sexta-feira, 29 de setembro de 2017

BRASÍLIA/DF - PLENÁRIO CRIA PRÊMIO ZILDA ARNS VOLTADO À PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

Publicado por Câmara dos Deputados

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira a criação do Prêmio Zilda Arns pela Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa (PRC 231/17).

Relator da proposta, o deputado Evair Vieira de Mello (PV-ES) afirmou que o prêmio será concedido pela Câmara dos Deputados a cinco personalidades que se destacaram em ações em defesa da pessoa idosa. As indicações poderão ser feitas até o dia 31 de maio de cada ano.

“Zilda Arns é referência neste País em filantropia. Que esse prêmio possa inspirar tantos brasileiros a construir o bem para que possamos edificar o país”, disse o relator.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) também celebrou a memória de Zilda Arns. “A vida de Zilda Arns nos faz acreditar na humanidade”, disse. Odorico Monteiro (PSB-CE) destacou que a humanitária teve papel fundamental na expansão do Programa Saúde da Família.

O texto aprovado estabelece que a entrega dos prêmios será feita pela Câmara em sessão solene a ser realizada no mês de outubro, quando se comemora o Dia Internacional do Idoso.

Não poderão concorrer à honraria parlamentares no exercício do mandato e entidades; comissões do Congresso; e servidores públicos lotados no Congresso Nacional. 


MATO GROSSO - PROJETO DE LEI PREVÊ PARADA DE ÔNIBUS FORA DO PONTO PARA EMBARQUE E DESEMBARQUE DE IDOSOS


Publicado por Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.
Um Projeto de Lei (PL: 475/2017) de autoria do deputado estadual Jajah Neves (PSDB), determina que os veículos de transporte público coletivo de linhas regulares no estado de Mato Grosso, realizem embarques e desembarques de passageiros idosos (mulheres a partir dos sessenta anos e homens a partir dos sessenta e cinco anos) fora dos pontos fixados pelas empresas de transporte público.
O Projeto que foi apresentado no último dia (13) faz parte de um conjunto de proposituras que Jajah Neves vem levando à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que pontuam temáticas concernentes à acessibilidade e outras lutas para melhoria das condições dos idosos.
"Esse modelo de acessibilidade presente neste PL já é lei em diversas grandes cidades do Brasil, e é considerado como um dos elementos fundamentais na readaptação dos espaços urbanos às condições dos nossos idosos", disse Jajah.

O parlamentar salienta ainda que o Projeto se faz necessário para proporcionar aos idosos a possibilidade de descer em paradas mais próximas a seus destinos finais. "De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) em Mato Grosso no ano de 2015 quase 6% da população era de idosos e que em 2030 a estimativa é que haja um aumento e esse percentual deve chegar a 11%, por isso vejo a importância da concretização desse Projeto em Lei, cuidar dos idosos é uma das minhas frentes", concluiu Neves.

Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS