sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

CONSELHO DO SÁBIO : SEJA CAUTELOSO


O sábio é cauteloso e desvia-se do mal, mas o insensato encoleriza-se e dá-se por seguro. Prov. 14,16.

Certa pessoa muito assediada por políticos recebeu um conselho sábio: “- Não dê atenção a essas propostas.” Com ironia a pessoa respondeu: “- Há muita sabedoria nos números”, respondeu gracejando. “- É possível”, disse o sábio, “mas, há muito mais sabedoria no Êxodo.”
O conselho do sábio hoje faz uma advertência: Seja cauteloso. Não crie dificuldades para sua vida. Evite ser tragado pela tentação de administrar sozinho a vida.
A Bíblia relata que o primeiro erro cometido por um humano foi achar que podia “administrar” a tentação. Eva perdeu a segurança ao não ter domínio próprio e se aproximou da árvore. E consequência deste ato todos nós conhecemos.
O apóstolo Paulo escrevendo aos Coríntios fixa um princípio de segurança espiritual. “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.”(I Co. 10,12). Sejam cautelosos. Pessoas cautelosas não correm riscos desnecessários. Não se aventura a beira de precipícios.
Os insensatos se sentem seguros e rejeitam conselho. A antiga Carta de ABC, dizia: “Quem não ouve conselhos rara vez acerta”.
As grandes derrotas da vida acontecem quando “confiamos no nosso veneno”, quando achamos que estamos seguros. Foi assim com Belsazar, na Babilônia. Ele pensava que seu império era invencível e fez de sua vida um carnaval. E foi numa noite de festa o exército medo-persa invadiu e destruiu Babilônia. Há muitas derrotas quando se abaixou a guarda.
Seja cauteloso e fuja do mal. Pare agora de brincar com o perigo. Não se sinta tão seguro como Belsazar porque isso pode ser fatal para sua vida.
Que hoje seja um dia maravilhoso para você, pois “o sábio é cauteloso e desvia-se do mal, mas o insensato encoleriza-se e dá-se por seguro”. Rev.Pinho Borges

Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS