domingo, 10 de abril de 2022

Apocalipse: A Corte de Deus

ESTUDO SOBRE APOCALIPSE - N.06.  APOC.4:1-5:14

Queridos. Como é bom estamos juntos mais uma vez para fazermos o sexto estudo no Livro de Apocalipse. Hoje vamos tratar da simbologia da corte de Deus no capítulo 4 e 5 de apocalipse.

Analisando estes dois capítulos verificamos que as coisas que vão de acontecer já estão determinadas no plano de Deus. O Livro está selado, está completo e finalizado agora é só esperar os acontecimentos.

Verificamos que nestes capítulos do livro, Cristo é colocado em pé de igualdade com Deus, pois é prometido que abrirá o livro, isto é, é Ele que vai revelar as verdades ocultas.

É bom lembrar que os acontecimentos por vim não estão em uma cronologia exata, mas estão relacionados para a vinda de Cristo.

A expressão “cedo venho”, está relacionada a fé na vinda de Cristo.

É a certeza da vitória, no agora, embora tenhamos perseguições, mas quando Deus determinar Cristo virá e destruirá todo mal.

Vamos destacar algumas palavras para mostrar a sua simbologia e/ou o seu significado.

SIMBOLOGIA DA CORTE DE DEUS - Quase toda a simbologia destes capítulos vem do livro de Ezequiel, dos capítulos 1 e 10. Vejamos alguns destes símbolos.

TRONO – Significa poder, autoridade real ou soberania. O profeta Isaias diz que “os céus são um trono para Deus (Is.66,1) e o Salmista no Salmo 11:4. Repete o que disse o profeta e que o Senhor de lá observa as ações dos filhos dos homens.

O trono do Senhor significa o governo do Senhor, e este é de geração em geração. O livro de Lamentações, capítulo 5, verso 19, diz que: “Tu, Senhor, reina eternamente. O Teu trono subsiste de geração em geração”. Muitas coisas podem acontecer, gerações podem passar, outras surgirem, mas o trono de Deus permanece.

JASPE e SÁRDIO – O texto diz que aquele que estava sentado no trono, Deus, "tinha o aspecto de uma pedra de jaspe e sardônica, e um arco celeste envolvia o trono com reflexos de esmeralda" (Ap 4,3).

O jaspe é um mineral de cor vermelha assim como o Sárdio. Essas duas pedras são usadas para descrever Deus, sentado no trono.

Dando cobertura ao trono de Deus está o "arco de esmeralda".

As duas pedras vermelha representam a vida; a potência do vermelho (sangue, fogo). O vermelho desperta fascinação nas pessoas e representa poder. Logo deduzimos que Deus é um espírito poderoso. A esmeralda representa a delicadeza do verde (vegetação/a terra). Isso nos faz deduzir que há uma perfeita ligação entre os céus e a terra.

ARCO CELESTE DE ESMERALDA - O arco celeste de esmeralda, não é o Arco Iris, essa terminologia não é bíblica. O correto é o Arco desde o diluvio, arco esse que foi dado ao homem por Deus como símbolo de confiança e esperança. Este arco está envolvendo o trono de Deus, para que o homem veja que só nEle se pode confiar.

24 ANCIÃOS – “os vinte e quatro anciãos se prostram diante daquele que está assentado no trono e adoram Aquele que vive para todo o sempre

Os 24 anciãos têm suas funções são bem definidas; são pessoas importantes, vista do plano terreno.

Há especulações sobre se são...

- Os sacerdotes eterno do povo de Deus?

- Um grupo de cristãos que havia morridos?

- Um grupo de anjos da corte celestial?

Queridos

Lembram da numerologia do livro?

O número 12 representa a perfeição eterna de Deus para o homem. O 24 lembra os 24 turnos de sacerdotes do templo e 24 é a quantidade de livros sagrados para os judeus.

24 é 12 + 12, representando as 12 tribos de Israel e os 12 apóstolos. Logo 24 anciãos é um número incontável de pessoas adorando diante do trono de Deus.

SERES VIVENTES – 4:6 - E diante do trono havia quatro seres viventes cobertos de olhos, tanto na frente como nas costas.

Quem são estes seres? Pela descrição parecem com os querubins descritos em Ezequiel (Ez.1:5; 11:22-23) e Números (7:89.

Estes querubins estão sempre com Deus e cumprem as suas ordens desde o jardim do Eden. (Gn.3:24).

As quatro formas diferentes podem lembrar os pontos cardeais (o mundo). Também pode ser uma representação do que há na terra e cantam noite e dia sem parar. Pode representar a igreja de Cristo na terra louvando a Deus.

O capítulo 4 de Apocalipse está relacionado com as Sete Igrejas e para relatá-lo João foi em translado a presença de Deus, já que é impossível um homem vivo chegar a presença de Deus, neste capitulo também é revelado os atributos de Deus.

Revela quem tem poder para abrir o livro: o Leão da Tribo de Judá (5:3), a raiz de Davi. E que Jesus recebe 7 gestos de adoração: Poder, riqueza, sabedoria, força honra, glória, e ações de graças. (Ap.5:12).

 Queridos, foi muito bom estar com vocês mais uma vez hoje. Convido você para amanhã voltarmos a nos encontrarmos para mais um estudo no livro de Apocalipse lembrando que este estudo vai estar publicado nos nossos canais do Youtube, no idosonews.com e na Rádio aturidade.com

Aguardo vocês amanhã. Que o senhor lhe dê um dia de paz


Guia Prático para Plantio de Cenoura:

Guia Prático para Plantio de Cenoura: Cenouras: Uma adição deliciosa e nutritiva para qualquer horta! Este guia prático irá te auxiliar em t...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS