quinta-feira, 21 de julho de 2011

Sgtti na 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO IDOSO NO CABO DE SANTO AGOSTINHO - PE

A convite da Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho, o Rev. Pinho Borges, Sgtti participou nesta quarta (20/07), da 3ª Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema “O compromisso de todos e todas por um envelhecimento digno no Brasil”. O evento aconteceu no Centro Cultural Mestre Dié, no distrito de Ponte dos Carvalhos, e contou com a parceria do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdepi). Na ocasião, foram definidas as propostas já vindas das pré-conferências e que seguirão para as edições estadual e nacional.
Para o Sgtti, o evento é uma grande da comunidade idosa de buscar garantir os direitos constitucionais reconhecidos pelo Estatuto do Idoso a fim de promover propostas e reformulações das políticas públicas para os idosos do município.
O Sgtti apresentou as oficinas: Pessoa Idosa: protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos e  Fortalecimento e integração dos conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos.
Finalizando a programação do dia, o Rev. Pinho Borges, orou a Deus agradecendo pela realização do evento e pela oportunidade do seguimento da pessoa idosa poder debater suas necessidades.

LONGEVIDADE: UM DOM DE DEUS

A Bíblia revela que o vigor e a beleza da idade avançada são dons de Deus, pois isso engana-se quem pensa que força e beleza estão na mocidade porque é na pessoa idosa que está a memória coletiva.
 A Bíblia revela que a melhor fonte da juventude é ser fiel a Deus caminhado para o futuro nos trilhos do passado. Quando se perguntavam a um jovem: “De onde vem tanta sabedoria?” A resposta: “Nossos pais nos contaram” (Sl 44,2).
A longevidade não compete com a mocidade, pois as duas se fundem como a locomotiva e os vagões de um trem; mudamos de vagão, mas vagões e locomotiva chegam juntos ao mesmo destino.
A história bíblica nos mostra muitos idosos como exemplo de vida.
Abraão, um idoso, entrou para a história como o Pai da fé judaica, cristã e muçulmana; Isaac, filho de Abraão, quando idoso e cego, pediu que lhe preparasse uma refeição antes de morrer, abençoou o filho mais velho Esaú dando continuidade à família; Moisés já era idoso quando Deus lhe confiou a missão de libertar o povo da escravidão do Egito e comandar o Êxodo.
Queridos. Nós idosos não queremos ser jovens, pois sabemos que a verdadeira juventude estar no eterno aprendizado; para nós que cremos na ressureição a longevidade é o constante aproximar-se do Criador.
Davi no Salmo 71,9 clama: “Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força” este é clamor de toda a humanidade.
No Salmo 92,13 -16 as palavras são proféticas: “Mesmo na velhice darão frutos, serão cheios de seiva e verdejantes, para anunciar quão reto é o Senhor: meu rochedo, nele não há injustiça”.
Lucas inicia o relato do Evangelho enfatizando um casal idoso como atores da sua própria história: Isabel e Zacarias. Deste casal nasceu João Batista, o maior dos profetas, segundo Cristo Jesus.
Paulo relata que do corpo centenário de Abraão, e da madre fechada de Sara, nasce Isaac (Rm 4,18-20).
O idoso Simeão colocou Jesus nos braços e exclama: “Agora, Senhor, deixas teu servo ir em paz, porque meus olhos viram a tua salvação”. Ana, aos 84 anos, diante de do menino Jesus agradece a Deus pela chegada do Libertador.
Nicodemos, idoso e membro do Sinédrio, perde o medo do policiamento religioso da sua época e se revela seguidor de Jesus.
Que belos exemplos de envelhecimento consciente de que a longevidade é uma benção de Deus, por isso não discrimine a pessoa idosa porque quem assim procede discrimina o seu próprio futuro.
Rev. Pinho Borges

Repapi Feliz Idade em Ação

Repapi Feliz Idade promove evento para idosos na Igreja Presbiteriana de Vila Industrial. No dia 22 de março de 2025, a Repapi Feliz Idade d...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS