quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ENCONTRO DA TERCEIRA IDADE - CAXAMBU/MG

Caxambu / MGEm Tupi, a palavra Caxambu significa “bolha?” e com referencia a água, é a bolha que o liquido faz como “a ferver”. 
Caxambu é um município do Estado de Minas Gerais, no Brasil. De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010, sua população é de 21 719 habitantes.
Localizada na região do Sul de Minas, é uma das principais cidades do Circuito das Águas de Minas Gerais e conhecida como importante estância hidromineral e está a 384 Km de Belo Horizonte.
O Encontro acontecerá no Hotel Palace.

MOMENTO 08 - 09 de dezembro.  Na manhã deste domingo o Encontro com a Terceira Idade foi encerrado com a participação do grupo na escola dominical da Igreja Presbiteriana de Caxambu em Minas Gerais que é pastoreada pelo Rev. Carlos Alberto Dias.
Participaram do Encontro irmãos das Igrejas Presbiterianas: Primeira, Quinta, Oitava e Decima de Belo Horizonte, Itajubá, Tatiaia,  Água Branca, Das Américas(RJ), Caxambú, Conceição do Rio Verde, Varginha, Quarta de Juiz de Fora, Nova Lima, Paraiso, Vale do Jatobá, São Lourenço, Campinas(SP) e Vila Suiça, além de membros das Igrejas Batista(SP) e Vida Nova(SP)

A Oficina Diga não aos mitos e preconceitos encerrou o encontro e foi ministrada pelo Rev. Pinho Borges.

AGRADECIMENTOS - A Secretaria Geral da Terceira Idade agradece ao Rev. Afonso, secretário  da TI do Presbitério de Belo Horizonte, ao Rev Carlos da IPB de Caxambu e a todos que participaram deste evento.


MOMENTO 07 - 08 de dezembro.  Na noite deste sábado, as atividades começaram com uma palestra com o Rev. Afonso, sobre envelhecer sem ficar velho.
 Apos a paletra aconteu o momento de laser com sorteios e declamação de poesia entre de minos aods revs. Iivan e Pinho Borges e  a exibição do filhe: O Palhaço.


MOMENTO 06 - 08 de dezembro.  Na manhã deste sábado, o Rev. Pinho Borges se deslocou para a cidade de Itamonte para falar na devocional da reunião do Presbiterio Circuito das Águas.


MOMENTO 05 - 07 de dezembro.  A programação da noite, após uma breve devocional, o Rev. Ivan Ross falou sobre a sua experiencia junto a JMN/IPB.


Após a pelestra aconteceu uma seresta
  


MOMENTO 04 - 07 de dezembro. Na tarde desta sexta(07)  a programação do encontro levou os participantes para tomar um café colonial na Fazenda Cataguá no municipio de Baependi-MG. Uma viagem ao passado.

Momentos


MOMENTO 03 - 07 de dezembro. Na manhã da sexta feira, após o café teve início a programação do dia.
Começamos com uma devocional com o Rev. Afonso.
Após a devocional o Rev. Pinho Borges, ministrou a Oficina: Construindo a REPAPI.
Terminada a oficina o grupo foi liberado para conhecer a cidade em passeio de charete.

MOMENTO 02 -  06 de dezembro. Saímos de BH para Caxambú de ônibus junto com a caravana que saiu da Primeira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte por volta das 13 horas de ônibus e os 384 Km foram percorridos em aproximadamente 7 horas.
Ao chegar ao hotel Palace o grupo foi logo jantar seguida da acomodação nos apartamentos.
As 21h teve inicio uma breve devocional realizada pelo Rev. Adolfo e seguida o Rev. PInho Borges, Secretário Geral, ministrou a oficina: Idoso, sim. Velho, não. Os participantes receberam o kit do encontro.
 OUTROS MOMENTOS


MOMENTO 01 - 05 de dezembro. Nossa viagem até Caxambu começou nas 13h:30min do dia 05 de dezembro com destino ao Aeroporto dos Guararapes. Para chegar ao local do evento o percurso começa em Recife, conexão em Brasilia com destino a Confins e de lá para Belo Horizonte. Neste primeiro percurso 2.061 Quilômetros  separam o Recife de BH.
Chegamos a Belo Horizonte as 22h30min, fomos recebido pelo Rev. Afonso Celso, que o Secretário da Terceira Idade do Presbitério de Belo Horizonte e coordenador do evento em Caxambú. Dormimos em BH.


Jogos da Amizade devem reunir 600 idosos em Cuiabá


Imagem ilustrativa
CUIABÁ/MT - No período de 10 a 13 de dezembro, a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá irá promover a 1ª Olimpíada da Terceira Idade ‘Jogos da Amizade’, no Estádio Verdinho, em Cuiabá, a partir das 8h. A atividade irá envolver representantes dos quatro Centros de Convivência de Idosos instalados na capital.
“O calendário foi especialmente elaborado para finalizar o ano de 2012, considerando que a partir da segunda quinzena de dezembro, historicamente, percebemos que há uma redução no número de participantes nas atividades propostas nos Centros de Convivência em decorrência do período de festas de fim de ano e viagens”, explica a coordenadora da Proteção Social Básica da Assistência Social, Ariane Baena.
A gerente dos Centros de Convivência, Cirlei Fernandes, ressalta que as atividades proposta foram especificamente elaboradas para o atendimento do público. “As brincadeiras serão o grande forte do evento”, conta. A expectativa é de que o encontro reúna cerca de 600 pessoas. “Os participantes serão divididos em equipes e haverá a premiação ao término das Olimpíadas”.
Dentre as ‘modalidades’ ofertadas para o público estão bola ao cesto, voleibol de bolão, disputa de pênaltis, corrida de revezamento, corrida do ovo, arremesso de bambolê, omelete de sapatos.
Continuidade dos trabalhos - De acordo com a coordenadora de Proteção Social Básica, Ariane Baena, as atividades dos quatro Centros de Convivência de Idosos (Padre Firmo, Maria Ignês França Auad, Aidee Pereira do Nascimento e João Guerreiro) serão mantidas durante o mês de dezembro, somente com um pequeno período de recesso para as comemorações natalinas e chegada no ano novo.
Ela informa ainda que os Centros de Convivência de Idosos atuam diretamente no trabalho de prevenção ao isolamento, promoção de saúde. As unidades disponibilizam atividades como ginástica para a terceira idade, hidroterapia, aulas de alfabetização, oficinas de artesanatos, palestras com equipes da Secretaria Municipal de Saúde e universidades, além da promoção de passeios, e do fomento a cultura com os tradicionais bailes que são realizados semanalmente em cada uma das unidades.


Redaçăo 24 Horas News

Culto de Ação e Graças: Elizete

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), participou do Culto de Ação de Graças em c...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS