quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Prêmio Zilda Arns.


Prêmio Zilda Arns.

REPRODUÇÃO - Pessoas e entidades que defendem direitos dos idosos recebem prêmio Zilda Arns. Entre os agraciados estão duas entidades beneficentes e o padre Júlio Lancelotti, que atua junto a pessoas em situação de rua em São Paulo

Em cerimônia virtual, a 2ª Secretaria da Câmara dos Deputados entregou nesta quarta-feira (29) o prêmio Zilda Arns pela Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa. A escolha dos cinco premiados foi feita por um colegiado da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa.

Duas entidades beneficentes foram agraciadas, uma da Bahia e outra do Espírito Santo. A entidade filantrópica Obras Sociais Irmã Dulce abriga um dos maiores complexos de saúde integralmente SUS do país, com cerca de 4,5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano, entre idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pacientes sociais, pessoas em situação de rua, usuários de substâncias psicoativas e crianças e adolescentes em situação de risco social. Já a Sociedade Cultural e Beneficente Monsenhor Alonso, do Espírito Santo, é uma casa de repouso de idosos que exerce ação de proteção e abrigo a moradores de rua na cidade de Vitória.

O administrador do centro de acolhida, padre Reuber Cogo Daltio, recebeu a premiação. “Isso aqui é um trabalho de várias mãos, não só de quem faz a gestão do lar, mas é de cada colaborador. Os nossos funcionários são muito queridos porque eles estão aqui conosco quase há dez anos, desde o início da fundação, e passaram por aqui e ainda estão conosco porque fazem esse trabalho com carinho, com amor, com dedicação, dando parte da sua vida nesse empreendimento”, disse.

A Sociedade Cultural e Beneficente Monsenhor Alonso é uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI). As ILPIs são instituições, governamentais ou não, de caráter residencial e destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com 60 anos de idade ou mais.

A líder da frente nacional que defende esses institutos também foi agraciada (Frente Nacional de Reforços às ILPIs). É a médica geriatra mineira Karla Giacomin, coordenadora da política de saúde de Belo Horizonte e também consultora da Organização Mundial da Saúde, além de vice-presidente do Centro Internacional de Longevidade. Giacomin dedicou o prêmio às pessoas invisibilizadas da sociedade.

“Especialmente os que atuam nas famílias do Brasil e que não podem contar com a política nacional de cuidados continuados, que faz tanta falta. A pandemia revelou um SUS potente, que tem sido atacado, e um Sistema Único de Assistência Social, que precisa ser fortalecido para que as instituições deixem de ser o vilão da história e passem a ser um elo fundamental no âmbito de uma política de assistência social e de uma política nacional de cuidados continuados”, discursou.

Também recebeu o prêmio a assistente social de Minas Gerais Lidiane Charbel Souza Peres, gerontologista em Juiz de Fora e coordenadora-adjunta da Fórum de Instituições de Longa Permanência para Idosos. O outro agraciado foi o padre Júlio Lancellotti, um militante dos direitos humanos que realiza trabalho em prol de pessoas em situação de rua, especialmente na cidade de São Paulo.

Marília Arraes: prêmio é reconhecimento justo pelo trabalho que desenvolvem

A solenidade foi presidida pela segunda secretária da Câmara, deputada Marília Arraes (PT-PE).

“Gostaria de parabenizar todos os agraciados pelo recebimento do prêmio, que é um reconhecimento muito justo pelo trabalho que já desenvolvem por garantias de direitos humanos das pessoas idosas, transformando positivamente e consideravelmente a vida das pessoas nas comunidades onde atuam e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil.”

Premiação - O prêmio Zilda Arns foi criado em 2017. Zilda Arns foi médica atuante em causas humanitárias e sanitaristas. Ela foi também integrante do Conselho Nacional de Saúde e morreu em 2010, vítima de um terremoto no Haiti.

 CRÉDITOS - Reportagem - Luiz Cláudio Canuto/Edição - Ana Chalub/Fonte: Agência Câmara de Notícias


Acompanhamento de Proposições: PL 175/2019


Acompanhamento de Proposições: PL 175/2019: Saiba por onde tramita os Projetos Leis, referente ao segmento da pessoa idosa na Câmara dos Deputados. Lembre-se Idoso conectado é idoso informado. Estamos de olho.

Bem aventurados

Sal. 119,2 – Bem-aventurados

Bem-aventurados os que guardam as Suas preceitos e O buscam de todo o coração...

 

Queridos.

A Felicidade pode ser definida por um momento em que há percepção de sentimentos prazerosos.

Algumas pessoas pensam que seguindo à risca os preceitos de Deus para ser visto é determinante para se revelar como uma pessoa feliz.

A felicidade não é o viver para agradar os outros, ou família ou até mesmo a igreja.

Não é cumprimento das determinações eclesiásticas que faz a pessoa feliz.

O que deixa uma pessoa feliz é busca de Deus de coração, pois a comprovação da felicidade é divina e não humana.

Devemos ter um relacionamento com Deus, como de um filho para o pai amado.

Por isso fomos criados por Deus com sentimentos e consciência.

Deus não é um engenheiro eletrônico, e muito menos nos faz um computador, ou um robô. Lembre-se Ele é o Criador e não um programador.

Somos suas criaturas, e em Cristo filhos amados. Ele espera dos seus filhos amados que guardem os Seus preceitos e que O buscam de todo o coração.

Sempre devemos lembrar que os mandamentos divinos não são recomendações, mas conselhos para uma vida feliz.

Quando vocês guardam os seus conselhos e O buscam de todo o coração, vocês são bem-aventurados.

Buscar o Senhor de todo coração significa viver para Jesus. E isso produz vida feliz.

Deus não se alegra com as nossas quedas e nem com os nossos erros.

Viu como é simples?

Nós é que dificultamos as coisas simples de Deus.

Muitas e muitas vezes construímos obstáculos e longe da presença em Deus deixamos a estrada segura por atalho e nos perdemos nas veredas da própria vida e nelas ficamos presos em nossas próprias construções.

Queridos.

Parece que as pessoas perderam a capacidade de amar. Fingem que ama.

Não se ama; não ama ao próximo e muito menos a Deus.

Não é isso que Deus espera de nós.

Ele quer que sejamos bem-aventurados, felizes e assim servi-Lo de “todo o coração”, isto por inteiro, 100%.

Só assim somos felizes.

Nuca esqueça que quem guardam os Seus preceitos e O busca de todo o coração é bem-aventurado.

Que Deus pois te abençoe. Amem.

 


Seminário Presbiteriano do Norte

Seminário Presbiteriano do Norte

ACONTECEU – Na quarta feira, 29/10, o Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa (SNPI) da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) realizou ação em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, (1º de outubro) no Seminário Presbiteriano do Norte (SPN) em Recife/PE. A ação aconteceu durante a Semana Teológica que a instituição está realizando neste mês de setembro. O Secretário Nacional explanou sobre a funcionalidade da Secretaria Nacional e da Rede Presbiteriana de Apoio à Pessoa Idosa (Repapi). Na oportunidade foram distribuídos com os presentes o Kit Repapi (Estatuto do Idoso, caneta e boné). Agradecemos a oportunidade de fala aos Rev Stefano e Civaldo (Diretor e Capelão) respectivamente do Seminário. Rogamos profusas benção sobre todos que fazem essa Casa de Profeta.


Guia Prático para Plantio de Cenoura:

Guia Prático para Plantio de Cenoura: Cenouras: Uma adição deliciosa e nutritiva para qualquer horta! Este guia prático irá te auxiliar em t...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS