segunda-feira, 20 de junho de 2011

WORKSHOP EM SALVADOR - BA

O Secretário Geral da Terceira Idade, Rev. Pinho Borges, realizou o Workshop: Envelhecimento Consciente, na região conciliar do Sínodo da Bahia que é presidido pelo Rev. Vigor Almeida.
Salvador (fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos) é uma cidade brasileira, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. Os habitantes são chamados de soteropolitanos, gentílico criado a partir da tradução do nome da cidade para o grego: Soterópolis, ou seja, "cidade do Salvador", composto de Σωτήρ ("salvador") e πόλις ("cidade"). Salvador é uma metrópole nacional com mais de 2,6 milhões de habitantes, onde aproximadamente 10% são idosos segundo o IBGE.

Os trabalhos começaram no sábado pela manhã na Igreja Presbiteriana da Bahia, que está localizada em Salvador, com a oficina  A Igreja e o Direito da Pessoa Idosa  ministrada pelo Sgtti, ainda no horário da manha foi ministrada a oficina: Estatuto do Idoso e o Combate a Violência, pela assistente social (Ivone Simione). No período da tarde aconteceram as oficinas: a Necessidade do Cuidador (pela assistente social Lucy Luz) e Experiências Exitosas de Grupo de Idoso (pelo Rev. Pinho Borges). Participaram do eventos irmãos das igrejas de Periperi, da Bahia, de Cachoeira, de Aliança, de Dias D'Avila, de Santo Amaro e Pedinhas(Sergipe).

No domingo (19), o Sgtti, visitou a Igreja Presbiteriana do Portão, na cidade de Lauro de Freitas que é pastoreada pelo Rev. Renilson Cabral e ministrou a oficina: Abaixo o preconceito.
Lauro de Freitas é um município do estado da Bahia, compõe a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e faz parte do chamado "Litoral Norte". Segundo o IBGE, sua população é estimada em 156.936 habitantes espalhados em quase 60 km², resultando em aproximadamente 2,5 mil hab./km². O município é dono do segundo PIB que mais cresce no país.

No horário da noite o Sgtti, visitou a Igreja Presbiteriana de Periperi em Salvador, pastoreada pelo Rev. Vigor Almeida. Periperi é um bairro considerado como um símbolo do Subúrbio. Até 1960, a região era freqüentada por veranistas que buscavam um refúgio pacato para descansar. O nome é de origem indígena e está associado à multiplicação da planta junco em planície alagada. É possível chegar a Periperi através da Avenida Suburbana, pela BR 324 ou de trem, desfrutando de uma belíssima paisagem do Subúrbio e da Baía de Todos os Santos.
Agradecemos aos Revs Vigor e Renilsom pela hospitalidade e o apoio dado a SGTTI no Sínodo da Bahia.

Veja mais fotos:
https://picasaweb.google.com/109744098593714944104/SALVADOR?authkey=Gv1sRgCJuDwY_dl6ejKw#

Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS