quinta-feira, 16 de junho de 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


FGTS poderá ser sacado antes de aposentadoria
A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que permite movimentar a conta do FGTS quando o trabalhador completar 35 anos de contribuição, no caso dos homens, e 30 anos, para mulheres, mesmo que o trabalhador adie a aposentadoria por causa do fator previdenciário, que reduz o benefício de quem pára de trabalhar mais cedo.
O projeto de lei, originário do Senado, será ainda analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se não houver alterações, segue para sanção presidencial. Também poderá ir para plenário, se for solicitado.
Na Comissão de Finanças e Tributação, foi aprovado texto que isenta de tarifas bancárias os aposentados com mais de 60 anos que recebam até um salário mínimo. A proposta, que altera o Estatuto do Idoso, ainda passará por duas comissões antes de seguir para o plenário.
Extraído de: Previdência Associativa do Ministério Público e da Justiça

IR 2012: RESTITUIÇÃO
O primeiro lote de restituições do IR 2011 foi pago na última quarta-feira (15) e contou, principalmente, com contribuintes maiores de 60 anos, que, de acordo com o Estatuto do Idoso, têm prioridade no recebimento.
Os contribuintes que não ficaram contentes com o valor a restituir e aqueles que, no lugar da restituição, tiveram imposto a pagar podem se planejar ao longo do ano para engordar a restituição ou pelo menos pagar menos IR.
Extraído de: Ministério Público do Estado do Ceará  - 8 horas atrás

MP aborda estratégias de combate à violência contra o idoso
A Escola Superior do Ministério Público (ESMP), representada pela diretora geral e promotora de Justiça Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves, realizará, amanhã (17/06) às 9h, o seminário "Reflexões sobre o combate à violência contra o idoso", no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). Rua Assunção, 1.100 - José Bonifácio. Coordenado pelo Núcleo de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, o debate visa conscientizar sobre a relevância do tema, esclarecendo quais as estratégias de combate à violência contra o idoso e os mecanismos legais para sua repressão.
A abertura do evento será procedida pela procuradora Geral de Justiça, Socorro França, e pelo coordenador do Núcleo de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, promotor de Justiça Francisco Nildo Façanha Abreu. Em seguida, o promotor de Justiça Alexandre de Oliveira Alcântara ministrará a palestra "Reflexões sobre o combate à violência contra o idoso". Foram convidados como debatedores a presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Lucila Bonfim Lopes Pinto, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza, Ana Lúcia Gondim.


O evento tem como público-alvo membros e servidores do Ministério Público, magistrados, defensores públicos, representantes de instituições integrantes da rede de proteção ao idoso, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e demais profissionais com interesse na área.

Repapi Feliz Idade em Ação

Repapi Feliz Idade promove evento para idosos na Igreja Presbiteriana de Vila Industrial. No dia 22 de março de 2025, a Repapi Feliz Idade d...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS