domingo, 9 de outubro de 2022

SNPI na IPB do Corrêa, Rio de Janeiro


ACONTECEU – O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil, ministrou no domingo, 09 de outubro de 2022, na Igreja Presbiteriana do Corrêa, localizada na Estrada do Mato Alto, nº2959, Largo do Corrêa – Guaratiba. RJ, Rio de Janeiro, que e pastoreada pelo Rev. Paulo Henrique. 
Na ocasião o Rev. Pinho Borges, ministrou a Palavra do Senhor, no Culto Vespertino e depois ministrou a palestra “Envelhecimento: Diga não aos mitos e preconceitos”, em Classe única na Escola Dominical. 
O Secretário Nacional agradece ao Rev. Paulo Henrique pela oportunidade de fala para a igreja que ele pastoreia e a irmã Efigênia pela logística do convite.

Cuidado com a virilidade.


CUIDADO COM A VIRILIDADE – Todos precisam saber que a perda do vigor sexual não é fruto do envelhecimento.

Segundo os “entendidos de plantão” o declínio sexual acontece pelo desuso e não o desuso pelo declínio. Será?

A Bíblia narra casos de pessoas idosas que por conta da longevidade não tinham mais condições de praticarem ações sexuais. O caso com mais destaque é o do rei Davi que está relatado no livro de Reis[1]: “Ele era idoso, e de idade avançada; e que sofria de frio a noite, pois as roupas não o agasalhavam então conseguiram uma jovem e linda donzela, que dormia no seu seio, e ele não a conheceu porque não tinha mais vigor sexual”; época bem diferente do “Caso Betsabá” quando Davi ficou impressionado com a sua beleza e ao vê-la banhar-se, a seduziu.

Outros exemplos da cessação da libido por conta da idade são os casos de Abraão e Sara, quando Deus anunciou a geração de um filho o casal não acreditou, pois “Eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres[2], o mesmo acontece com Zacarias e Isabel, pais de João Batista.

Mas a Bíblia registra casos de pessoas idosas em plena atividade sexual. Adão aos 130 anos gerou um filho; Sete aos 105 e gerou a Enos; Enos aos 90 anos gerou a Cainã; Cainã aos 70 anos e gerou a Maalalel. Sabemos que a força sexual não termina de forma brusca como uma tromba d’água, mas que vai diminuído com o passar dos anos e como a chuva serôdia trás esperança ao final da estação.

Pensar que a pessoa idosa não prática sexo é um mito social entre tantos construídos sobre o envelhecer.

O Ministério da Saúde do Brasil tem registrado aumento do índice das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) entre as pessoas idosas, principalmente viúvos e separados, por conta do não uso de preservativos. Doenças estas que quando se manifestam colocam a pessoa em uma situação discriminatória, inclusive dentro da própria família, mas a discriminação maior está com relação a idade o que seria o limiar da vida se transforma em desespero para muitos.

Dentre tantos preconceitos que permeiam o envelhecer o que mais provoca a negação do envelhecimento pelo homem é a impotência sexual.  Conta-se que em um bate papo bem-humorado entre dois idosos quase centenários uma pergunta para o outro: “Se você tivesse que optar entre cortar a perna ou o falo por qual você optaria?”. A resposta foi imediata: “A perna”. É uma piada, mas que reflete a rejeição do processo de envelhecimento.

(Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges)

Ginástica Gospel


ACONTECEU – No sábado, 08 de outubro, mais uma Sessão de Ginástica Gospel, promovida pela Repapi Simão Dias, em Sergipe, sob a coordenação do profissional de Educação Física, Davi Soares, que coordena a Repapi.

Foi o segundo evento da REPAPI e contou com a presença de 18 participantes. A foto mostra a filosofia da Repapi, uma total integração da Igreja com a participação de crianças, jovens e adultos; uma integração muito boa. Parabéns Davi.

Exemplo da mulher


A exemplo da mulher - Pr. 31 - Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.

Queridos. O texto lido apresenta a mulher como alguém que tem extrema habilidade de gerenciar a sua casa; de exercer diversos ofícios com zelo; de aplicar ao adquirir os bens necessários para a família.

Além disso, mostra uma mulher sensível às necessidades alheias e que sabe partilhar pois estende a mão aos pobres. O texto revela a característica de uma pessoa sábia, temente ao Senhor, por isso merece louvor.

Queridos. Quem teme a Deus constrói uma vida de felicidade. Nada melhor no transitório do que ser sábio na produção de expressões do amor, pois o “amor jamais acaba” (1Cor. 13,8). O tempo de Deus é para boas obras por isso ele nos concedeu talentos para contribuirmos na construção de um mundo de melhor mais e mais justo.

De acordo com a nossa capacidade, somos chamados para fazer parte do reino de Deus, mas as vezes o comodismo e a indiferença contradizem a fé cristã. Pergunte a você mesmo agora: que talentos recebi de Deus e de que modo estou desenvolvendo-os? Conforme a parábola de Mateus, o servo que enterrou seu talento o fez por medo do seu senhor.

Lembrem-se que o contrário do medo não é a coragem, e sim a fé. Quais medos, hoje, impedem que o teu testemunho de vida, não seja coerente com a fé?

Estamos caminhamos nesta terra ao encontro do Senhor, não sabemos quando e nem como será. Mas, Paulo nos alerta que é importante vivermos cada momento de modo digno, como filhos da luz. Para isso, é necessária a atitude de vigilância.

Queridos. A mulher apresentada em provérbios 31 nos ensinam a viver com sabedoria e no temor ao Senhor, isto é, em submissão ao seu plano de amor. A vida nos foi dada não para sermos escravos do ativismo, e sim para louvarmos a Deus em tudo o que fizermos.


Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS