julho de 2022

IPB Calvário – São Luis/MA


IPB Calvário – São Luis/MA
ACONTECEU – Em parceria com o Presbitério de São Luis no Maranhão, a Secretaria Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil realizou um Encontro da Pessoa Idosa, nas instalações da Igreja Presbiteriana do Calvário em São Luis, que é pastoreada pelo Rev. João Eça. 
Na ocasião o Rev. Pinho Borges, ministrou a palestra: Estou envelhecendo: vivo bem apesar dos pesares.  Com base no texto do Salmo 102,3-9, mostrando que é necessário vencer a inatividade apesar dos pesares e limitações que o envelhecimento desenvolve. 
Os participantes receberam como brindes o kit Repapi (boné, caneta, Estatuto do Idoso). O Secretário Nacional, agradece ao Presbitério de São Luis, pela hospedagem e hospitalidade que recebeu do colendo Concilio na pessoa do Rev, Ismael Vilas Boas.



Capaz de amar

Capaz de amar.  Lucas 19, 28-44

Queridos. Com a chegada de Jesus a Jerusalém e os acontecimentos da semana pois havia chegado o fim da jornada que havia começado na Galileia.

Tudo converge para Jerusalém, pois é lá que vai irromper a salvação de Deus.

Em Jerusalém, Jesus vai realizar o ato enunciado em Nazaré: a sua entrega, do seu amor afirmado até à morte, vai nascer esse Reino de homens novos, livres, onde todos serão irmãos no amor; e, de Jerusalém, partirão as testemunhas de Jesus, a fim de que esse Reino se espalhe por toda a terra e seja acolhido no coração de todos os homens.

A doação da vida por Jesus tem de ser entendida no contexto daquilo que foi a sua vida. Desde o início, Jesus se apercebeu que o Pai O chamava a uma missão: anunciar a Boa Nova aos pobres, sarar os corações feridos, pôr em liberdade os oprimidos.

Para concretizar este projeto, Ele fez o bem, anunciou a chegada do reino de Deus cheio de vida, liberdade, paz e amor, que Deus é amor e não exclui os pecadores, nem marginaliza leprosos, paralíticos, cegos.

Ensinou que os pobres e os excluídos buscam mais a Deus; e avisou os “ricos”, que o egoísmo, o orgulho, a autossuficiência, conduz à morte.

Com esse projeto libertador Jesus entrou em choque com o mundo egoísta, e opressor; as autoridades religiosas e políticas se incomodaram com seus ensinos. Elas não estavam dispostas a renunciar o poder, o domínio, e os privilégios, a aceitar a proposta de Jesus.

Do ponto de vista humano, a morte de Jesus é a consequência do anúncio do Reino: resultou das tensões e resistências que a proposta do “Reino” provocou entre os dominadores.

Do ponto de vista espiritual a morte de Jesus é o culminar da sua vida marcada com sangue, daquilo que Jesus viveu.

Na cruz Jesus, fez nascer o Novo Homem, capaz de amar radicalmente e de doar a sua vida para o bem de todos. Que Deus nos ajudem a sermos esse o novo homem capaz de amar. Amém.

 


Repapi Feliz Idade em Ação

Repapi Feliz Idade promove evento para idosos na Igreja Presbiteriana de Vila Industrial. No dia 22 de março de 2025, a Repapi Feliz Idade d...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS