sábado, 26 de fevereiro de 2022

Coroa da Vida

Coroa da Vida

Tiago. 1:12 - Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

Para o homem que enfrenta as tentações e as provas de forma correta há alegria aqui na terra e na eternidade. Em vida o homem pode se construir de valores genuínos buscando ser como um metal limpo, purificado de toda a escória. Quando isso acontece as debilidades do caráter são aniquiladas, suas faltas são lavadas, surgindo um caráter forte e puro. E, na vida futura receberá a Coroa da Vida; isto é mais que um pensamento.

No mundo antigo a coroa tinha pelo menos quatro significados simbólicos.

COROA DE FLORES - Esta coroa era símbolo de alegria e festa. Era utilizada nas comemorações, bodas e nas festas como registram Is.28:1-2 e Ct.3:11.

COROA DE OURO - Sinal de realeza para o rei ou autoridade como está no Sl 21:3 – “Pois vais ao seu encontro com as bênçãos de bondade; pões na sua cabeça uma coroa de ouro fino”.

COROA DE LOURO - Era dado ao vencedor dos jogos, o prêmio do atleta. Paulo se refere a ela em 2ªTm.4,8 – “Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”.

COROA DE HONRA - Simbolizava a dignidade. O pai podia dar uma coroa ao filho por ser obediente como lemos em Pv.1:9 –Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço”.

Aos sábios também eram concedidas uma coroa de honra como registra Pv.4, 5 e 9 “Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca... Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará”. Em Cristo Jesus não há preocupação com coroa, seja ela de flores, de ouro, de louro, de honra.

Porque em Cristo temos:

n Alegria. Como nenhuma pessoa pode ter, pois para nós a vida é uma festa.

n Realeza. Que muitos não compreendem, pois não importa as condições terrenas somos filho do Rei/Deus.

n Vitorioso. Enfrentando a vida e tudo que está à frente, com o triunfante poder da companhia de Cristo.

n Dignidade. Proveniente da consciência de que Deus nos considera através da morte de Jesus.

O que é coroa? é o símbolo do sucesso espiritual, dada pelo Rei/Deus a aquele que mesmo no sofrimento e tentações não perderam a fé.

O que é a coroa da vida? É a própria salvação, em si mesmo. Há uma nova classe de vida verdadeira em Jesus e com Ele entramos na vida abundante.

No texto em tela, Tiago, está dizendo: que se o cristão enfrentar as provas e as tentações, com firmeza em Cristo, a vida se torna uma coisa expendida como jamais fôra antes. Esta classe de vida não é física, mas espiritual, é vida eterna. Porque a vida eterna é a recompensa para os que Deus ama.

Queridos. Não devemos pensar que a vida eterna é uma recompensa por nossa fidelidade. Ao contemplamos o futuro eterno, recebemos de Deus forças para lutar contra as tentações provações. Lembre-se: a coroa da vida é a salvação em Cristo Jesus.

 

SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração

SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração : ACONTECEU – O Rev. Pinho Borges participou das Comemorações dos 26 Anos do Jardim de...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS