quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ATENDIMENTO BANCÁRIO A IDOSO PODE SER INCLUÍDO ENTRE SERVIÇOS ESSENCIAIS EM GREVES

A pessoa idosa é a principal prejudicada com a greve dos bancários por essa razão a Câmara Federal analisa o Projeto de Lei 2530/11, que inclui os serviços bancários aos idosos entre os classificados como essenciais pela Lei 7.783/89, que trata do direito de greve. Nos serviços ou atividades essenciais, sindicatos, empregadores e trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis e inadiáveis. 

O projeto é importante, pois muitos idosos não conseguem realizar operações em caixas eletrônicos ou pela internet.

Regra atual - Atualmente são considerados atividades e serviços essenciais: tratamento e abastecimento de água, produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis; assistência médica e hospitalar; distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos; serviços funerários; transporte coletivo; captação e tratamento de esgoto e lixo; telecomunicações; guarda, uso e controle de substâncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares; processamento de dados ligados a serviços essenciais; controle de tráfego aéreo; e compensação bancária.

Tramitação - O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Autor: Agência Câmara.

PARTICIPAÇÃO ATIVA DA MELHOR IDADE

O aumento da expectativa de vida dos brasileiros trouxe mudanças também no mercado de trabalho. Com a aposentadoria longe de ser uma garantia de descanso, os idosos voltam ou permanecem por mais tempo na ativa.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 35% dos idosos brasileiros, ou 4,5 milhões e meio de pessoas cima dos 60 anos continuam trabalhando mesmo aposentadas como no caso do idoso, Valdomiro Francisco Mariano, jornaleiro, 84 anos de idade e 60 de profissão que levanta diariamente às 4h30 para ir trabalhar.
Outra constatação é que os empregadores estão mudando a mentalidade e abrindo mais espaço para as pessoas idosas. Inclusive a internet é uma ferramenta muito utilizada para divulgar as vagas para a terceira idade.
Fonte: R7

Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS