quinta-feira, 4 de agosto de 2011

CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS ALERTARÃO IDOSOS SOBRE CONSIGNADO


O Ministro da Previdência, Garibaldi Alves, confirmou através de ofício que o Ministério vai atender à sugestão do deputado Marllos Sampaio (PMDB) e fará campanhas publicitárias de orientação aos idosos sobre os riscos relacionados aos empréstimos consignados.
A sugestão do deputado Marllos foi encaminhada pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado logo após a realização da audiência pública que discutiu o assunto na Câmara Federal.
Essa modalidade de empréstimo foi criada em 2003 para facilitar o crédito a juros baixos, mas por causa da terceirização do serviço surgiram muitos corretores mal intencionados que aplicam golpes em idosos. A vulnerabilidade dos idosos aumenta com o alto índice de analfabetismo, no Nordeste por exemplo, 60% dos homens idosos são analfabetos.
"Estou muito feliz com a decisão do Ministro Garibaldi, precisamos difundir o máximo de informações sobre esses golpes para alertar os idosos e suas famílias para que fiquem atentos e essa prática seja coibida", afirmou o deputado Marllos.
O Ministro Garibaldi Alves deve vir ao Piauí no final deste mês para inaugurar duas Agências do INSS e para participar em Teresina do fórum que vai discutir os crimes do empréstimo consignado. Este mesmo evento será realizado em outras capitais.

Extraído de: Assembléia Legislativa do Estado do Piauí

COMPROVANTE DE PAGAMENTO DO INSS E A GRATUIDADE DE PASSAGEM

Da Redação (Brasília) - Os segurados da Previdência Social podem acessar, nos terminais de autoatendimento dos bancos pagadores, o comprovante mensal de pagamento (contracheque). O serviço é decorrente do contrato firmado entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e as instituições financeiras que pagam, todos os meses, mais de 28 milhões de benefícios.
A impressão do comprovante mensal é especialmente útil para os beneficiários sem acesso à internet, que precisavam se deslocar a uma Agência da Previdência Social (APS) para obter o documento, e para os que recebem por cartão magnético e tinham direito apenas ao saque dos valores. A medida facilita também o acesso à declaração de mais de 10 milhões de idosos em todo o país que precisam comprovar a renda para obter a passagem gratuita, um mecanismo que garante celeridade na prestação de informações aos aposentados.
A impressão do comprovante é feita com a utilização do cartão de pagamento de benefício ou da conta corrente, utilizando senha e observando os critérios de segurança de cada instituição financeira. O demonstrativo contém os dados cadastrais do beneficiário, a competência do pagamento, dados do benefício, rubricas e valores referentes aos créditos e débitos.
As informações sobre o comprovante de pagamento dos benefícios também podem ser consultadas na "Agência Eletrônica Segurado", na página do Ministério da Previdência Social na internet, ou em qualquer APS.
Direito do idoso - De acordo com o Estatuto do Idoso, as empresas de ônibus interestaduais devem reservar aos idosos com idade mínima de 60 anos e renda de até dois salários mínimos, dois assentos gratuitos em cada ônibus convencional. Tais empresas exigem a declaração de renda para conceder a passagem sem custo para o idoso. Se os assentos já estiverem preenchidos, deve ser concedido o desconto mínimo de 50% no valor da passagem.
Extraído de: Ministério da Previdência Social


Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS