domingo, 29 de maio de 2022

Maus tratos contra idosos


Maus tratos contra idosos

Comissão aprova projeto que obriga serviços assistenciais a notificarem maus-tratos contra idosos. Antônio Furtado: serviços devem ter responsabilidades compatíveis com peculiaridades do atendimento a idosos

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3295/21, que obriga os serviços socioassistenciais de acolhimento a notificar à autoridade sanitária os casos de suspeita ou confirmação de violência contra idosos. O descumprimento da nova regra sujeita o responsável a multa de R$ 500 a R$ 3 mil, aplicada em dobro no caso de reincidência.

O texto, da deputada Daniela do Waguinho (União-RJ), insere a medida no Estatuto do Idoso. Atualmente, apenas os serviços de saúde públicos e privados, como hospitais e postos, estão obrigados à notificação compulsória de maus tratos contra idosos.

O relator, deputado Delegado Antônio Furtado (União-RJ), recomendou a aprovação da matéria. “O acompanhamento socioassistencial de pessoas idosas permite identificar aquelas que passam por situações de violência ou violações de direitos, como maus-tratos, abandono ou afastamento do convívio familiar”, observou. “Sendo assim, além de atender e acolher, esses serviços devem ter responsabilidades compatíveis com as peculiaridades do atendimento a idosos, como a notificação compulsória à autoridade sanitária nos casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra a pessoa idosa”, acrescentou.

Projeto apensado - Na mesma votação, foi rejeitado o Projeto de Lei 22/22, do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), que tramita em conjunto com a proposta de Daniela do Waguinho e determina que hospitais, clínicas e postos de saúde que compõem a rede pública comuniquem formalmente ao Ministério Público os casos de vestígios de maus-tratos contra a pessoa idosa.

Delegado Antônio Furtado explicou que a medida proposta já se encontra prevista no artigo 19 do Estatuto do Idoso.

Tramitação - O Projeto de Lei 3295/21 ainda será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Reportagem – Noéli Nobre/Edição – Geórgia Moraes/Fonte: Agência Câmara de Notícias


Jesus. Luz para a terra

Título: Luz para a Terra                        Texto: Lucas 2:8-12

Queridos. Todos os meses é tempo de falar do verdadeiro sentido do natal. Falamos sobre a encarnação do amor, do nascimento de Deus na terra e hoje falamos sobre: Jesus. A luz para o mundo.

Uma das maiores invenções do homem foi a lâmpada, pois ela proporciona que se enxergue no escuro; ela torna o invisível em visível; as trevas em claridade.

O nascimento do filho de Deus foi a encarnação da luz para toda a terra. O mundo antigo estava sem luz espiritual deste o profeta Malaquias; havia sobre a terra uma grande treva espiritual e é neste período que Jesus nasce para fazer BRILHAR A GLÓRIA DO SENHOR.  Lc. 2:9, nos mostra que o aspecto da glória do Senhor é como fogo. Fogo é luz.

Jesus nasceu para: ILUMINAR NOSSA ALMA - Nosso conhecimento de Deus, hoje deve-se a luz que raiou nas trevas da humanidade. Sem farol para guiarmos espiritualmente estávamos a mercê das ondas na escuridão da noite. Com Jesus agora sabemos como aportar, atracar com segurança na presença de Deus. É através da luz (JESUS) que alcançamos o destino eterno. A luz especial de Deus entre nós é Jesus que tem brilho suficiente para iluminar qualquer coração tornando-o apto a morar nas regiões da luz eterna, o céu.

Jesus nasceu para: ILUNIMAR AS TREVAS - Cristo é o único que tem capacidade de aniquilar as trevas do coração do homem (1ºJoao 1,7). Na luz de Jesus nossa vida de comunhão será plena e os nossos pecados serão apagados pelo brilho da luz, que saiu do Calvário para iluminar todos filhos de Deus, dissipando por completo as trevas espirituais (o inferno).

Jesus nasceu para: ILUNINAR A VIDA - A luz do mundo. Jesus proporciona a iluminação de nossa vida (João 6:63) Assim como as plantas precisam da luz do sol para viver, nos precisamos da luz Jesus. Através dela podemos ver as coisas de Deus, através dela recebemos a luz eterna para viver na presença de Deus.

Queridos - A vida sem luz não é algo bom, e isso comprovamos a noite quando o sol desaparece. Se não conseguimos viver na treva física, imaginem na treva espiritual. Devemos agradecer a Deus pelo envio da luz ao mundo, luz esta que nos tirou da escuridão do pecado e nos colocou no reino da luz.


Repapi Feliz Idade em Ação

Repapi Feliz Idade promove evento para idosos na Igreja Presbiteriana de Vila Industrial. No dia 22 de março de 2025, a Repapi Feliz Idade d...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS