segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Vontade deficiente

Os dicionaristas dizem que “vontade” é a faculdade que tem o ser humano de querer, de escolher. Tratam a vontade como uma força interior que impulsiona o indivíduo a realizar algo, a atingir seus fins ou desejos.

Também tratam como “deficiente” uma pessoa que tem impedimentos de natureza física, mental, intelectual entre outras. ou uma pessoa que possui diversas barreiras que impedem sua participação plena na sociedade.

O que é a “vontade deficiente”? O termo “vontade deficiente” é próprio do ambiente teológico.

Do ponto de vista teológico a vontade deficiente revela que somos deficientes no entendimento, somos deficientes na vontade e que o bem-estar natural não é base para o livre arbítrio, porque os animais também procuram o seu bem-estar.

A Bíblia revela que somente através do Espírito Santo, que a nossa vontade pode buscar o bem genuíno bem.

Escrevendo aos Romanos, o apóstolo Paulo disse e Rm.7: 18-19. “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem não estar em mim em efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço”.

João relata as palavras de Jesus que diz: “Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que Eu Sou, morrereis nos vossos pecados. (Jo 8,24).

Queridos.

O pecado tornou a nossa vontade deficiente, ele nos colocou debaixo do seu jugo e nos roubou a liberdade original fazendo com que a nossa vontade ficasse deficiente.

Estamos debaixo do jugo do pecado não somos livres e nossa vontade está amarrada ao inimigo.

Em Fl.2,13, Paulo revela “que é Deus quem efetua em nós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”

Por isso só Jesus Cristo pode nos libertar desta situação.

Só Jesus Cristo pode tornar a nossa vontade eficiente pois essa procede da graça de Deus pelo Espírito Santo e não por nós mesmos.

Que Deus pois te abençoe. Amém.


CE-SC/IPB-2024: Aprova Contas da SNPI e outras

CE-SC/IPB-2024: Aprova Contas da SNPI e outras : SUBCOMISSÃO II – Finanças II – CE-SC/IPB-2024 – DOC.LXIII – Quanto aos documentos 198, 199,...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS