terça-feira, 12 de abril de 2022

Apocalipse: Os Sete Selos.

ESTUDO DO LIVRO DE APOCALIPSE – 09

Olá, mais uma vez nós estamos aqui para realizar o nosso estudo no livro de apocalipse o nosso estudo hoje é o de número 9 e vai tratar dos SETE SELOS.

Lembrando que estamos fazendo reflexões esclarecedoras para um melhor entendimento das simbologias literárias que o livro do Apocalipse apresenta.

Lembramos também que esse estudo está disponível no nosso canal no Youtube também na rádio maturidade.com e no site idosonews.com.

Neste comentário analisar o simbolismo dos sete selos.

O estudo de número 9 e vai tratar a respeito dos selos conforme está no TEXTO de Ap.6,1 a 8:1 - “Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo, como se fosse voz de trovão: Vem! E o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra. E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto”.

No texto completo encontramos revelações como:

- O estabelecimento de Reino de Deus.

- O ajuntamento dos Santos

- O julgamento dos ímpios.

- A luta dos ímpios contra os bons.

- A tribulação.   

 

Em Ap.7:4 lemos: “Então, ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel

Essa é uma revelação a respeito do número dos Salvos, mas este número de 144 mil é discutível e já tratamos desse assunto em um estudo anterior que fala da numerologia dos símbolos, mas há crentes que acreditam que só vão para os céus, essa quantidade. Puro engano.

Vamos relembrar o que representa o 144 mil. São 12 x 12. São as 12 tribos de Israel, e os 12 apóstolos. Já o número MIL significa uma quantidade ilimitada.

Lembre-se que para Deus mil dias são iguais a mil anos, e vice-versa.

Este número representa os cristãos de todas as raças e de todos os tempos, que foram selados pelo Espírito Santo.

Em seguida, no Ap.7:9, lemos: “Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos”.

Essa grande multidão tem as mesmas características dos 144 mil, só estão em local e em um tempo diferente. O primeiro grupo (144 mil) está na terra antes da tribulação e o segundo está nos céus depois da tribulação.

1º SELORepresenta o Cavalo Branco. “Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo, como se fosse voz de trovão: Vem! Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer”. (Ap 6:1,2)

O simbolismo do cavalo branco representa que haverá uma vitória momentânea do mal, mas logo será derrotado pelo bem.

2º SELORepresenta o Cavalo Vermelho. Quando abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizendo: Vem! E saiu outro cavalo, vermelho; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros; também lhe foi dada uma grande espada”.

O simbolismo do cavalo vermelho representa que haverá guerra; essa ‘grande espada’ representa que conflitos entre as nações e os povos.

3º SELORepresenta o cavalo preto. “Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: Vem! Então, vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão. E ouvi uma como que voz no meio dos quatro seres viventes dizendo: Uma medida de trigo por um denário; três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho”. (Ap 6:5,6).

O cavalo preto representa escassez em todas as áreas e isso provoca uma desigualdade sem limite, que provoca crises e litígios.

4º SELO – Representa o cavalo amarelo. “Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizendo: Vem! E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o Inferno o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra. (Ap 6:7,8). O cavalo amarelo representa morte e inferno.

5º SELO – Representa os mártires. “Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam.

Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram. (Ap 6:9-11).  

Este selo simboliza o clamor daqueles que por violência chegaram a presença de Deus e a Ele clama por justiça.

6º SELOCataclismos. “Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue,

as estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento forte, deixa cair os seus figos verdes,

e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar.

Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se? (Ap 6:12-17)

É o fim da história humana, os fiéis são salvos e os mártires estarão na glória, vitoriosos e louvando o Cordeiro.

7*Selo – Silêncio. Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu de meia hora. (Ap 8:1)

Foi um momento de medo, respeito e suspense, pois o Senhor está no Seu Santo Trono então cale-se todos diante dele. Amém.

Queridos. estamos terminando mais um estudo sobre o livro do apocalipse e nessa ocasião não trabalhamos as questões dos 7 selos, voltaremos amanhã para mais um estudo deste livro e conto com a sua participação a sua audiência através da rádio maturidade.com, site idosonews.com e o nosso canal no Youtube que Deus vos abençoe

Que Deus continue abençoando a todos.

Este estudo vai estar disponível nos nossos canais: idosonews.com, radio maturidade e no Youtube.


A Jornada da Esperança

Música, Letra e imagens produzidas pelo Núcleo de Produção da Repapi para o Portal Idosonews.com. 23 de março de 2024. https://youtu.be/kdKY...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS