sábado, 5 de maio de 2012

WORKSHOP EM BOCUCATU-SP


Botucatu é um município no interior do estado de São Paulo, no Brasil; localiza-se a 804 metros de altitude e dista 235 km da capital São Paulo, com uma população estimada em 130 mil habitantes dos quais 17.005 são e idosos sendo 15 com mais de 100 anos. 

O nome do município provém do termo tupi ybytukatu, que significa "bons ares, bom vento", através da junção dos termos ybytu ("ar, vento") e katu ("bom").


LOCAL - O Workshop aconteceu na Igreja Presbiteriana Central de Botucatu em São Paulo, que é pastoreada pelo Rev. Eduardo Ferraz.





INSCRIÇÕES - O evento contou com a participação de membros das Igrejas Presbiterianas Central de Botucatu, Monte das Oliveiras, Monte Sião, Maranata, alem de membros das Igrejas Presbiteriana Independente, Assembleia de Deus, Brasil para Cristo, Torre de Vigia e Católica, num total de 94 inscritos, sem contar com os voluntários que chegou a mais de 40 pessoas.






SEXTA FEIRA - 04. O Workshop em Botucatu começou às 20h da sexta feira com a palestra Longevidade uma benção de Deus que foi ministrada pelo Rev. Pinho Borges, Secretário Geral do Trabalho da Terceira Idade da IPB.
SÁBADO-05. As tarefas o Workshop começaram às 9h da manhã, com as inscrições dos participantes  que foram realizadas pelos alunos/voluntário do Instituto Presbiteriano  de Educação - IPE o que demonstrou uma verdadeira integração entre as faixas etárias.
INSCRIÇÕES/ABERTURA

A inscrição foi gratuitas e cada participante recebeu um kit com Crachá, Camisa, Estatuto do Idoso, Cartilha Repapi, Caneta, material de apoio, almoço e lanches.

Após a inscrição o participante era encaminhado para as Oficinas Práticas de Saúde onde aferia a pressão e o índice de glicemia. Estas oficinas contaram com o apoio da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Botucatu.

OFICINAS PRÁTICAS


OFICINA TEMÁTICA: IDOSO, SIM. VELHO, NÃO.  A primeira oficina temática do dia foi ministrada pelo Rev. Pinho Borges que abordou as diferenças entre ser velho e ser idoso.

PALESTRA 01

Após a oficina os participantes pousaram para a foto oficial do evento e foram liberados um participar do lanche no salão social da igreja.

PARTICIPANTES
Na entrada do salão adolescentes do IPE recepcionavam os idosos entregando-lhe um mino confeccionados pelos alunos. As mulheres receberam uma rosa e os homens uma cartola como lembrança do evento.
LANCHE
OFICINA TEMÁTICA: A SEGURANÇA DO IDOSO. A segunda oficina do dia foi ministrada pelo Tenente Ricardo Salomão da Policia Militar de São Paulo e tratou sobre como a pessoa idoso deve se cuidar com relação as abordagens realizadas pelos marginais. Registramos a presença de uma ambulância do resgate do Corpo de Bombeiros no local do evento para suporte em alguma necessidade.
OFICINA 02


Após o termino da segunda oficina foi servido o almoço a todos os participantes, como não podia ser diferente a prioridade foi para os idosos. Mas uma vez registramos a integração entre as gerações onde jovens e adolescentes de forma carinhosa serviam aos idosos.

ALMOÇO

Após o almoço antes do começo das oficinas temáticas aconteceu outra oficina de Saúde com a equipe de saúde do município, desta vez foi a vacinação contra a gripe, onde todos os idosos foram vacinados.

VACINA CONTRA A GRIPE
De volta ao local das palestras aconteceram sorteios e distribuição de brindes para os participantes.
SORTEIOS DE BRINDES
Também teve um momento para se fazer uma dinâmica de alongamento.



OFICINA TEMÁTICA: O Estatuto do Idoso, conheça os seus direitos -  Esta oficina foi ministrada pelo Dr Alfredo Gehring, juiz de direito da 2a Vara Cível de Botucatu que trabalhou sobre os princípios básicos do Estatuto quando aos direitos dos idosos.






OFICINA TEMÁTICA: ENVELHECER FELIZ. A última oficina do sábado foi ministrada pelo Rev. Pinho Borges e abordou sobre os princípios básicos de como se é possível ser feliz na longevidade. Após a oficina a equipe de voluntários foi até a frente para receber a gratidão pela colaboração, depois os participantes receberam o Certificado de Participação, encerrando as atividades do sábado.



DOMINGO(06) Manhã - No domingo pela manhã, o Secretário Geral ministrou no horário da Escola Dominical/Classe única, a Oficina Temática: Envelhecimento: diga não aos mitos e preconceitos. Na ocasião foi entregue ao pastor da igreja a placa que registra a realização do Workshop na Igreja.


DOMINGO(06)Noite - O encerramento das atividades em Botucatu se encerrou com o culto vespertino onde o secretário geral ministrou a palavra à igreja. 


Os irmãos Maria Heloisa e Henrique Menochi foram eleitos Miss e Mister Terceira Idade de Botucatu na sexta feira(04) e vão representar o município na etapa nacional. Ambos são membros da IPB Central. 
Mais informações:
http://www.acontecebotucatu.com.br/Cont_Default.aspx?idnews=9255&catnews=96




COBERTURA JORNALISTICA - O Jornal Diário da Serra publicou três matérias sobre o Workshop nos dias que antecederam a realização do mesmo, fato que deu visibilidade a Igreja Presbiteriana Central de Botucatu. Além do jornal a Radio Municipalista entrevistou o Rev. Eduardo sobre o evento.


Rev. Eduardo e Karen 
Nossos agradecimentos ao Conselho da Igreja Presbiteriana Central de Botucatu, ao Presbitério de Botucatu, a Policia Militar de São Paulo, ao Corpo de Bombeiro, a Prefeitura da Cidade, Secretaria de Saúde, ao Jornal Diário da Serra, a Rádio Municipalista, ao Judiciário, ao Instituto Presbiteriano de Educação e patrocinadores locais pela contribuição com o Workshop e a família do Rev. Eduardo, a esposa Karen e filhos Daniel e Natan pela hospedagem e hospitalidade principesca oferecida ao Secretário Geral.


Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS