quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Nossa gratidão ao Profissional de Educação Física


Nossa gratidão ao Educador físico.: No dia 1 de setembro, se comemora no Brasil, o Dia do Profissional de Educação Física, por coincidir com a data da instituição da Lei Federal nº 9696, em 01/09/1998, quando a profissão de Educação Física foi regulamentada, e foram criados o Conselho Federal e os Regionais. 
 Segundo o Conselho Federal, o profissional de Educação Física, atua como professor de Educação Física, Preparador Físico, Personal Treiner, entre outros. São profissionais com formação acadêmica com Licenciatura ou Bacharelado na área; a iconografia de Discóbolo de Mirón, que aparece neste texto, simboliza a profissão da Educação Física. 
 Parabéns aos profissionais de Educação Física em particular aqueles que estão inseridos de forma voluntária na Rede Presbiteriana de Apoio à Pessoa Idosa (Repapi), cuidando da promoção da saúde e qualidade de vida da população idosa em nossas igrejas. 
Rogamos a Senhor, nosso Deus, profusas benção sobre vocês.

PREPARANDO-SE PARA O ENVELHECER


PREPARANDO-SE PARA O ENVELHECER: ““Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.” (Gn. 6 : 3) 
Começamos fazendo uma pergunta. Para que você quer viver anos? Quando eu era criança, minha mãe para exercer o controle das minhas idas à rua tinha uma maneira rápida de me fazer retornar para casa. Ela despertava a minha atenção e em seguida dizia: “- Olha! Corre que lá vem o velho do saco”. 
Embora a frase fosse usada para impingir um caráter pedagógico, ela expunha o processo de envelhecimento de forma negativa. Envelhecer sim. 
Fazer medo a menino não. Quanto às mulheres em sua maioria envelhecem para cuidar dos netos, pois não fizeram planejamento para o envelhecer. Sobreviventes da Síndrome do Ninho Vazio estão submersas no Mito do Retorno sendo a todo momento arremessadas na praia da vida pelo que entendem ser as ondas do amor e carinho maternal. 
Sabemos que a nossa cultura estimula essa prática às mulheres, mas na realidade quando o assunto é exposto, em sua maioria, elas não aceitam essa condição de cuidadora dos netos e quando assim procedem é porque outros fatores como pais que trabalham, medo da violência infantil, entre outros aspectos, provocam esse tipo de procedimento. 
Casa de vó pode até ser em algum momento chiqueiro de neto, mas nunca deve ser ILPN (Instituição de Longa Permanência para Netos). Mas será que realmente queremos envelhecer para fazer medo a menino e cuidar de netos? Na vida criamos hábitos que nos levam a preparar para algumas ações como: viajar, estudar, casar, poupar. Mas esses não são os únicos hábitos, há vários outros que passam despercebidos diante dos nossos olhos. Há um grupo de pessoas que já estão preparadas para morrer e creio que conhecemos alguém que não resistiu a um anúncio como este: “Escolha o melhor momento para investir em algo que não tem hora para acontecer. Ao planejar a compra, você poderá usufruir dos melhores preços e condições de pagamento. 
Conheça os tipos de jazigos disponíveis, incluindo as versões com quatro e oito gavetas. E mais, música ambiente, elevadores, lanchonete, capela e transmissão ao vivo do funeral. Tudo, financiados.” Anúncio com esse apelo tem levado muitas pessoas a comprar um “lugarzinho” assim e já faz parte dos planos familiares. Com oito gavetas a família unida permanece unida até no pós-morte. Nada contra ao “lugarzinho” até porque já tenho o meu. Acho que tenho enquanto vivo, depois de morto não discutirei essa certeza. 
Se hoje há planejamento para o pós-morte por que não preparamos para envelhecer com dignidade e qualidade de vida? No contexto dos movimentos dos “sem” terra, “sem” teto, não devemos considerar o envelhecimento como o ‘Momento dos Sem Sentidos’ (MSS), pois enquanto houver fôlego a vida tem sentido. 
Não importa se cada dia na ponte do envelhecimento a margem do outro lado fique mais próxima, o importante é entender que a longevidade é uma benção de Deus e não peso social. Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges.

Aposentadoria é agora?


Quando foi criado o Benefício de Prestação Continuada (BPC), uma pessoa chegou para mim e disse: – Agora você não precisa mais pagar o INSS, pois quando se aposentar vai receber um salário-mínimo. Perguntei: – Não precisa pagar mais? Ela disse: – Sim. 
Ledo engano. Pois quem não pagar o INSS não se aposenta. Muitas pessoas confundem aposentadoria com benefício. A aposentadoria é resultado de um período simultâneo de contribuição equivalente no mínimo de 15 anos de contribuição e o benefício é fruto de uma ação social do governo para minimizar determinada situação. 
Temos como exemplo o Benefício da Prestação Continuada/BPC-Loas. Portanto só se aposenta, o segurado, que contribuir com a previdência social e de acordo com as regras estabelecidas pela lei. 
Hoje os requisitos da aposentadoria por idade são os seguintes: Quem já vinha contribuindo antes de 2019, quando aconteceu a Reforma Previdenciária, deve ter os seguintes requisitos mínimos: 15 anos de contribuição e idade mínima de 65 anos para homens e de 61 anos e 6 meses, para mulheres, sendo que em janeiro de 2023 a idade mínima para as mulheres passará ser de 62 anos de idade. 
Para quem começou a contribuir partir de 2019, os requisitos são os seguintes: Homens – ter idade mínima de 65 anos e comprovar contribuições de 20 anos. Mulheres – ter idade mínima de 61 anos e 6 meses e comprovar contribuição de 15 anos. 
É bom ficar atento as regras pois elas vão mudando a cada ano.

A Morte da fé

Morte da Fé. Ap 3:1 "E ao anjo da igreja que está em Sardo escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.

Queridos. Quando os pensadores anunciaram a morte de Deus, isto foi tido como um grito ímpio que só podia sair da boca de ateus, mas hoje quem fala da morte de Deus são os cristãos.

Uma revista de circulação nacional publicou uma matéria com um bispo dos USA que disse: "se Jesus subiu aos céus na velocidade da luz, ele ainda não havia passado dos limites da nossa galáxia". Ele fez essa declaração por não acreditar que Jesus subiu para os céus.

Perguntamos. O que leva um homem influente ter uma fé morta. Na Europa muitos templos estão fechando o que está ocorrendo?  Por que a fé está morrendo? Porque não está havendo Novo Nascimento.

Quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. Nascer de novo não é o mudar de religião, aceitar novos ritos ou confissões de fé. Mas é a regeneração que transforma o espiritual.

Assim como Nicodemos, que pensava numa regeneração institucional, pensa hoje a igreja crista moderna que foca mais na mudança de endereço da terra para o céu. Nascer de novo produz transformação real que leva a participar da natureza divina, adquirindo à imagem de Cristo. Nascer de novo é ter fé no Cristo ressuscitado; só morrem aqueles que não nasceram de novo.

Por que a fé está morrendo? Por que o Espírito Santo foi esquecido. Jesus utilizou-se dele relata Lc.4:1. "E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito para o deserto". Muitos esqueceram o Espírito Santo, com medo do pentecostalismo ritualístico, esquecendo também que não há vida sem Ele. Se somos a imagem de Cristo, estamos cheios do Espírito Santo e preparados para enfrentar o poder das trevas que tenta ofuscar a nossa fé.

Por que a fé está morrendo? Porque muitos não creem na Palavra de Deus. Por achar que a Bíblia é mito, lenda, parábola, reflexão e nunca a Palavra de Deus capaz sustentar a vida.

Queridos. Por não ter nascido de novo, ter esquecido o Espírito Santo e abandonado a Palavra de Deus muitos cristãos mataram fé, a igreja e Deus. Hoje as igrejas são túmulos frios, estáticos e sem vontade. São apenas instituições.


Repapi Tejipió em ação

Repapi Tejipió em ação : A Repapi Tejipió promoveu Encontro de Confraternização e Reflexão sobre Saúde e Bem-Estar dos Idosos, sob a coorden...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS