quarta-feira, 22 de novembro de 2017

REFLEXÃO - DEUS PÕE LIMITES À OPRESSÃO



DEUS PÕE LIMITES À OPRESSÃO - Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça e os seus aposentos, sem direito! Que se vale do serviço do seu próximo, sem paga, e não lhe dá o salário. Jeremias 22:13

Conheço pessoas que trabalhou vários anos em uma empresa sem gozar férias e sem receber o adicional. E outros que foram demitidos sem nunca receberam a indenização pois as empresas faliram.
No Brasil muitas falências são fraudulentas, e causam enormes prejuízos aos empregados em nossos dias. Sem contar com a prática de não se pagar ao trabalhador um salário justo o que mostrar que o processo de escravidão ainda estar presente na história da humanidade mostrando que a exploração do homem pelo próprio homem ainda continua.
Um dos piores casos e o mais duradouro que se tem notícia na história da humanidade é a exploração do povo israelita, no Egito. Foram centenas de anos. A Bíblia revela que quando assumiu o trono um novo Faraó, “que não conhecera a José... os egípcios, com tirania, faziam servir os filhos de Israel e lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro, e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o serviço em que na tirania os serviam” (Êxodo 1:8, 13, 14).
No Egito, o povo de Israel, trabalhava debaixo do sol escaldante fazendo tijolos, abrindo canais de água para irrigar as plantações, cuidando do gado, sem ter onde se proteger do sol. Imagine a opressão pela qual o povo passava.
Mas, Deus estava escrevendo a história da humanidade e uma noite todos os lares egípcios choraram a morte de seus primogênitos.
Este evento libertou os israelitas da opressão egípcia; a morte dos primogênitos aconteceu conforme Deus havia falado a Moises.
Ao saírem da opressão egípcia os israelitas não saíram de mãos vazias (Êx 3:21).
Receberam até mais do que pediram aos seus vizinhos: joias de prata e ouro, vestimentas.
As doações foram como uma compensação parcial pelos anos de trabalho escravo.
A experiência do povo de Israel mostra-nos que Deus põe limites à opressão. “Ao mais poderoso governador, ao mais cruel opressor, diz Ele: ‘Até aqui virás, e não mais adiante’ Jó 38:11.

Não vai ser diferente com o Brasil.

Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS