sábado, 2 de julho de 2022

Vida em amor

Vida em amor

Paulo aos Romanos 13,8-10.  Irmãos: Não devais a ninguém coisa alguma, a não ser o amor de uns para com os outros, pois, quem ama o próximo, cumpre a lei. O amor não faz mal ao próximo; O amor é o pleno cumprimento da lei.

 

Queridos. Este texto da Carta Paulo aos Romanos, mostra, em termos práticos, como devem viver aqueles que Deus chama à salvação.

Deus oferece em Cristo a salvação; a nós resta acolher esse dom de Deus, aderindo a proposta salvívica de Jesus. A adesão a Jesus implica em assumir, na prática no dia a dia, atitudes coerentes com essa vida nova.

Essa é a recomendação de Paulo aos romanos e a nós; esta carta que é chamada da “carta de reconciliação”.

A carta é um apelo ao amor, nela Paulo exorta os crentes de Roma a construir toda a sua vida sobre o amor.

Cristianismo sem amor é uma mentira, os cristãos não podem nunca deixar de amar os seus irmãos e em cada instante é preciso amar e amar sempre mais.

O cristão nunca poderá cruzar os braços e dizer que já ama o suficiente ou que já amou tudo: ele tem uma dívida eterna de amor para com os seus irmãos.

O amor está no centro de toda a nossa experiência religiosa. No mandamento do amor, resume-se toda a Lei e todos os preceitos. Os diversos mandamentos não passam, aliás, de especificações da exigência do amor. A ideia, aqui expressa, de que toda a Lei se resume no amor não é uma “invenção” de Paulo, mas é uma constante na tradição bíblica.

Queridos. Na última ceia, despedindo-se dos discípulos, Jesus resumiu desta forma a proposta que veio apresentar aos homens: “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”.

Em nossa caminhada histórica, esquecemos “o mandamento” de Jesus e distraímo-nos com questões secundárias. Nos preocupamo-nos em discutir ritos litúrgicos, problemas de organização e de autoridade, códigos de leis, questões de disciplina, e esquecemos “o mandamento” do amor.

Já é tempo de voltarmos ao essencial. O cristão é aquele que, como Cristo, ama sem cálculo, sem contrapartidas, sem limite, sem medida. Na nossa experiência cristã, só o amor é essencial; o resto vem a reboque. É preciso que sintamos que a nossa caminhada de amor nunca está concluída.


Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS