sexta-feira, 14 de setembro de 2012

WORKSHOP EM CURITIBA - PARANÁ


Curitiba é a capital do Paraná, um dos três Estados que compõem a Região Sul do Brasil. Sua fundação oficial data de 29 de março de 1693. 
A capital do Estado do Paraná, formada num altiplano 934 metros acima do nível do mar. Tem uma área de 434,967 km² com área 51 m² por habitante. Possui 75 bairros e um clima subtropical e uma população de 1.851.215 habitantes (IBGE/2009).

É neste ambiente que está localizada a Igreja Presbiteriana de Curitiba, que é pastoreada pelo Rev. Juarez Marcondes Filho. 
16.09.2012 - Atividades do Domingo
Momento 3: Visita ao Vivencial das Oliveiras - Uma instituição de abrigamento para idosos mantida pela Igreja Presbiteriana de Curitiba que no no município de Colombo na região Metropolitana de Curitiba. O Rev. Pinho Borges, almoçou com as abrigadas. A referida ILPI é administrada pelo Rev. Luiz Vieira e a sua esposa Marugia Mariana.

O Vivencial é um espaço de muito verde numa área bastante privilegiada pela natureza e o tratamento dado as pessoas idosas abrigada é bem familiar com dependência amplas e estruturadas tal como as estruturas caseiras e apropriadas para atender a acessibilidades e locomoção das pessoas abrigadas.
Áreas do Vivencial das Oliveiras
Momento 2: Escola Dominical - Logo após o Culto Matutino  o Sec. Geral ministrou a Oficina Envelhecimento : Diga não aos mitos e preconceitos no horário da Escola Dominical. Na ocasião foram distribuídos exemplares do Estatuto do Idoso aos presentes.
Momentos da Escola Dominical
Momento 1: Culto Matutino - As atividades finais do Workshop aconteceu na manhã deste domingo com a participação do Sec. Geral, Rev. Pinho Borges ministrando a palavra no culto matutino das 9h no templo da IPC. 
Momentos do Culto
Agradecimentos - A Secretaria da Terceira Idade agradece ao Sínodo de Curitiba na pessoa do Pb. João Jaime, ao Rev. Luiz Vieira, Presbitério de Curitiba, ao Rev. Juarez Marcondes, pastor da Igreja Presbiteriana de Curitiba pela acolhida, hospitalidade e hospedagem dispensadas ao Secretário Geral durante sua estada no Workshop em Curitiba. 

15.09.2012 - Atividades do sábado
TARDE - Após o almoço as atividades do sábado foram retomadas as 14 horas com a Oficina: Assunto para o momento que foi ministrada pelo Dr José Luiz Pires(3), seguida pela oficina: Envelhecimento Feliz ministrada pelo Rev. Pinho Borges(4).

No encerramento das atividades do sábado foi servido aos participantes um lanche. Registramos a presença das Sras. Cecilia Antonieta Pites, presidente da Sinodal de Safs e de Célia Gensen, secretária da Terceira Idade da Sinodal Curitiba.
Participaram do evento irmãos das Igrejas Presbiterianas de Curitiba, Guabirotuba, Capão da Imbuia, Tingui, Barrerias, Silva Jardim e Boqueirão. Todos os participantes receberam exemplares do Estatuto do Idoso.

MANHÃ - Às 9horas da manhã deste sábado teve início os trabalhos do Workshop com uma breve devocional dirigida pelo Rev. Luiz Vieira, seguida da Oficina: O Estatuto e os Direitos da Pessoa idosa ministrada pelo Pb Joel Pugsuey que é juiz de direito.



Após a oficina foi servido um lanche e de volta aos trabalhos os participantes puderam tirar suas dúvidas quantos alguns artigos do Estatuto do Idoso que foi distribuído com os participantes.


                   14.09.2012 - Atividade da Sexta Feira
Teve início nesta sexta feira(14), às 20h, o Workshop Envelhecimento Consciente, promovido pelo Sínodo e Presbitério de Curitiba na Igreja Presbiteriana de Curitiba no Paraná. A palestra magna: Construindo a Rede Presbiteriana de Apoio à Pessoa Idosa foi proferida pelo Secretário Geral Rev. Pinho Borges.


Contamos com a presença do Pb João Jaime(1), presidente do Sínodo, do Rev. Luis Vieira(2), Sec. Sinodal da Terceira Idade, Rev Juarez Marcondes, pastor da IPC. O momento de louvor contou com a participação musical do grupo de adolescentes da igreja hospedeira.


Estacionar em vaga de idoso pode tornar-se infração gravíssima

BRASÍLIA/DF. A medida está prevista no Projeto de Lei 3800/12, do deputado Reguffe. Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) não estabelece punição específica para essa infração. Determina genericamente que o estacionamento em desacordo com a sinalização é considerado infração leve, cuja multa é de R$ 53,20.
Além de a multa ser maior, a infração gravíssima representa sete pontos na habilitação do motorista. No caso de infração leve, são apenas três pontos.
Para o deputado Reguffe, a proposta, se for aprovada, deverá diminuir os casos de desrespeito às vagas de deficientes físicos e idosos. Além de possuir caráter coercitivo e punitivo, o projeto pretende contribuir para a conscientização da população brasileira de que o ato de dirigir com prudência e responsabilidade reflete-se também no respeito aos demais cidadãos condutores de veículos, especialmente aqueles que já possuem dificuldades para exercer esse ato, afirmou.
Tramitação - A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Câmara de Notícias

Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS