segunda-feira, 29 de agosto de 2011

WORKSHOP EM FORTALEZA

Fortaleza é um município brasileiro, capital do estado do Ceará. A cidade desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú, no nordeste do país, a 2 285 quilômetros de Brasília. Sua toponímia é uma alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses durante sua segunda permanência no local entre 1649 e 1654. O lema da cidade (presente em seu brasão) é a palavra em latim "Fortitudine", que em português significa: "força, valor, coragem". Está localizada no litoral Atlântico, com 34 km de praias, a uma altitude média de 21 metros e é centro de um município de 313,8 km² de área e 2 447 409 habitantes, sendo a capital de maior densidade demográfica do país, com 8 001 hab/km². É a cidade mais populosa do Ceará, a quinta do Brasil e a 91ª mais populosa do mundo. A Região Metropolitana de Fortaleza possui 3.655.259 habitantes, sendo a sexta mais populosa do Brasil, e a segunda do Nordeste. Em recente estudo do IBGE, Fortaleza aparece como metrópole da terceira maior rede urbana do Brasil em população. Gentílico: fortalense ou fortaliciense.

26.08.2011 - O Workshop teve início na sexta feira 26 de agosto no horário da noite no templo da Igreja Presbiteriana da Aldeota, pastoreada pelo Rev. Edenildo Lopes Fonteles, com a oficina: Construindo a Rede Presbiteriana de Apoio à Pessoa Idosa.
Contamos com a participação de membros das Igrejas participantes: Presbiteriana da Aldeota, 2ª de Fortaleza, Nova Canaã, Itapuã, Pajuçara, Monte Castelo.
27.08.2011 - No sábado o evento começou com um café da manhã e em seguida o Rev. Pinho Borges apresentou a Oficina: Envelhecendo Feliz. As 12h todos participaram de uma oficina prática que foi a medição dos índices de glicemias com apoio da UNIMED local, e em seguida foi servido almoço.

No horário da tarde foram aplicadas as oficinas: A Igreja e o direito da pessoa idosa e os tipos de violências contra a pessoa idosa. Ao termino do evento foram distribuídos Estatutos do Idoso, Cartilhas Envelhecimento Consciente, CDs-Legislação.
Das trinta e nove inscrições nove eram pessoas idosas e trinta pessoas pré-idosas, destas 39 inscritas trinta e cinco estavam interessando no trabalho com idosos. No geral as faixas apresentaram os seguintes percentuais: 3% tinham entre 20/39 anos; 28% tinham entre 40 a 59 anos; 61% tinham entre 60 a 79 anos; 8% tinham entre 80 a mais anos; das igrejas participantes nenhuma tem trabalho com idosos


As opiniões quanto ao Workshop. “Parabenizamos a IPB e ao Rev. Reginaldo pelo trabalho em prol do idoso. Aprendi muito e vou usufruir de tantos conhecimentos adquiridos. Lamento pelos que não compareceram, perderam grande oportunidade”. “Foi a primeira que participei. Achei maravilhoso, quero mais. “Parabéns” “este trabalho precisa ser mais divulgado nas igrejas” “ a liderança precisa se mobilizar mais através das Secretarias Sinodais e Presbiteriais”.
Vale salientar que na sexta feira foi eleito o Secretário Sinodal da Terceira Idade do Sínodo do Ceará
Agradecemos aos Revs. Edenildo Lopes e Ricardo Regis pelo apoio a SGTTI e a hospitalidade de ambos para com o Secretário.
28.08.2011 – Escola Dominical na Igreja Presbiteriana de Aerolandia em Fortaleza, pastoreada pelo Rev. João Rodrigues, que cedeu o horário da escola dominical para que fosse aplicada a Oficina Abaixo o Preconceito contra a Pessoa Idosa. Foi uma ótima oportunidade para promover e discutir sobre os preconceitos e mitos que fazem parte do universo das pessoas idosas não só na sociedade, mas dentro das nossas comunidades eclesiais. Agradecemos ao Rev. Rodrigues pelo espaço cedido ao Secretario Geral.
28.08.2011 – Culto Vespertino na Igreja Presbiteriana da Aldeota. A convite do pastor local convidou o Sgtti, que ministrou a palavra à Igreja Presbiteriana da Aldeota, após o culto  o tempo foi para uma rápida passada no hotel para pegar a mala e ir para o aeroporto com destino a cidade  do Rio de Janeiro a fim de participar da Reunião da Comissão de Revitalização da Sociedades Internas da IPB
29.08.2011 - Reunião de Revitalização das Sociedades Internas da IPB. Saida de Fortaleza para o Rio de Janeiro com uma conexão em São Luiz-MA.  Chegamos ao Rio de Janeiro as 7h30min. Após acomodação  o Sgtti foi para a reunião que aconteceu nas dependências da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro (Catedral) das 9hs até as 19hs.
30.08.2011 – Em transito entre o Rio de janeiro e o Recife. Na certeza do dever cumprido.
Agradecemos ao Sínodo do Ceará, as Igrejas Presbiterianas da Aldeota e Aerolandia pelo  carinho e hospitalidade para com o Sgtti a UNIMED que cedeu todo o material para a realização da medição de glicemia, a equipe que foi montada para o apoio logístico do evento em fim a todos que que colaboraram para que a missão fosse totalmente exitosa

Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS