quinta-feira, 14 de abril de 2022

Apocalipse: As sete taças

TEMA: AS SETE TAÇAS. Texto: Ap.15:1 a 16:21

Olá, mais uma vez nós estamos aqui para realizar o nosso estudo no livro de apocalipse o nosso estudo hoje é o décimo, isto o penúltimo da série sobre o livro do apocalipse e a temática de hoje é as sete taças com base nos versículos em Apocalipse 15, 1 até 16,21.

Lembrando que estamos fazendo reflexões esclarecedoras para um melhor entendimento das simbologias literárias que o livro do Apocalipse apresenta.

Lembramos também que esse estudo está disponível no nosso canal no Youtube também na rádio maturidade.com e no site idosonews.com.

Queridos. Neste texto vamos elucidar alguns pontos.

A 3ª PRAGA - Era tão terrível que precisa ser justificada? (16:5-7) – “Então, ouvi o anjo das águas dizendo: Tu és justo, tu que és e que eras, o Santo, pois julgaste estas coisas; porquanto derramaram sangue de santos e de profetas, também sangue lhes tens dado a beber; são dignos disso. Ouvi do altar que se dizia: Certamente, ó Senhor Deus, Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos”.

Para os judeus comer ou beber sangue é um pecado cerimonial até os dias de hoje, há grupos religiosos que nem aceitam a transfusão de sangue. (Lv.3:17).

ANJO DAS ÁGUAS – Nesta época os judeus acreditavam que cada fenômeno terrestre estava sobre o controle de um anjo, isso relembra o anjo que balançava as águas no Poço de Siloé. Fora do Apocalipse não encontramos base para fazer doutrina nestes eventos.

OS TRÊS ESPÍRITOS - Depois da 6ª praga, vemos três espíritos saírem da boca do dragão, da besta e do falso profeta (3 aqui é comparativo falso, com a trindade). Rãs sempre foi símbolo do mal, lembre-se das pragas no Egito, os três espíritos têm o propósito de preparar a batalha do Armagedom.

O Armagedom é identificado na Bíblia como a batalha final de Deus contra a sociedade humana iníqua, em que numerosos exércitos de todas as nações da Terra vão se encontrar numa condição ou situação, em oposição a Deus e seu Reino por Jesus Cristo no "Monte Megido". Ressaltamos que Megido é uma planície, foi lá que Sisera foi derrotado por Débora e Baraque.

É bom lembrar do simbolismo do Apocalipse e não ficar procurando o lugar exato onde vai acontecer esta batalha. Devemos nos lembrar que a Igreja de Cristo, em sua maioria está fora daquela região.

No Cap.15, a primeira visão mostra no céu um sinal grande e admirável: sete anjos tendo os sete últimos flagelos, pois com eles se consuma a justiça de Deus. Em seguida João vê um mar de vidro, mesclado de fogo, e sobre ele os vencedores da besta tocavam com harpas divinas um cântico da vitória. (Ap 15:2).

TAÇAS - No Cap.16, fala sobre as taças e sobre quem é derramada a primeira taça? o anjo derramou sua taça pela terra, e, contaminou homens com a marca da besta com úlceras malignas. Úlcera é o nome genérico dado a quaisquer lesões superficiais em tecido cutâneo ou mucoso, popularmente denominadas feridas.

Onde é derramada a segunda taça e que efeito produziu?  No mar, e este se tornou em sangue e morreu todo ser vivente que havia no mar. Lembra uma das pragas no Egito e o sofrimento do povo.

A terceira taça é derramada sobre os rios e nas fontes das águas que se tornaram em sangue. Agora atinge a água potável.

A quarta taça afeta que parte do mundo? O quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com fogo. Com efeito, os homens se queimaram com o intenso calor, e blasfemaram o nome de Deus, que tem autoridade sobre estes flagelos, e nem se arrependeram para lhe darem glória.

A quinta taça foi derramada sobre o trono da besta, cujo reino se tornou em trevas, e os homens mordiam a língua por causa da dor que sentiam e das úlceras que sofriam, mas não se arrependeram de suas obras.

A sexta taça foi destinada para eliminar uma fronteira. Como assim? Derramou o sexto a sua taça sobre o grande rio Eufrates, cujas águas secaram, e abriu caminho para os reis que vêm do lado do nascimento do sol. Onde se ajuntaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom.

O sétimo anjo derramou sua taça pelo ar, e saiu grande voz do santuário, do lado do trono, dizendo: Feito está!

E a natureza se manifestou através relâmpagos, vozes, trovões, terremotos, como nunca visto na terra de tão forte e grande.

E a grande cidade se dividiu em três partes, e caíram as cidades das nações, e Deus dar a Babilônia o cálice do furor da sua ira.

Sumiram as ilhas e os montes; caiu chuva de pedras que pesavam cerca de um talento.

Assim termina o relado do derramamento das taças.

Queridos.

Obrigado pela sua audiência hoje e convido você para o encerramento deste estudo do livro de apocalipse que acontecerá amanhã encerrando assim essa série de estudos neste livro e espero que você que nos acompanhou durante esses dias tenham tirado algumas ligações a respeito é deste livro que muitas vezes é mal compreendido mal explicado e mal estudado que Deus pois te abençoe amém.


A importância de Votar

Olá. Hoje a coluna Reflexão e Vida, com o Rev. Pinho Borges, apresenta a reflexão sobre a importância do idoso não aposentar o Título de Ele...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS