sexta-feira, 15 de julho de 2011

COMO EVITAR DORES NO CORPO DURANTE UMA VIAGEM

O mês das férias está quase acabando. Para os que ainda querem aproveitar alguns dias longe da rotina, é inevitável passar algumas horas dentro do carro, ônibus ou avião.
Não importa a condução, o fato é que permanecer muitas horas na mesma posição pode causar desconforto e até graves lesões para o corpo. É preciso ficar atento às dicas de alguns exercícios e manter sempre a melhor forma de se acomodar durante a viagem, sem lesionar a coluna.
Em média, após meia hora na mesma posição, o corpo já começa a dar sinais de cansaço e dores musculares. O mal-estar trazido por viagens pode até durar pouco, mas, nas férias, ninguém quer perder o tempo livre com dores pelo corpo. Exercícios durante a viagem e boa postura podem ajudar a aliviar esses desconfortos.
A proteção contra as dores começa pela maneira de sentar. Independente do meio de transporte, o corpo precisa estar sobre os ísquios (os ossinhos das nádegas), mantendo a coluna no alinhamento adequado. O mais indicado é exercitar-se durante o trajeto, pois como ficamos na mesma posição por muito tempo a circulação sanguínea diminui. A prática de breves exercícios ajuda a evitar possíveis dores nas costas e nas articulações dos joelhos.
A imobilização das pernas faz com que o sangue que retorna ao coração encontre uma dificuldade maior para vencer a gravidade, já que a pessoa viaja na maior parte do tempo sentada. Outra dica importante é ajustar o assento na posição ereta. Isso ajuda a manter o apoio nas costas e ainda evita que as pernas permaneçam muito esticadas.
Dicas de exercícios para serem feitos durante a viagem:
- Incline o tronco para frente e mantenha esta posição por 30 segundos. A ideia é aliviar a região lombar;
- Sentado, abrace o joelho e traga-o para perto do peito. Mantenha esta posição por 30 segundos e repita o exercício com a outra perna;
- Em pé, puxe a ponta dos pés em direção ao glúteo e mantenha a posição por 30 segundos. Repita do outro lado;
- Em pé, estique todo o corpo e leve os braços para cima. Em seguida, leve os braços para frente na linha dos ombros;
- Leve os dois braços para trás, com os dedos cruzados, e levante o peito;
- Puxe a cabeça para baixo e para os lados. Leve a orelha em direção ao ombro.
Dicas para o manuseio da bagagem:
- Se estiver com um notebook, procure não carregá-lo nas malas de mão e, sim, em mochilas com duas alças. Desta forma o peso fica equilibrado;
- Se precisar utilizar mala de mão, procure alternar constantemente os braços;
- No caso de malas grandes, opte por malas com rodinhas.

Por: Luis Henrique Base Fisioterapeuta especialista em ortopedia e traumatologia CREFITO: 3 15382
Fonte: Portal da Terceira Idade

Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS